Categories: Carnaval/RJ

Misailidis não confirma renovação: ‘A diretoria tem que se pronunciar se o meu trabalho funciona para a estética deles’

O Carnaval 2020 chegou ao fim. Depois que atravessar a Passarela do Samba, as escolas fazem anunciam novos nomes ou permanência de outros. E para aquelas que não chegaram no topo do pódio, nascem as promessas de renovação, principalmente, mudar no quesito não alcançou a maior nota.

O pós-carnaval do Rio já tem como tradição a famosa ‘dança das cadeiras’, em 2020 a história se repete. Em menos de uma semana do desfile, alguns nomes já foram dispensados como Carlinhos de Jesus e Jorge Silveira. A partir disso, a incerteza da continuidade paira nos principais quesitos da folia.

Na Beija-Flor a situação é a mesma. A escola de Nilópolis chegou perto do seu 15° campeonato, porém, amargou o quarto lugar. O coreógrafo Marcelo Misailidis foi um dos responsáveis pelas boas colocações, mesmo assim, em entrevista ao SRzd, o artista fala do futuro incerto:

”Isso não cabe a mim. Isso cabe a diretoria se pronunciar, se o meu trabalho funciona para estética deles ou não. A minha estética é mais aberta. Enfim, eu adoro as pessoas dentro da Beija-Flor, sobretudo a direção, sou fã do Gabrielzinho, Anderson. A administração sempre me deu muito apoio, de amizade e tal, mas linguagens têm que dialogar. E isso tem que saber se interessa ou não. Não cabe a mim decidir.”

Ano passado, Misailidis foi uma das cabeças pensantes responsáveis pelo campeonato da Beija-Flor. Enredo, estética e coreografia foram assinados por ele. Este ano, o  com a volta Alexandre Louzada e Cid Carvalho, o artista retornou ao seu posto inicial na escola da Baixada Fluminense. E falou como foi continuar somente nas comissões de frente da Beija-Flor.

“A melhor coisa é você participar de um projeto que você tem autonomia, com liberdade total de trabalhar. Não dá pra fazer concessões. A  concessão pode descaracterizar a sua identidade, sem identidade você não é nada. Não tenho nenhuma questão crítica. Não pra pedir pra você colocar um jogador, por exemplo, se você tem um baita craque, tipo Messi, os grandes craques do mundo e pedir para o cara jogar de zagueiro. Enfim, jogar numa posição que ele não tem possibilidade de render. É muito importante que as pessoas tenham condições de render nas suas funções. O resultado aparece melhor. A minha comissão de frente tem a minha cara. Se eu tenho condições de trabalhar, o resultado aparece melhor. Se eu tenho espaço para poder trabalhar, para poder desenvolver, o negócio cresce de uma outra forma.

Sobre a diferença entre os resultados de 2019 e 2020, Misailidis foi objetivo:

“Qualquer artista tem que dar a resposta no maior palco do carnaval, a Sapucaí. Não adianta tentar entender as coisas que deram certo, as coisa que deram errado. Lamentavelmente, quando as coisas dão certo, a vitória é de todo mundo.  Quando dá errado, parece que o problema é só seu. Então, esse tipo de situação é o processo mais difícil do carnaval. Mas o enredo do ano passado que eu desenvolvi, fiz absolutamente tudo e ganhei. Não era um projeto meu, era um projeto da escola. Tiveram uma série de dificuldades, inclusive, do carnaval como um todo, dificuldades econômicas. A verdade é essa: alguns temas você tem o desenvolvimento mais aberto, contemporâneo. E eu acho que é isso. O artista tem que ter liberdade para criar movimento, senão, fica complicado.”

Beatriz Chaves Ribeiro

Share
Published by
Beatriz Chaves Ribeiro
Tags: Beija-FlorCarnaval 2020Desfiles das Campeãs 2020 - Rjdestaque-4destaque2-carnaval-rjTroca-troca e Renovações - Carnaval 2020

Recent Posts

  • Brasil
  • São Paulo

Foradido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

13 minutos ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

1 hora ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

3 horas ago
  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

15 horas ago