Categories: Carnaval/RJ

Ministério Público propõe interdição da Cidade do Samba

Faltando pouco mais de quinze dias para o Carnaval, o Ministério Público do Rio (MPRJ) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) para pedir a interdição da Cidade do Samba, espaço onde estão agrupados os barracões das escolas de samba do Grupo Especial.

O órgão sustenta que a ausência de um plano de prevenção expõe a risco os frequentadores e trabalhadores do local e defende a interdição até que se implemente o plano de prevenção e controle de incêndios, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o jornal “O Globo”, a ação, proposta a partir de um inquérito instaurado em 2011, ano em que um incêndio de grandes proporções atingiu quatro barracões no local, e que tem pedido de liminar em caráter de urgência, foi ajuizada por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, contra a Prefeitura do Rio, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a Riourbe e a Riotur.

Vigilância Sanitária em inspeção na Cidade do Samba. Foto: Divulgação

Além da interdição sob pena de multa mínima diária no valor de R$10 mil, o promotor Salvador Bemerguy pede o atendimento às exigências dos bombeiros, apresentação do plano de obras/trabalho para controle, prevenção e combate a incêndios no prazo máximo de 90 dias contados da sentença, e iniciar em até 180 dias, contados da aprovação do plano de obras/trabalho pelo Corpo de Bombeiros, todas as obras necessárias à segurança da Cidade do Samba.

Segundo o promotor, “as autoridades públicas responsáveis e a Liga Independente das Escolas de Samba mantém o aludido equipamento municipal sem a implementação de plano de prevenção de incêndio e pânico, o que resultou, inclusive, em nova interdição do local pelo Corpo de Bombeiros, por meio do Auto de Interdição lavrado em 04/12/2018” e que, ao longo dos últimos oito anos, o MPRJ tentou alcançar uma solução extrajudicial à problemática.

Procurada pela reportagem, a Riotur não se pronunciou e explicou apenas que a gestão do espaço é da Liesa. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que todas as melhorias e modificações realizadas recentemente já foram informadas diretamente ao promotor.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Carnaval 2019Corpo de Bombeirosdestaque-2destaque1-carnaval-rjInterdição da Cidade do SambaJorge CastanheiraLiesaMinistério Público do Rio de JaneiroRiotur

Recent Posts

  • Brasil

Alerta para golpes e fraudes em doações direcionadas ao Rio Grande do Sul

Em meio aos esforços para fornecer ajuda humanitária aos cidadãos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, golpistas estão…

4 minutos ago
  • Carnaval/SP

Tucuruvi convoca compositores para entrega da sinopse e explanação de enredo

Após lançar oficialmente o seu enredo para o Carnaval de 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi inicia, em busca do inédito…

37 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Leia a sinopse do enredo 2025 da Mocidade Independente

Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais…

12 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby usa jetski para resgatar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade.  O surfista e ex-BBB Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas estão ajudando no resgate de vítimas das enchentes do Rio…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Veja a configuração parcial da ordem de desfiles do Grupo Especial

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Com mudança nos desfiles, Mocidade terá papel histórico em 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

13 horas ago