Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Crítica de Luiz Antonio Simas expõe os erros mais eloquentes na condução do Carnaval

1 – Não haverá mobilização popular efetiva em defesa das escolas de samba; dentre outras coisas porque as agremiações perderam suas características comunitárias mais fortes. Elas não representam mais as suas comunidades de origem.

2 – Não haverá mobilização popular de setores de fora das agremiações para que as escolas de samba desfilem. As agremiações apostaram em um sambódromo elitizado, priorizando turistas e uma parcela da população que não moverá uma palha para que os desfiles ocorram.

3 – Os donos da Liesa falam em importância cultural das escolas de samba da boca pra fora e não querem mudar o Carnaval. O horizonte limitado dessa turma é só garantir que o dinheiro entre e arregar para a televisão. Se o prefeito tivesse mantido a subvenção, eles ainda estariam cantando “pega no ganzê”, fazendo o dez com cara de palhaços, pensando em suas lavanderias de grana e gritando aleluia!

4 – O esvaziamento do Carnaval não é fato isolado. Crivella avançou o pião e moveu as torres para impor a agenda da IURD ao Rio de Janeiro. A lei que engessa os eventos de rua e a desidratação de órgãos em defesa das minorias indicam isso.

5 – Há alguns anos, o prefeito exorcizava pessoas na África. Dezenas de vídeos na rede mostram pastores da designação do prefeito “expulsando os demônios orixás ” dos corpos de fiéis. A Liesa achou que esse exorcista era amigo do samba. O máximo que eles podem admitir é o samba como negócio, não como cultura afro-carioca.

6 – Feitas essas breves considerações – para que não tenhamos ilusões quanto as bravatas infantis da Liesa de que as escolas não irão desfilar -, a hora é de pensar e agir.

7 – A cultura de rua do Rio de Janeiro sobreviveu a um estado republicano racista e policialesco ao longo da Primeira República. Entre conflitos, negociações e festas na fresta, a cidade inventou a vida na precariedade criativa de suas esquinas. Essa tarefa de sobrevivência criativa está de novo colocada.

8 – Já que a Liesa não tem a menor credibilidade, a hora é da união entre o que restou do nosso exército. Sambistas, pastoras, trabalhadores do samba , dirigentes comprometidos, jornalistas que cobrem desfiles, acadêmicos que estudam o Carnaval… Ou vai ou racha. Simbora fazer barulho.

9 – O mundo do samba gosta de brigar entre si. Aviso logo que briga entre nós, neste processo, é o abraço dos afogados. A briga, na rua, mas redes e na justiça, é contra a agenda do prefeito. Devemos saber escolher os nossos inimigos. Pensem nisso.

10 – A maioria da sociedade ignora há anos os ataques a filhas de santo, depredaçoes e incêndios de terreiros promovidos por fiéis de algumas (não são todas, que fique claro, sei de muito evangélico que não compactua com isso) denominações neopentecostais, incitados por seus líderes. O ovo da serpente foi chocado, com a conivência muda, inclusive, de segmentos progressistas.

11 – Sobrou pras escolas de samba. Tá sobrando pro funk, vai sobrar pro Carnaval de rua. Tá sobrando pra quem aposta na diversidade e defende a expressão soberana das minorias. Os funcionários públicos estaduais estão morrendo, ferrados. É hora de saber que o problema de um é o problema de todo mundo.

12 – Não sei por que diabos ainda me dirijo aos donos da Liesa, mas vamos lá. Essa nota de cancelamento não passa de jogo de cena para botar o prefeito em xeque com a indústria do turismo. Ok, pode funcionar a partir da lógica do grande “negócio” do Carnaval. Mas tomem vergonha, reconheçam a burrada que fizeram, escutem as críticas e sugestões para os desfiles de 2018. Saiam de seus gabinetes, onde os senhores são adolados por puxa-sacos, e escutem o povo do samba .

13 – As escolas de samba estão entre duas opções: a reinvenção como instituições comunitárias e associativas ou a morte como cadáveres ou empresas turísticas.

14 – O Rio de Janeiro subverteu a chibata que bateu nos corpos em baqueta de bater no couro do tambor. Vai ter que fazer isso novamente.

Texto de Luiz Antonio Simas

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Carnavaldestaquedestaque2-carnaval-rjLiesaRedução da subvenção - Carnaval 2018

Recent Posts

  • Televisão

Baixaria sem limite! Liziane protagoniza novo barraco em A Grande Conquista; assista

Baixaria sem limite! Liziane protagoniza novo barraco em A Grande Conquista. Discussão com Andréia deixou constrangido até os mais fãs…

27 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Britney Spears falida?

Bastidores. Os problemas da cantora Britney Spears, de 42 anos, continuam, entre eles, a perda de uma nova batalha judicial contra…

32 minutos ago
  • Carnaval/RJ

VÍDEO: Parada do Império no Centro Espírita Caminheiros da Verdade saudando Ogum

VÍDEO: Parada do Império no Centro Espírita Caminheiros da Verdade saudando Ogum. Padroeiro da escola foi celebrado pela verde e…

54 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Veja a logo do enredo 2025 da Mocidade Independente

Veja a logo do enredo 2025 da Mocidade Independente: Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Renato e Márcia Lage falam sobre o enredo 2025 da Mocidade

Renato e Márcia Lage falam sobre o enredo 2025 da Mocidade Rio. A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta…

1 hora ago
  • Rio de Janeiro

Estreia hoje: saiba tudo sobre o Jornal da Tupi, apresentado por Sidney Rezende

Rio. Estreia, nesta segunda-feira (29), a partir das 18h, o Jornal da Tupi. A atração terá apresentação do jornalista Sidney…

2 horas ago