Categories: Carnaval/RJ

Império Serrano 2020: Em desfile sobre mulheres, verde e branca deixa baianas sem saia e desrespeita sua história

O Menino de 47 não tem mãe

Com o enredo “Lugar de mulher é onde ela quiser”, o Império Serrano deixa suas matriarcas de bermudas e seus ritmistas de chinelo.

Fala, Luiz!

Luiz Fernando Reis é comentarista do SRzd

“Foi triste. O samba funcionou, as alas estavam completas, vieram bem. Mas para uma escola com tantos campeonatos como o Império Serrano, não podia se permitir a isso. Foi triste, foi melancólico. E a gente sentia a tristeza em cada componente do Império. A ausência da saia das baianas mexeu com a decência e ancestralidade”

 

 

 

 

 

 

 

 

Comissão de frente

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Único momento de alívio durante toda tensão que pairou o desfile do Império Serrano, a comissão de frente fez com que a escola fosse aplaudida logo nos primeiros módulos. A apresentação trazia mulheres negras que referenciavam a própria cultura imperiana negra e jongueira do Morro da Serrinha, com passos que caracterizavam a dança que consagrou uma das matriarcas que foi homenageada: Tia Maria do Jongo.

Para o  comentarista do SRzd Marcio Moura, a comissão de frente foi emocionante:

“Última escola da noite trouxe uma incrível comissão. Bailarinas lindas, muito bem ensaiadas pelo estreante Paulo Pinna. Prova de que simplicidade é parceira direta do talento! Uma emocionante homenagem às mulheres!”

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

O casal mostrou entrosamento e força. Veronica Lima e Matheus Machado estavam muito seguros.  O bailado comoveu o público que notou a familiaridade do traje, pois diante da crise financeira da escola, a roupa da dupla era a mesma de antigos carnavais.

Para a comentarista do SRzd Eliane Souza, o bailado foi ancestral.

“O que observamos na performance do primeiro casal, Matheus Machado e Veronica Lima, foi o encontro belíssimo da juventude herdeira do bailado ancestral com a espetacular experiência de uma sambista renomada! Encantador observar a elegância e o garbo em movimentos obrigatórios, gestual e passos bem elaborados. A passagem do casal foi um presente para os olhos.

É importante ressaltar também, o segundo casal do Império Serrano, Yuri e Maura Luiza, com um bailado harmonioso, no qual se destacou a integração do par pela sintonia e sincronismo dos movimentos coordenados e pela alegria de dançar, merece este destaque.”

Alegorias e adereços

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

Um dos principais dramas do desfile imperiano era encontrado nas suas alegorias. A escola da Serrinha reviveu o seu conjunto alegórico do Carnaval 2019, que foi responsável pelo retorno da agremiação para a Série A. Foi notória a tentativa do carnavalesco em inserir no contexto atual da escola. Infelizmente, sem sucesso.

Para o comentarista o  Wallace Safra, o conjunto alegórico do Império Serrano foi singelo e assertivo:

“As alegorias também ficaram comprometidas em seu processo de acabamento e finalização, mas com plásticas homogêneas e que obedeceram um trabalho singelo e assertivo.”

Fantasias

Baianas do Império Serrano em 2020. Foto: SRzd

As fantasias foram o pior quesito do desfile do Império Serrano. A crise financeira e a péssima gestão da escola foram refletidas diretamente na vaidade do componente da verde e branco. “Serrinha Custa Mais Vem” é um dos versos cantados pela Velha Guarda da escola. Porém, diferentemente da música, a fantasia custou e não apareceu. E, a partir daí, o drama foi instaurado em  diversos setores da passagem pela Avenida, pois um garoto travesso, o menino de 47, deixou a ‘Mãe Baiana, mãe’ de bermudas.

Para o comentarista do SRzd Wallace Safra, as fantasias deixaram a desejar:

“O conjunto de fantasias deixou a desejar, apresentando muitas falhas de acabamento, muitos figurinos incompletos, alguns inacabados, além de uma plástica singular.”

Enredo

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

O enredo tinha como finalidade exaltar o empoderamento das mulheres, usando como base Tia Maria do Jongo, ela era uma das únicas fundadoras vivas da escola. De fato, o desfile não chegou aos pés da representatividade e do significado cultural que envolvia a quase centenária matriarca que morreu no ano passado.

 Toda a narrativa do desfile foi prejudicada com a escassez das fantasias. Algumas não ficaram muito claras, outras simplesmente não foram visitas.

Samba-enredo

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

O samba do Império não é nenhuma maravilha. Pelo contrário, está bem aquém do que a escola costuma produzir musicalmente. Também se esperava mais por se tratar de uma homenagem às mulheres. Apesar disso, a obra não compromete e foi o menor dos problemas na Avenida.

A composição foi bem levada pelo intérprete Silas Leléu e conseguiu injetar um pouco de ânimo nos mais guerreiros componentes, que superaram as adversidades e desfilaram por amor à verde e branca da Serrinha.

Bateria

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A bateria é o pulsar do desfile de uma escola de samba (aliás, essa é a frase que está presente no pavilhão imperiano), quando esse movimento não é feito de forma saudável, tudo é prejudicado. Apesar da metáfora, em um desfile a história não é diferente. Conhecida pelos seus agogôs, a Sinfônica do Samba foi uma das feridas com a ausência das suas fantasias. Com alguns dos seus ritmistas de chinelo e chapéu, a bateria fez um bom trabalho diante das circunstâncias.

Para o comentarista do SRzd Bruno Moraes, a bateria foi segura:

“A tradicionalíssima bateria Sinfônica do Samba entrou na Avenida com a autoestima baixa, pois muitos ritmistas estavam sem chapéu e só receberam a fantasia horas antes, o que impactou na performance. Mestre Gilmar fez boa apresentação aos julgadores, seguro e com muita postura.”

Harmonia

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A tradicionalíssima bateria Sinfônica do Samba entrou na avenida com a autoestima baixa, pois muitos ritmistas estavam sem chapéu e só receberam a fantasia horas antes, o que impactou na performance. Mestre Gilmar fez boa apresentação aos julgadores, seguro e com muita postura.

Evolução

Desfile Império Serrado 2020. Foto: Leandro Milton/SRzd

A escola não teve graves problemas no quesito e não deve ter muito o que se preocupar na apuração. O desfile foi encerrado dentro do tempo e não apresentou oscilações de andamento, nem clarões na Avenida. As alas permaneceram coesas e não embolaram durante a evolução. Os componentes, contudo, poderiam ter aproveitado o bom samba-enredo para mostrar mais em empolgação e garra.

Nota da galera

Qual nota você dá para o desfile do Império Serrano de 2020?
Created with poll maker

A cobertura dos desfiles do Carnaval RJ do SRzd tem o apoio de: 



Beatriz Chaves Ribeiro

Share
Published by
Beatriz Chaves Ribeiro
Tags: Carnaval 2020Desfiles da Série A 2020 - RJdestaque-2destaque1-carnaval-rjImpério Serrano

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Sonha desfilar na comissão de frente? Coreógrafa da Vila Maria faz convite

Quem sonha atuar em uma comissão de frente tem uma excelente oportunidade. Se preparando para estrear na Unidos de Vila…

2 horas ago
  • Brasil

Surfistas e pilotos de Jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos

Surfistas e pilotos de Jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos. Momento que viralizou nas redes sociais aconteceu…

2 horas ago
  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Quem você quer que vá para a Mansão?

Decisão. Chegou a hora de definir as últimas 14 vagas para a Mansão de A Grande Conquista 2, reality show…

3 horas ago
  • Brasil

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: ‘Eu sempre vou vencer vocês’

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: Fica o aviso aos bolsonaristas que tentaram…

4 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estética in Rio: beleza, estética profissional e IA na programação

Estética. O Estética in Rio, o evento mais aguardado pelos profissionais da beleza e estética, e que há 17 anos…

4 horas ago