Escolas topam Carnaval tradicional em julho e Liesa avança na preparação da festa

Desfile da Viradouro de 2020; escola foi a campeã do Carnaval. Foto: Riotur

Desfile da Viradouro de 2020; escola foi a campeã do Carnaval. Foto: Riotur

Em plenária da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), nesta segunda-feira (16), as agremiações do Grupo Especial toparam a realização dos desfiles em julho de 2021. As apresentações se darão no modo tradicional: com enredos e sambas inéditos, sem necessidade de reedição, e com julgamento para título e rebaixamento.

“Nós estamos trabalhando para vermos as condições básicas de conseguir realizar o evento em julho. Continuaremos em reunião permanente, sabendo da vontade das escolas de fazerem o espetáculo em julho, dependendo, claro, da vacina. Se tivermos vacina e imunização em julho, as escolas estarão prontas”, afirmou o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, ao final da reunião.

Os desfiles do Grupo Especial carioca aconteceriam nos dias 10 e 11 de julho, sábado e domingo, respectivamente. Há um projeto de lei, do deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), que propõe a mudança do feriado do Carnaval no Brasil para os dias 8, 9, 10 e 11 do sétimo mês de 2021.

Jorge Castaneira é o atual presidente da Liesa. Foto: Henrique Matos

“Agora vamos caminhar com os outros passos: buscar a escolha de samba e, obviamente no tempo certo, fazer o sorteio”, completou Jorge Castanheira.

Vale lembrar que o governador em exercício, Cláudio Castro, prometeu R$ 1,5 milhão para cada agremiação, via Lei de ICMS, para a realização dos desfiles em julho. Segundo Castanheira, o próximo passo será conversar com a TV Globo, para saber do interesse dela em transmitir as apresentações do meio do ano.

“Vamos ver se essa data (8 a 11 de julho) é viável do ponto de vista nacional. Da nossa parte, as escolas estão de acordo. Seria um Carnaval no mesmo formato, sem alterações regulamentares. As agremiações entendem que podem fazer um Carnaval competitivo da mesma forma como fariam em fevereiro. Se elas se propuseram a isso, é porque elas tem condições de fazer esse em julho e o de 2022 em fevereiro”, esclareceu o presidente da Liesa.

Desfile da Grande Rio de 2020. Foto: Riotur










Comentários

 




    gl