Categories: Carnaval/RJ

Mocidade 2020: Com Elza Soares, verde e branca emociona, mas não convence para título

Poder da nega

Homenageando Elza Soares, a Mocidade foi a penúltima escola a desfilar na segunda-feira de carnaval. A agremiação fez um desfile digno de sua homenageada, com muito brilho e autenticidade a Verde e Branca de Padre Miguel empolgou a arquibancada e comprovou o que todos já sabiam: essa nega tem poder!

Fala, Rachel!

Rachel Valença é comentarista do SRzd

“A Mocidade tem um samba excelente e tirou partido disso. O desenvolvimento do enredo foi muito correto e emocionante e a visão da homenageada ao fim do desfile vale todo o Carnaval. Emoção pura.”

 

Comissão de frente

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

Com a fantasia “ora (direis) ouvir estrelas: ouço o som da favela, resistência em nosso chão”, a comissão de frente da Mocidade é apresentada desde a infância até a vida adulta. Com cinco tripés, sendo um deles um painel de LED.

O elenco era composto majoritariamente por mulheres negras e encenou diversos momentos marcantes da vida e carreira da cantora. O momento mais aplaudido e aclamado pelo público foi a aparição de Elza em holograma e algumas das dançarinas com chapéus que também continham hologramas que formavam símbolos que faziam referência à escola e à homenageada. Com certeza o quesito foi o maior destaque da escola.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

Diogo Jesus e Bruna Santos apresentaram um lindo bailado durante o desfile da Mocidade na última noite de carnaval na Sapucaí. Com influência de dança afro no refrão, o casal deu um show utilizando a fantasia “a inspiração da louva-a-Deus”.

A comentarista Eliane Souza disse que o casal foi habilidoso na execução da coreografia.

“Interagindo com o público durante todo o percurso da avenida, o casal realizou o bailado com pequena interferência da dança afro religiosa, no refrão final do samba.
Com movimentos vigorosos, harmonia no espaço e força na gestualidade, Diogo Jesus e Bruna Santos demonstraram habilidade na execução da coreografia. O mestre-sala realizou seus giros, mesuras, fugas e contra-fugas com efetiva segurança e a porta-bandeira com naturalidade, finalizava seus movimentos em sintonia com os de seu par, em excelente sincronia dos movimentos coordenados que efetivam a coreografia do casal.”

Alegorias e adereços

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

O conjunto de alegorias da Mocidade foi pertinente ao enredo e contou a história de Elza de forma clara e coesa. Muito ricas e de bom gosto, a plástica da escola foi satisfatória e cheia da verdade que todos sabem que pertence à homenageada. Não houve espaço para a não compreensão do público e as estruturas menores facilitaram o bom entendimento.

Wallace Safra comentou que o conjunto da escola foi bom e coerente.

“As alegorias foram nobres, ricas e plasticamente boas. A Agremiação se preocupou em riquezas de detalhes plásticas e enriqueceu o conjunto que foi crescente durante todo o desfile. Conjunto bom e plástica coerente.”

Fantasias

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

As fantasias do desfile de 2020 da Mocidade foram bastante luxuosas e volumosas. Todas as alas foram de extremo bom gosto e remetiam à temática proposta pelo enredo. Desde a comissão de frente até a última ala as fantasias estavam impecáveis.

Wallace Safra comentou que algumas finalizações das fantasias deixaram a desejar.

“Com fantasias luxuosas e com acabamentos primorosos a Escola passou com uma boa plástica, sensível e delicada ao enredo, transcrevendo bem a proposta da proposta do carnavalesco.
Contudo, devemos observar que em alguns setores a escola deixou a desejar em finalizações e costeiros, mas não comprometeu sua plástica geral. Bom conjunto de fantasias.”

 

Enredo

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

“Elza Deusa Soares” é o enredo proposto por Jack Vasconcelos para o carnaval de 2020 da Mocidade. A escola contou a vida pessoal e artística de uma das mulheres mais influentes país.

O primeiro setor contou a vida pessoal da cantora, desde a juventude até o início da carreira. Já o segundo setor falava sobre a fé de Elza. O terceiro apresentou as muitas faces da homenageada. O quarto mostrava Elza no mundo do samba. No quinto setor a escola mostrou as opressões e preconceitos que a cantora sofreu. E no sexto e último setor mostrou a resistência, arte e engajamento.

O enredo cumpriu o que foi proposto com sucesso.

Samba-enredo

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

Um dos melhores, se não o melhor samba do Carnaval, a composição da Mocidade funcionou perfeitamente na Avenida. Empolgou os componentes e as arquibancadas, que ovacionaram Elza Soares ao som de ‘Laroyê ê mojubá’. Com letra e melodia bem amarradas, a obra tem tudo para conquistar a nota máxima na apuração.

Bateria

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

A bateria de Mestre Dudu teve um saldo muito positivo no desfile da Mocidade. Mantendo sua qualidade e tradição de anos.

Cláudio Francioni comentou que o desfile da Não Existe Mais Quente foi muito bom e destacou o andamento.

“A bateria de Mestre Dudu fez um ótimo desfile, com destaque total pro andamento. Fiel às suas características de afinação e de levadas, a Não Existe Mais Quente passou com muita segurança na avenida, com precisão nas bossas e excelente energia entre os ritmistas.”

 

Harmonia

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

Embalada por um samba aclamado no pré-carnaval, a harmonia da Mocidade teve ótimo desempenho na Sapucaí. Boa parte das alas cantaram com força a excelente obra da escola. A passagem de Wander Pires com a bateria ‘Não Existe Mais Quente’ também colaborou para o sucesso do quesito.

Evolução

Desfile Mocidade Foto: Leandro Milton/SRzd

A agremiação não enfrentou problemas no quesito. Esteve coesa e alinhada e manteve um andamento de desfile confortável, fazendo com que a agremiação não tivesse problemas para cumprir o limite de tempo regulamentar.

 

Ficha técnica

Enredo: Elza Deusa Soares
Presidente: Wandyr Trindade (Seu Macumba)
Carnavalesco: Jack Vasconcelos
Intérprete: Wander Pires
Mestre de Bateria: Mestre Dudu
Rainha de Bateria: Givanna Angélica
Comissão de Frente: Jorge Teixeira e Saulo Finelon
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diogo Jesus e Bruna Santos

Nota da galera

Qual nota você dá para o desfile da Mocidade de 2020?
Created with PollMaker

A cobertura dos desfiles do Carnaval RJ do SRzd tem o apoio de: 



Amanda Rocha

Share
Published by
Amanda Rocha
Tags: Carnaval 2020Desfiles do Grupo Especial 2020 - RJdestaque-3destaque3-carnaval-rjMocidade Independente

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

4 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

5 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

14 horas ago