Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Gabriel Castro: Novos Voos e Novos Caminhos

 

O ano de 2018 foi um divisor de águas na carreira de Gabriel Castro. A emoção de se tornar pai, com o nascimento da sua primeira filha, Heleninha, levou o passista de ofício a buscar rumos diferenciados e novos horizontes para seu trabalho. Mudou o visual, vieram os novos trabalhos, deu-se uma nova visão artística.

Helena nasceu…Gabriel se recriou!

Gabriel e a filha Heleninha, de 1 ano: a paternidade ajudando o artista em sua reedição / Foto: Quelli Moraes

Já em 2017, nos preparativos para o primeiro Brasil Samba Congress, o maior evento-show envolvendo passistas de escolas de samba já realizado no país, a experiência ao ser convidado como um dos diretores de equipe apontou a necessidade de uma reinvenção. Que só ocorreria, de fato, ao encerrar o carnaval de 2018. 

Após permanecer por 10 anos como passista e por seis anos à frente da coordenação de passistas do Império Serrano, sua escola de coração, Gabriel entregou o cargo ao fim do último carnaval. Alegando buscar novos desafios e uma estrutura de trabalho mais pertinente com suas reais possibilidades de trabalho, avançou sobre outros projetos. Manteve-se na direção de passistas do outro Império, o da Tijuca; prestou consultoria artística à ascendente Unidos de Bangu para sugerir o staff da direção de passistas, dos carros e das alas; aceitou o convite para coreografar a comissão de frente da Imperadores Rubro-Negros na Intendente Magalhães; assumiu a direção de passistas da Unidos de Vila Isabel.

Vestido no azul elegante dos malandros do Boulevard: “Gabriel de Vila Isabel!” / Foto: Leandro Andrade

Foi um 2018 longo e extenuante rumo a este 2019. Mas produtivo e dentro dos novos planos de Gabriel para sua caminhada.

“2018 foi um período de mudanças intensas, fiz do carnaval e da arte minha vida e meu ofício de fato. Hoje me vejo em uma postura ainda mais profissional do que era antes. Trabalhei o dobro e em silêncio. A surpresa e o amadurecimento virão na avenida” – prometeu.

Se a técnica lhe pareceu tão relevante, para Gabriel as parcerias são também fundamentais. Em todo tempo ele destaca o apoio de pessoas-chave para sua realização como sambista e como profissional do carnaval.

“Graças a Deus tenho pessoas especiais a meu lado. Na Vila, eu e Dandara temos muita sintonia e coisas em comum: mesma idade, uma família de sambistas, estamos no samba desde a infância. Há que se destacar, ainda, o auxílio luxuoso de Kátia Suzuki e da equipe de harmonia da escola. No Império da Tijuca, a vinda de Laíza Bastos atendendo meu convite pra compor comigo a direção foi primordial para o bom resultado. Uma parceira constante, com experiência internacional no carnaval e fora dele, sempre muito dedicada à ala.” – afirmou, dividindo “os louros da fama” com as companheiras de ofício. 

As parceiras de trabalho Dandara e Laiza: carinho e afinidade / Acervo pessoal

Mas nem só de convites para novos trabalhos seguiu a vida de Gabriel rumo ao carnaval 2019. A passagem pelo Brasil Samba Congress, que o levou inclusive à edição internacional do evento na Austrália, também o inspirou a produzir um curso destinado ao público estrangeiro que queria aprender o samba carioca para deslanchar no nosso carnaval. Assim nasceu o Workshop Eu Sambo AssimInternational:

“A ideia era simples: reunir o público que mais consome samba, hoje, no mundo – os estrangeiros – oferecendo professores em níveis altíssimos de excelência em trabalho e didática. Optei por professores menos marcados no mercado internacional. Escolhi os professores e convidados do projeto a dedo, produzi e idealizei todos os detalhes, da parte artística à produção, e foi um sucesso, aliás maior do que o esperado. O retorno foi positivo e, após o carnaval, já estudaremos a próxima edição em 2020, e iniciaremos as conversas para levar o projeto para fora do Rio em edições especiais.” – revelou, já adiantando seus planos.

Na edição 2019 do Brasil Samba Congress: atuante como professor e jurado / Foto: Divulgação BSC

Mas é de passistas em desfile, e de ala de passistas, que Gabriel gosta de falar. Para isso, ele adianta o que poderá “entregar” com suas duas alas na Sapucaí: 

“Na Vila, um terço da ala é novo contingente, alguns nunca desfilaram, a ideia era mudar algumas peças respeitando a primordial tradicionalidade de samba no pé dos passistas da escola. Unir o novo ao tradicional, interação e troca de conhecimento entre geração. O resultado é notório: pessoas bonitas cercadas de passistas experientes que passam seu conhecimento aos mais novos. Treinamos muito as apresentações de quadra e para o desfile oficial. Aumentamos a fluidez e a homogeneidade nos ensaios de rua. Os passistas aprenderam a escutar e sentir o samba nos momentos em que a melodia pede respiro, movimentação e explosão. No Império da Tijuca, demos continuidade ao trabalho, que ficou mais maduro e consistente. Trabalhamos aspectos como postura e também figurinos com o intuito de reforçar nossa imagem externa. O samba no pé, graças a Deus nunca faltou na Formiga. Fizemos quatro meses de projeto Eu Sambo Assim na quadra com jovens e adultos da comunidade e região, o que muito nos ajudou na fluidez da dança dos passistas mais novos.” – anunciou, animado com o resultado dos trabalhos.

Identidade visual e estilo na nova fase / Foto: Leandro Andrade

A poucos dias do “maior espetáculo da Terra”, um novo Gabriel será visto na avenida. Ainda não será dessa vez que a pequena Heleninha entenderá a guinada que pode ter promovido na vida de seu pai. Uma coisa, porém, parece certa: jogando nas 11, Gabriel Castro não desiste de vestir a camisa 10.

Coisa de quem é craque nesse negócio chamado “samba”.

   

Hélio Rainho

Recent Posts

  • Televisão

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna. Apresentadora ficou entre os assuntos mais comentados…

21 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Monique Rizzeto terá reinado duplo no Carnaval de 2025

Rio. O Carnaval de 2025 promete ser muito especial para Monique Rizzeto. Após ser anunciada como Rainha de Bateria da…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria

Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria Rio. Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (30),…

1 hora ago
  • Famosos

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS. Estado vive drama após as…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 define novo coreógrafo para sua comissão de frente

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a Camisa 12 anunicou quem irá comandar sua…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo

O jornalista José Luiz Datena foi submetido a uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…

4 horas ago