Categories: Carnaval/RJ

Beija-Flor 2020: Azul e branco dá a volta por cima e mira campeonato

Reencontro nas asas de um beija-flor

Depois de um dos piores carnavais da escola, que rendeu um décimo primeiro lugar histórico em 2019, parece que a Beija-Flor de Nilópolis reencontrou suas origens. A azul e branco fez um desfile correto, com comissão de frente impactante e fantasias bem finalizadas, e mostrou estar disposta a voltar às primeiras colocadas. No entanto, problemas com evolução fizeram a agremiação correr para terminar seu desfile em exatamente 70 minutos, o máximo permitido. Última a desfilar do Grupo Especial, a escola levou o enredo “Se Essa Rua Fosse Minha”, de Alexandre Louzada e Cid Carvalho, para a Avenida.

Fala, Rachel!

Rachel Valença é comentarista do SRzd

“A Beija-Flor, que no ano passado amargou um péssimo resultado, sob uma chuva de críticas, fez uma correção de curso e apresentou um carnaval muito correto. A coreografia da comissão de frente era um pouco longa e acabou acarretando certa correria para cumprir o tempo máximo”.

Fala, Luiz!

Luiz Fernando Reis é comentarista do SRzd

“E, no encerramento do Carnaval, tivemos a Beija-Flor. Foi uma escola tentando voltar aos seus estilos de carnavais passados. Tudo muito previsível, mas bonito. É com certeza uma das favoritas e, pela força política da escola, entre um errinho aqui e outro ali, acredito que vá ganhar na quarta-feira”.

 

 

 

Comissão de frente

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

Em 2019, a comissão de frente da Beija-Flor de Nilópolis recebeu a segunda pior nota no quesito entre as agremiações do Grupo Especial. O julgamento parece ter gerado um trauma necessário para a escola, que mostrou na Avenida em 2020 uma comissão impactante. O grupo, coreografado por Marcelo Misalidis, levou o “Dono da rua” para pedir passagem a Exu, o verdadeiro dono das ruas.

Muito teatralizada, a comissão começa com duas gangues rivais disputando o domínio das ruas. Com um tripé grande que lembra um ferro-velho, os componentes dançam e, em um momento, surgem duas motos criativas feitas com o corpo de um dos componentes apoiado em uma estrutura. O movimento, no entanto, não é a parte principal da apresentação.

Durante a performance, enquanto as duas gangues brigam, aparece Exu debaixo de um pano. O orixá surge junto de pombagiras, que saem de dentro de carros que se movem sozinho e se levantam para exibir a surpresa: os componentes debaixo deles. O movimento é muito bem recebido pelo público que ovaciona a performance. A comissão entrega a proposta de pedir passagem ao orixá para falar sobre as ruas e abre o desfile da escola nilopolitana.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso, são sempre um dos grandes destaques da Beija-Flor de Nilópolis. Completando 25 anos juntos, o casal mostrou mais uma vez a experiência de uma dança harmoniosa e com sincronia de sobra.

Vestidos de “O Sol – Iluminador de Caminhos”, a dupla passou pela Avenida com fantasia em tons de amarelo brilhante para representar o grande sol que derreteria as geleiras do abre-alas para formar os primeiros caminhos abertos, que posteriormente seriam as ruas. O casal pode esperar bons resultados na quarta, se é que ainda se surpreendem com notas 10 no quesito.

Para comentarista do SRzd Eliane Souza, o bailado do casal foi mais uma vez um show na Sapucaí:

“A cumplicidade do par e a relação de parceria estabelecida em mais de vinte e cinco anos de dança, aliados ao conhecimento da coreografia do casal fazem do momento de execução do bailado por Claudinho e Selminha Sorriso uma verdadeira festa, na qual, seus movimentos coordenados, realizados com espontaneidade e alegria se efetivem numa poética dançante. Amplos, em diversas orientações e direções, naturalmente praticados, os movimentos conduzem a uma imediata interação com o público. Os aplausos foram muitos durante o percurso. O impacto da realização do bailado se confunde com o carisma do par. A coreografia, atendendo ao refrão do samba enredo, foi acrescida de passo e gesto da dança afro religiosa, em movimentos potentes, todavia, harmoniosos a movimentação do bailado. Observando a performance do par, evidencia-se a grande habilidade da dupla, a forma faceira como a porta-bandeira exibe suas nuances e a agilidade do mestre-sala ao realizar suas fugas, contra-fugas e giros, sem perder a suavidade da ação. Tal sua estabilidade e mobilidade, que muitas vezes, parece que muito bem equilibrado, ele flutua”.

Alegorias e adereços

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

A agremiação nilopolitana levou para a Sapucaí um conjunto de seis carros alegóricos luxuosos, grandes e com uma leitura fácil para o público. As obras passaram bem pela Avenida e ajudaram a contar a história das ruas no desfile da azul e branco. No entanto, além do abre-alas cheio de requinte, as alegorias apresentaram diversos problemas de acabamento. Partes soltas ou mal finalizadas chamaram a atenção dos olhares mais atentos. Um destaque foi quando a última alegoria passou com diversos beija-flores motorizados que passaram pela Avenida voando e produziram um efeito impressionante e aplaudido na Sapucaí.

Para o comentarista do SRzd Wallace Safra, o conjunto alegórico foi coerente:

“Apesar de um abre alas imponente, a alegoria deixou a desejar em alguns acabamentos. A partir da segunda alegoria, a escola apresenta um belo padrão de alegorias e adereços, construindo um padrão harmônico, assertivo e singular. Conjunto de alegorias bom e coerente”.

Fantasias

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

Apesar de algumas falhas no conjunto de alegorias, as fantasias da Beija-Flor foram um destaque da agremiação. Luxuoso e com um belo acabamento, o conjunto de fantasias era claro em suas propostas e dialogava bem com cada setor da escola. Um destaque ficou para vigésima primeira ala, que vinha de “Procissão – Anjo Guardião”, com um figurino bem acabado com velas e elementos religiosos. As baianas também foram um destaque em fantasia, com um tom rosa para representar a “Rota da Seda”.

Para o comentarista do SRzd Wallace Safra, as fantasias da Beija-Flor de Nilópolis formaram conjunto rico na Sapucaí:

“Com um bom conjunto de fantasias o carnavalesco usou e abusou nas penas sintéticas, junto ao acetato e a uma base de arte plumárias extremamente inteligente, propondo soluções visuais diferenciadas na avenida. Luxo, riqueza de detalhes e materiais em acabamentos foram a marca do desfile da agremiação. Com uso de pedrarias o carnavalesco só enriqueceu o conjunto. Bom uso do acetato em costeiros e cabeças. Boa plástica e bom conjunto. Destaque para a fantasia do primeiro casal de mestre sala e porta bandeira”.

Enredo

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

O enredo da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2020 foi controverso. Desenvolvido por Alexandre Louzada e Cid Carvalho, “Se Essa Rua Fosse Minha” contou a história das ruas, desde o primeiro caminho aberto com o derretimento das geleiras até a rua mais importante para a escola: a Marquês de Sapucaí.

No entanto, muitos consideraram difícil de relacionar as alegorias ao enredo. De fato, sem a ajuda de um roteiro que explicasse a forma como cada carro acompanha a evolução das ruas, fica difícil de relacionar os carros entre si e ao enredo. Porém, a concepção do enredo foi criativa e pode ser considerado bem desenvolvido na Sapucaí.

Samba-enredo

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

Depois de um ano ruim no quesito, o samba-enredo de 2020 da Beija-Flor figurou entre as melhores obras da temporada. Cheio de expectativa, o samba funcionou bem na Avenida e contagiou o público que acompanhava os componentes com a letra na ponta da língua. Neguinho da Beija-Flor fez uma boa performance na Sapucaí. Destaque para o bom andamento do samba que foi um grande aliado para manter o ritmo no sexto desfile da segunda (24).

Bateria

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

Vestidos de “Ciganos – A Estrada é Minha”, os ritmistas da Soberana deram um show na Avenida, com performance sem grandes falhas e bom desempenho. Destaque para a rainha Raíssa Oliveira, que veio de “Lua Cigana”. Vale ressaltar a beleza de ver uma rainha há tanto tempo em seu posto e, por isso, sua sincronia com a comunidade. Algo que acontece cada vez menos no mundo das escolas de samba que preterem mulheres de sua comunidade por celebridades.

Para o comentarista do SRzs Bruno Moraes, o desempenho da Soberana foi preciso:

“A bateria da Beija-Flor, do mestre Rodney, apresentou um trabalho correto em todos os módulos de julgamento. Com convenções mais complexas do que o usual, porém com muita precisão. Destaque para o swing e sentimento de batucada da galera do ritmo”.

Harmonia

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

Como de costume, a Beija-Flor teve em seu chão um de pontos fortes do desfile. A escola teve canto alto em todas as alas, com destaque para o refrão principal e o trecho do ‘A fé me guia’. Desempenho ótimo também de Neguinho da Beija-Flor e da bateria de mestres Plínio e Rodney, que possibilitaram o samba seguir no mesmo andamento e não cair durante o desfile.

Evolução

Desfile Beija Flor 2020 Foto: Juliana Dias/SRzd

Excelência no quesito em carnavais passados, a Beija-Flor ainda não encontrou sua evolução ideal após a saída de Laíla. Em 2020, assim como em 2019, a azul e branca voltou a enfrentar problemas na área. Por conta do tamanho da escola e das apresentações da comissão de frente e casal, a escola acabou passando lenta no início do desfile e precisou correr no final. No entanto, a agremiação conseguiu acelerar o passo sem abrir buracos durante a apresentação, o que pode contar positivamente na apuração.

Ficha técnica

Enredo: “Se Essa Rua Fosse Minha”
Presidente: Ricardo Abraão David
Carnavalesco: Cid Carvalho e Alexandre Louzada
Intérprete: Neguinho da Beija-flor
Mestre de Bateria: Plínio e Rodney
Rainha de Bateria: Raíssa Oliveira
Comissão de Frente: Marcelo Misalidis
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho Souza e Selminha Sorriso

Nota da galera

Qual nota você dá para o desfile da Beija-Flor de 2020?
Created with Poll Maker

A cobertura dos desfiles do Carnaval RJ do SRzd tem o apoio de: 



Bernardo Laranja

Share
Published by
Bernardo Laranja
Tags: Beija-FlorCarnaval 2020Desfiles do Grupo Especial 2020 - RJdestaque-2destaque2-carnaval-rj

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

Estreia hoje: saiba tudo sobre o Jornal da Tupi, apresentado por Sidney Rezende

Rio. Estreia, nesta segunda-feira (29), a partir das 18h, o Jornal da Tupi. A atração terá apresentação do jornalista Sidney…

7 minutos ago
  • Política

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia que está com câncer

Mundo: Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anunciou nesta segunda-feira (29) que está com um tumor no esôfago. “Enquanto isso, enquanto…

15 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Confira o vídeo sobre o enredo que irá Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

2 horas ago