Mestre Monarco será homenageado na quadra da Portela

Monarco. Foto: Reprodução/Facebook/Portela

Monarco. Foto: Reprodução/Facebook/Portela

A tradicional feijoada da Portela, que será realizada no próximo sábado (8), a partir das 16h, na quadra da escola, contará com um momento que promete forte emoção.

O Agrupamento Glória ao Samba, composto por cerca de 20 jovens músicos de diferentes regiões do estado de São Paulo, prestará uma homenagem ao Mestre Monarco, entoando apenas sambas compostos pelo artista, que morreu aos 88 anos após complicações de uma cirurgia no intestino.

O evento contará ainda com apresentações de Dudu Nobre, a Velha Guarda da escola e do grupo Tempero Carioca. A classificação é de 16 anos e a entrada custa R$ 20.

Além de prestar homenagem a Monarco, o agrupamento Glória ao Samba irá apresentar o seu novo e aguardado projeto. Depois de mais de 10 anos de pesquisa, a mais recente garimpagem foi o disco mais raro da discografia do Samba: o LP Escola de Samba Portela 1959, gravado naquele ano, porém nunca lançado.

O grupo se consolidou no meio do samba justamente por se dedicar a recuperar melodias que, de outra forma, ficariam vivas apenas na memória de seus velhos autores.

Componente da Velha Guarda da Portela, Mestre Monarco mantinha amizade com os componentes do Glória ao Samba desde 2010, quando tiveram o primeiro contato e até sua morte muitos frutos foram colhidos desta parceria, como a participação em um evento realizado no Teatro Rival em 2019, que homenageou os primórdios da escola, além de quatro composições com integrantes do grupo.

“O Glória ao samba vai se associar a Portela para perpetuar a história do Monarco e vai fazer uma roda de samba com as músicas dele e a participação da família”, adiantou o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães.

Carnaval 2022

Em seu próximo desfile, a Portela levará para a Avenida o enredo “Igi Osè Baobá”, desenvolvido por Renato Lage e Márcia Lage, que retrata a simbologia e a história dos baobás. A agremiação será a segunda escola a desfilar na segunda-feira, 28 de fevereiro.

+ Ouça o samba

Comentários

 




    gl