Viradouro fecha lindamente o Carnaval carioca e entra na briga pelo tri

Desfile das escolas de samba do Rio 2024. Foto: SRzd/Leandro Milton

Viradouro fecha lindamente o Carnaval carioca e entra na briga pelo tri:

Rio 2024: Seguiu, na noite desta segunda-feira (12), o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí com as apresentações do Grupo Especial carioca.

Seis agremiações no cardápio da folia: Mocidade Independente de Padre MiguelPortela, Unidos de Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro.

Defendendo o segundo lugar no podium do Carnaval, a escola de Niterói fechou a segunda noite de espetáculo. Com autoridade de quem tem um dos maiores investimentos do segmento e é a atual vice da divisão de elite, chegou com um visual impactante já no clarear da terça-feira no Rio. Agora, pode sonhar com um tri tão aguardado por sua comunidade.

Veja o que disseram os comentaristas do SRzd sobre o desfile da vermelha e branca:

+ como foi o desfile?

Wallace Safra: “Com um elenco de bailarinos potente, entrosado e harmonioso, a comissão de frente trouxe para a Avenida a personificação do destino de um povo ao rito de proteção das guerreiras de Dangbé. Com um desenho coreográfico em dois atos, os coreógrafos trouxeram originalidade, encanto e um trabalho de identidade, marca deles. No primeiro ato, os bailarinos fazem um trabalho de chão em meio a uma cobra, que impressionou a todos, tudo com muita precisão e sincronismo. No segundo ato, fazendo total aproveitamento do elemento cenográfico, os bailarinos cultuam o ritual e surpreendem com um trabalho de troca e agilidade na construção e dinâmica coreográfica. Um resultado impecável e de muito bom gosto”.

Eliane Souza: “Julinho Nascimento e Rute Alves, ratificando o feito no ensaio técnico, bailaram com grande habilidade, demonstrando o exercício pleno dos movimentos característicos da performance, de forma atualizada. Observa-se nas ações do mestre-sala o protagonismo na cena e a potência na execução das mesmas que, sempre direcionadas ao pavilhão e à dama lhe conferem: um dançarino exímio do bailado. Zelosa e extremamente preparada, física e espiritualmente, Rute Alves dança, dominando o espaço cênico, todavia, alarga o mesmo para que seu cavalheiro possa concretizar sua performance protetora. Assim, pudemos apreciar este magnífico desfile. Muito bom”.

Célia Souto: “Viradouro faz um desfile encantador, reunindo melodia, ritmo e dança com precisão, empolgação, leveza e harmonia. Andamento do chão estruturado e equilibrado entre as alas destacam um ótimo resultado na harmonia e evolução. Parabéns, Viradouro”.

Jaime Cezário: “O encerramento do Carnaval 2024 foi através da Unidos do Viradouro, com o enredo: ‘Arroboboi, Dangbé’. Espero encontrar palavras para traduzir o luxo, o requinte e a exuberância apresentados neste desfile. A escola de Niterói definitivamente foi a que mais investiu, fora isso, possui a melhor equipe de arte capitaneada pelo seu carnavalesco. O que vimos neste encerramento foi o amor e a dedicação de seus presidentes de honra, eles não mediram esforços para oferecer o melhor à sua comunidade. Foi lindo, maravilhoso, grandioso e perfeito. Você que não assistiu pode achar até um exagero minhas palavras, mas sem o menor constrangimento digo que ainda é pouco. O enredo foi perfeito, seguindo seu roteiro, suas fantasias e alegorias que chegaram ao patamar de joias criadas para nos encantar. Viradouro já tinha mudado o patamar dos ensaios técnicos, agora esbanja qualidade e requinte no seu desfile, encerrando o Carnaval do Grupo Especial. Ela quer o título a todo custo, para isso trouxe a serpente do Arco-íris Dangbé. Na quarta-feira deveremos ver uma disputa acirradíssima entre uma Serpente Encantada contra Oxalá e Olurum no Templo da Criação, tudo isso sendo observado de perto por uma Cigana Esmeralda. Joguem suas cartas, búzios, runas e tudo mais que for de adivinhação, pois a sorte foi lançada. Que vença a melhor!”.

Cláudio Francioni: “Mestre Ciça teve seu melhor ano após o retorno à escola de Niterói. Trouxe um andamento um pouco mais confortável do que de costume e um excelente equilíbrio de timbres. Diferente dos últimos anos, a evolução da escola conseguiu dar tempo para as três apresentações aos julgadores. As bossas foram executadas com perfeição e tiveram ótima sinergia com o público, principalmente a convenção calcada nos atabaques. Excelente ala de tamborins comandada por Marquinhos, ex-Tuiuti”.

Wallace Safra: “Com uma ala renovada, jovem e desenvolta, a Viradouro vem construindo junto ao seu coordenador um trabalho crescente, bonito e consistente. Com um samba no pé de características bem fortes, os passistas vêm se mostrando cada dia mais enérgicos e felizes, fruto de um dinamismo e de um projeto muito bem desenvolvido. Parabéns a Viradouro, aos passistas e à coordenação. Belíssimo trabalho!”.

+ VÍDEO: MELHORES MOMENTOS DO DESFILE

+ GALERIA DE FOTOS DO DESFILE

+ ENTREVISTAS NO DESFILE

+ Carnaval 2024:

Arroboboi, Dangbé, assinado por Tarcísio Zaon. Este é o enredo da escola que ficou com o 2º lugar do Grupo Especial no Carnaval de 2023.

O samba é de autoria de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinicius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

+ ordem oficial de desfiles do Grupo Especial 2024:

Domingo, 11 de fevereiro:

1º – Unidos do Porto da Pedra (Campeão do Acesso 2023)
2º – Beija-Flor de Nilópolis
3º – Acadêmicos do Salgueiro
4º – Acadêmicos do Grande Rio
5º – Unidos da Tijuca
6º – Imperatriz Leopoldinense (Campeã do Grupo Especial 2023)

Segunda-feira, 12 de fevereiro:

1º – Mocidade Independente de Padre Miguel (11ª colocada do Grupo Especial 2023)
2º – Portela
3º – Unidos de Vila Isabel
4º – Estação Primeira de Mangueira
5º – Paraíso do Tuiuti
6º – Unidos do Viradouro

Comentários

 




    gl