Comitê Científico do Estado orienta adiamento dos desfiles na Sapucaí

Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Cezar Loureiro - Riotur

Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Cezar Loureiro – Riotur

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (7), o Comitê Científico do estado do Rio de Janeiro avaliou que, devido à explosão de casos da variante Ômicron da Covid-19, não há condições de liberar eventos abertos ou fechados que gerem aglomerações.

Apesar de decisão da Prefeitura do Rio manter o Carnaval das escolas de samba, como os desfiles na Marquês de Sapucaí e em clubes, o Comitê desaconselhou a realização de qualquer comemoração em todas as cidades cariocas.

A proposta, que será enviada ao governador Cláudio Castro (PL), foi elaborada em virtude do avanço do número de casos da doença.

Segundo o professor de epidemiologia da UFRJ e integrante do conselho, Roberto Medronho, a decisão visa poupar vidas:

“Nós estamos vivendo um aumento de Covid-19 como nunca antes. A curva está se elevando de forma acelerada. Durante as próximas semanas, incluindo as semanas de fevereiro, estes números estarão bem altos e não há a recomendação de fazer o Carnaval mesmo na Marques de Sapucaí e em clubes fechados”, explicou Medronho.

+ adiar para o meio do ano:

“O Comitê não tem gerência sobre a gestão do Carnaval. Sugerimos o adiamento para o meio do ano. Isso também se não houver variante, novo pico. A gente acha que qualquer aglomeração deva ser evitada. Na verdade, a gente está propondo um debate na sociedade: Que custos nós queremos pagar em manter o Carnaval? É claro que a suspensão traz prejuízos econômicos, para nossa saúde mental, para a cultura, obviamente. Mas se nós tivermos o Carnaval nesses locais, mesmo com os cuidados que estão sendo elencados, é muito provável aumentar o número de óbitos após esse evento”, analisou Roberto.

Mais cedo, o governador informou que quer suspender o Carnaval de rua em todo estado. A prefeitura da capital já anunciou que não fará esse tipo de festa também, assim como outras cidades importantes, entre elas, Niterói e Maricá.

Porém, nesta semana, o prefeito Eduardo Paes (PSD), confirmou a realização dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e na Estrada Intendente de Magalhães.

Leia também:

+ Presidente da Liesa explica como será o controle sanitário na Sapucaí

+ Membro do comitê científico do estado do Rio defende suspensão total do Carnaval

Comentários

 




    gl