Éramos seis: Com Viradouro, Especial do Rio já conhece sete enredos 2025

Desfile da Viradouro 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

Desfile da Viradouro 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

Éramos seis: Com Viradouro, Grupo Especial do Rio já conhece sete enredos 2025:

Rio. A Unidos do Viradouro anunciou na noite de segunda-feira (8) seu enredo para o Carnaval de 2025 na Marquês de Sapucaí; Malunguinho: O mensageiro de três mundos, com desenvolvimento do carnavalesco Tarcisio Zanon. Com isso, agora já são sete os temas conhecidos pelo público para o espetáculo do próximo ano (assista ao vídeo com a divulgação):

+ leia o texto explicativo do enredo:

“Sobô Nirê Mafá! Assim é saudado ‘Reis Malunguinho’. E é com a companhia poderosa dessa entidade afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro, que a Viradouro dá início à caminhada rumo ao Carnaval 2025.

Pernambuco, primeira metade do século 19. O quilombo do Catucá era foco de resistência e viu seu último líder, João Batista, o Malunguinho, ser duramente perseguido por seus atos libertários. Ao fugir das emboscadas, ocultou-se na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas. Assim, tornou-se Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada. Malunguinho é o dono da chave mágica para abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção. O que ronda a mata para vencer inimigo, trazendo a ciência dos pajés, os caminhos da cura.

Salve a Jurema Sagrada!
Salve a coroa de Reis Malunguinho!
Salve a coroa da Viradouro!
Sobô Nirê Mafá”.

Desfile da Viradouro 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Viradouro 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

+ conheça os outros seis enredos do Grupo Especial divulgados antes:

Quem tem medo de Xica Manincongo? Esse é o título do enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2025. A agremiação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, vai levar para a Marquês de Sapucaí a história daquela que é considerada a primeira travesti do Brasil. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.

“O título do enredo é uma provocação. A quem interessa apagar a história de Xica Manicongo? Ela foi transgressora em sua trajetória, foi fichada pela Santa Inquisição e virou símbolo de luta das pessoas trans”, contou o Jack. A festa de lançamento do enredo acontece hoje na Cidade do Samba. A sinopse será divulgada no dia 13 de maio.

PORTELA: O anúncio foi feito ontem. O título do enredo é Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol, inspirado em trecho do clássico da MPB, Bailes da Vida.

Milton postou em seu Instagram a alegria de ser tema da maior campeã da folia carioca, que será desenvolvido pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

Desfile da Portela 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Portela 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

UNIDOS DA TIJUCA: A escola do Borel foi a quarta a divulgar seu enredo para o Carnaval 2025 na Marquês de Sapucaí. O anúncio foi feito no dia 21 de março em vídeo publicado nas redes sociais da agremiação (assista ao vídeo):

Apos a frustrante classificação neste ano, a Tijuca anunciou Edson Pereira, que fala no vídeo acima, para o lugar de Alexandre Louzada, que foi para a Unidos de Padre Miguel, onde Pereira foi campeão do Acesso este ano. No Especial, Edson assinou o desfile do Salgueiro.

Em nota, a Tijuca informou: “A escola do pavão e das cores azul e amarela, que também representam o Orixá, contará na Sapucaí as histórias sobre o menino respeitado pelos mais velhos, conforme a sabedoria oral dos candomblés. Desejo antigo dos torcedores, o enredo sobre o guerreiro das matas e dos rios será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, com pesquisa de Mateus Pranto e Rodrigo Hilário. Em breve serão divulgados título, sinopse e logo do enredo”.

Desfile da Unidos da Tijuca 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias
Desfile da Unidos da Tijuca 2024. Foto: SRzd/Juliana Dias

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE: “A escola da Zona da Leopoldina do Rio contará a história que narra a ida de Oxalá ao reino de Oyó com a intenção de visitar Xangô. A saga do Orixá, os percalços do trajeto e seu desenrolar são o conteúdo de um tradicional Itã, uma espécie de relato da mitologia iorubá”, informou o comunicado da agremiação divulgado em 19 de março.

“Mergulhado nesse rico universo ancestral marcado pela oralidade, a Imperatriz dá partida ao Carnaval que virá”, disse o carnavalesco Leandro Vieira. “O título oficial do enredo, a logo e a sinopse serão divulgados em breve”, finalizou o texto encaminhado à imprensa. A escola de Ramos vive grande momento após um campeonato em 2022 e o vice neste ano.

Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Imperatriz Leopoldinense 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

GRANDE RIO: A escola de Caxias largou na frente e teve seu tema anunciado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), antes mesmo do desfile deste ano.

O governador anunciou por redes sociais que a Grande Rio cantaria a cultura paraense na Avenida: “O Pará vai ser homenageado pela Grande Rio no Carnaval do ano que vem. O anúncio vai ser feito logo mais na Sapucaí. É valorização da nossa cultura e das nossas raízes, fomentando o turismo, gerando emprego e renda para a nossa população”, postou Barbalho em vídeo gravado na Praia de Copacabana, na ocasião.

Desfile da Grande Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Grande Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

Beija-Flor: A escola de Nilópolis divulgou seu tema para o próximo ano em vídeo publicado nas redes sociais no dia 28 de fevereiro e vai celebrar um de seus maiores nomes ao longo de sua vitoriosa caminhada, Laíla (assista AQUI ao vídeo com o anúncio). Após ficar de fora dos desfile das campeãs este ano, algo raro na sua brilhante jornada nos concursos de escolas de samba do Rio, Soberana aposta nas suas raízes para voltar ao topo.

Desfile da Beija-Flor 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton
Desfile da Beija-Flor 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

+ Carnaval 2024:

A Unidos do Viradouro foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro este ano. Agora, tricampeã! Antes, havia faturado a taça em 1997 e 2020.

Arroboboi, Dangbé, assinado por Tarcísio Zanon; este foi o enredo campeão em 2024. O samba é de autoria de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinicius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE

+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE

+ ENTREVISTAS NO DESFILE

+ VEJA COMO FOI O DESFILE E AS ANÁLISES DOS COMENTARISTAS DO SRzd

+ Veja a classificação final:

CAMPEÃ: Unidos do Viradouro 270 pontos

VICE: Imperatriz Leopoldinense 269,3 pontos

3º: Grande Rio 269,2 pontos

4º: Acadêmicos do Salgueiro  269

5º: Portela 268,9

6º: Vila Isabel 268,8

7º: Mangueira 268,8

8º: Beija-Flor de Nilópolis 268,5

9º: Paraíso do Tuiuti 268,3

10º: Mocidade Independente de Padre Miguel 267,2

11º: Unidos da Tijuca 265,7

12º: (rebaixada para o Acesso 2025) Unidos do Porto da Pedra 264,9

Comentários

 




    gl