Categories: Carnaval/RJ

Girl power! Beija-Flor aposta em diretora mulher no comando da Harmonia

Em Nilópolis, município da Baixada Fluminense em que a Beija-Flor cultiva suas raízes há sete décadas, 53% da população é composta por mulheres. O dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reflete cada vez mais no quadro da escola de samba, que este ano aposta no poder feminino para reforçar a condução dos seus quesitos de Harmonia e Evolução. Desde maio do ano passado, a dirigente Simone Sant’anna assumiu, junto com Valber Frutuoso, a responsabilidade de ajudar a conduzir o canto e o cortejo da azul e branco. Juntos, eles comandam cerca de 80 pessoas — 60% delas mulheres — que ajudam a replicar orientações entre os desfilantes e, entre outras tarefas, a manter a organização entre as alas e a fluência da apresentação.

“Ser uma mulher na Harmonia é saber escutar e, ao mesmo tempo, fazer todos entenderem como deve funcionar o trabalho em equipe. Sempre com muito respeito. Carregamos a responsabilidade por dois quesitos e todos precisam saber que é muito trabalho. Muitas vezes vejo diretores achando que já sabem tudo, mas acredito que a cada desfile e ensaio aprendemos algo. No fim, somos como uma grande família e amigos”, explicou Simone, que figura nos quadros da escola desde 1994 e agora possui o cargo de Diretora Geral de Harmonia, posição rara para uma mulher no Grupo Especial hoje.

Para garantir que a comunidade nilopolitana siga ostentando o título de “rolo compressor” da Passarela do Samba, Simone, junto com Frutuoso, diz que não hesita em exigir respeitosamente e com firmeza o comprometimento dos componentes.

“Cobro muito a nossa comunidade: na presença, canto, evolução, alinhamento. Mas tudo com muito carinho e respeito por cada um deles. Graças a Deus temos uma comunidade aguerrida, que abraça tudo o que pedimos”, comemorou Simone.

Colega destaca respeito da comunidade por diretora

Frutuoso, que já figurava na Direção Geral de Harmonia antes de Simone, exalta a chegada da colega. Para o diretor, a comunidade e a equipe da Beija-Flor possuem um grande respeito pela “história que ela (Simone) conquistou dentro da escola”. A tendência, na visão dele, é que as mulheres cada vez mais dominem o mundo em cargos de comando, como já começou a acontecer na agremiação.

“A mulher tem determinadas percepções que fogem do olhar masculino. Sempre trabalhei em equipes com muitas mulheres, no samba ou em minha atuação profissional fora dele. É importante para as atividades que elas participem e contribuam ativamente. O Carnaval, em seu aspecto tradicional, ainda tem mais homens em posições de comando, mas isso está mudando. Na própria Beija-Flor, hoje temos mais mulheres na Harmonia”, ressaltou o dirigente.

Independentemente do gênero dos ocupantes, os cargos de comando de um desfile estão, conforme explica Frutuoso, sempre permeados pela pressão. No caso da Harmonia, por exemplo, o trabalho é crucial para que a escola cante forte e cruze o Sambódromo sem falhas, garantindo oito notas máximas em dois quesitos. Quando se fala da Beija-Flor este ano, a responsabilidade é ainda maior já que a direção da azul e branco está determinada a conseguir um resultado mais favorável que o do ano anterior.

“Sempre vai existir a pressão. Ela é natural do próprio Carnaval e é um peso que vai existir sempre. Se você tem um carnaval fantástico como da Beija-Flor este ano, o peso de sustentar isso com o canto é enorme — justifica Valber, que completa: — Fizemos um trabalho de resgate de autoestima com a comunidade e aproveitamos o resultado do ano passado para mostrar qual é o lugar em que realmente queremos estar, com todo respeito as outras escolas”, disse o diretor.

A Beija-Flor encerra os desfiles do Grupo Especial do Rio na Segunda-Feira de Carnaval com o enredo “Se essa rua fosse minha”, dos carnavalescos Alexandre Louzada e Cid Carvalho.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade…

14 minutos ago
  • Carnaval/SP

Confira o vídeo sobre o enredo que irá Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

17 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

39 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

A Grande Conquista: Fábio Gontijo revela atitude contra ex-Polegar após faca e expulsão

Fábio Gontijo revelou qual atitude tomará contra Ricardo Costa quando sair do reality "A Grande Conquista 2", da RecordTV. O ex-Polegar…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • São Paulo
  • Televisão

Escola reage após acusação de racismo contra filha de Samara Felippo

A escola Vera Cruz, que fica na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas que…

2 horas ago