Categories: Carnaval/RJ

Festa do CD: grandes apresentações, show de intérpretes e sacode de Salgueiro, Portela e Viradouro

Como de costume, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) comemorou o Dia Nacional do Samba (2) com a festa de lançamento do CD do Grupo Especial. Também como de costume, a festa foi fechada para convidados, sortudos que puderam presenciar grandes apresentações. Os destaques ficaram para o alto nível dos sambas e excelentes exibições dos intérpretes. No geral, Salgueiro, Portela e Viradouro se sobressaíram, mas ninguém ficou tão abaixo.

+ Assista à integra do evento

+ Galeria de fotos

O evento aconteceu na quadra do Salgueiro, já que a Cidade do Samba está interditada para eventos. A produção manteve o padrão dos últimos anos: tudo muito chique, bem arrumado, com direito a telão de LED que mostrava a capa do CD, a logo da Liesa e de cada escola durante sua apresentação.

As 13 agremiações subiram no palco na ordem contrária a do álbum, começando pela Estácio de Sá, 13ª faixa do disco, e terminando na Mangueira, responsável por abrir o CD. Cada escola levou intérprete, rainha de bateria ou musa, casal, compositores e diretores de Carnaval e Harmonia. A campeã, que fez show de encerramento, se apresentou também com baianas, passistas, destaques e comissão de frente, além da sua bateria, que tocou durante toda a festa, sendo comandada pelo mestre de cada escola que se apresentava no momento.

Estácio de Sá

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Com a missão de abrir o show, a vermelha e branca de São Carlos cantou seu samba que não é nenhuma obra-prima, mas também não compromete. Com a ótima atuação de Serginho do Porto, cada dia mais identificado com a agremiação, a obra tende a crescer até o desfile oficial. Destaque para a belíssima roupa da porta-bandeira Alcione, muito bem com seu mestre-sala.

Ponto alto: Serginho do Porto

São Clemente

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Segunda a subir ao palco, a preto e amarelo contou com a empolgação dos compositores campeões, como o ator Marcelo Adnet, efusivo durante toda a apresentação. Giovanna e Fabrício provaram mais uma vez que formam um casal com potencial de ser um dos melhores da atualidade. A combinação do carro de som – Bruno Ribas, Leozinho Nunes e Grazzi Brasil – ainda pode evoluir durante os ensaios, assim com a obra clementiana, que altera entre bons momentos e outros onde cai de rendimento.

Ponto alto: Giovanna e Fabricio

Beija-Flor

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Acostumada a ser uma das últimas a se apresentar, a Beija-Flor subiu ao palco da Academia do Samba sem Neguinho da Beija-Flor, que não chegou a tempo do show da azul e branca. Coube a Bakaninha, Nego Lindo e Igor Pita defenderem a grandiosa obra da escola, que teve ótima passagem na festa. O samba cresce consideravelmente na segunda parte e no refrão, e promete cair como uma luva pra comunidade no desfile. Rainha de bateria, Raissa de Oliveira nem parece que deu à luz há três meses. A majestade sambou como quem troca de roupa. Selminha e Claudinho dispensam apresentações e só a presença do casal já vale o espetáculo.

Ponto alto: Samba-enredo

União da Ilha

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

O samba que muita gente estranhou quando foi escolhido vem tomando corpo a cada apresentação. Com a ajuda do sempre incorporado Ito Melodia, a obra insulana teve grande passagem na quadra do Salgueiro. Destaque para o casal Phelipe e Dandara, muito bem vestidos e com bela coreografia. O desfalque ficou por conta da rainha de bateria Gracyanne Barbosa. Sempre presente nos eventos, a majestade não compareceu à festa do CD.

Ponto alto: Ito Melodia

Grande Rio

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Dona de uma dos melhores, se não o melhor samba do álbum, a Grande Rio fez uma das maiores apresentações da festa. Thiago Monteiro, diretor de Carnaval, comandou do palco com entusiasmo a passagem da escola. Destaques para a bela interpretação de Evandro Malandro e para a exibição do casal Taciana e Daniel, vestidos com um lindíssimo figurino, no clima do enredo sobre Joãozinho da Gomeia.

Ponto alto: Samba-enredo

Paraíso do Tuiuti

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Logo de cara, Celsinho Mody, intérprete da agremiação, agradeceu, em nome do presidente Renato Thor, ao presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e aos sócios beneméritos da liga Anísio Abraão David e Capitão Guimarães. Reeditando a parceria de 2018, Celsinho teve Nino do Milênio ao seu lado dividindo o microfone principal. O que deu certo há dois anos vem dando certo novamente. Sintonia, entusiasmo e ótima interpretação da dupla. Recém empossada rainha de bateria, Lívia Andrade esbanjou carisma e mostrou porque conquistou a comunidade de São Cristóvão.

Ponto alto: Celsinho Mody e Nino do Milênio

Unidos da Tijuca

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Fruto de encomenda, o samba da Unidos da Tijuca passou no teste e combinou com a voz de Wantuir, que por si só já é a cara da azul e amarela. A boa exibição da escola contou com duas presenças bastante animadas no palco do Salgueiro: o compositor Dudu Nobre e a rainha de bateria Lexa. A nova majestade vem provando que a agremiação não precisará mais se preocupar com quem está à frente da Pura Cadência.

Ponto alto: Wantuir

Mocidade Independente

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Wander Pires é um acontecimento, não só pela voz. O intérprete investe no visual como quem vai a uma apresentação nas maiores premiações de música. Todo de preto brilhoso e com um topete sem um fio fora do lugar, o cantor já vale o próprio show. Pra ajudar, a verde e branca ainda tem um dos melhores sambas do ano, em homenagem à cantora Elza Soares. Sandra de Sá, um das compositoras que assina a obra, também era só alegria no palco do Salgueiro. Quem perdeu foi a rainha de bateria Giovanna Angélica, que não compareceu.

Ponto alto: Wander Pires

Salgueiro

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Jogando em casa, ficou fácil para a vermelha e branca dar um sacode na sua própria quadra. Motivo teve de sobra. A começar pelo samba-enredo, que pode não ser uma maravilha, mas rende que é uma beleza. Emerson Dias e Quinho deram mais certo do que todos esperavam quando foram anunciados no final do ano passado. No palco, a dupla se vestiu de palhaço mímico, com direito a cara pintada, suspensório e camisa listrada, e divertiram o público. O casal Sidclei e Marcella também entraram no clima circense e se apresentaram vestidos de mágico e bailarina. Toda de vermelho, Viviane Araújo fez seu papel de encantar o respeitável público.

Ponto alto: Emerson Dias e Quinho

Portela

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Pra quem já foi chamada de toada, a obra portelense deu um banho de samba-enredo na festa de lançamento do CD. A composição ganhou uma nova roupagem na voz marcante de Gilsinho e tem tantos pontos fortes que é difícil achar um momento em que a obra caia. A passagem animou o público, que também pôde assistir a uma linda apresentação de Lucinha Nobre e Marlon Lamar, e um espetáculo de samba no pé de Bianca Monteiro.

Ponto alto: Samba-enredo

Vila Isabel

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Pra quem tinha dúvidas se a composição da Vila Isabel aguentava o pique, por ser grande em letra, Tinga respondeu muito bem na festa da Liesa. O intérprete, preferido em disputas de samba, levanta até defunto. Não seria diferente com a obra azul e branca – que é ótima e está longe de estar morta. A exibição da agremiação foi vibrante, assim como sua nova rainha de bateria, Aline Riscado. A beldade que sofreu rejeição de início teve presença de palco, ousou no figurino e está empenhada em evoluir no samba no pé.

Ponto alto: Tinga

Viradouro

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Acostumada a produzir grandes espetáculos em sua quadra, a Viradouro foi pronta para realizar grande apresentação no palco da coirmã e cumpriu com objetivo. Destaque para os figurinos, bonitos e dentro do enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã. Na parte musical, excelente desempenho de Zé Paulo, que já se tornou a cara e a voz da agremiação. O famoso refrão do ‘ensaboa’ fez o que todo mundo já sabe que ele vai fazer: conquistar o povo. É difícil não cantar essa parte e no Salgueiro não foi diferente.

Ponto alto: Figurinos

Mangueira

Festa de lançamento do CD do Grupo Especial 2020. Foto: Henrique Matos

Pode ser clichê, mas de fato a Mangueira encerrou a festa com chave de ouro. Última a se apresentar, a verde e rosa provou que seu samba, tão criticado pelas mudanças após a disputa, rende melhor da forma atual, e tem tudo para passar muito bem na Avenida. Rainha de bateria, Evelyn Bastos surpreendeu no figurino e mostrou seu já tão exaltado samba no pé. Após a obra de 2020, a agremiação ainda cantou os sambas campeões de 2019 e 2016 e fez seu show particular com todos os segmentos.

Ponto alto: Samba-enredo

Redação SRzd

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

13 minutos ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

13 minutos ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

8 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

19 horas ago