Presidente da Liesa explica como será o controle sanitário na Sapucaí

Jorge Perlingeiro. Foto: Divulgação/Liesa

Jorge Perlingeiro. Foto: Divulgação/Liesa

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, dedicou a sua primeira reunião plenária de 2022 para lançar uma campanha de responsabilidade em relação aos protocolos sanitários que serão respeitados para a realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí.

Após o cancelamento do Carnaval de Rua na cidade, anunciado na última terça-feira (4), o prefeito Eduardo Paes confirmou a realização das apresentações nas escolas de samba na Avenida entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março.

Jorge Perlingeiro, presidente da entidade que organiza os desfiles, fez um apelo aos presidentes e representantes das agremiações.

“Precisamos estar atentos aos cuidados sanitários em todas as atividades de quadra e barracão, e explicar aos componentes que só poderão desfilar aqueles que apresentarem o comprovante de vacinação, atualizado de acordo com os calendários das secretarias municipais de Saúde. Para receberem a fantasia, precisarão mostrar que estão em dia com as doses de vacina”.

Controle de Acesso através de Aplicativo

Logo em seguida, Perlingeiro convocou o responsável pela Central Liesa de Atendimento e Vendas, Heron Schneider, para explicar como será feito o controle das pessoas que estão comprando ingressos.

Heron esclareceu que a Liga Independente usará um aplicativo específico para saber quem está vacinado ou não. Através do número dos CPFs do comprador e seus acompanhantes, o aplicativo puxará as informações do banco de dados do Ministério da Saúde. As informações positivas serão passadas para a memória do sistema das catracas, onde os ingressos são submetidos à leitura digital.

Heron Schneider. Foto: Divulgação/Liesa
Heron Schneider. Foto: Divulgação/Liesa

Para que tudo funcione a contento, a Central Liesa produzirá uma grande quantidade de folhetos explicativos, que serão distribuídos aos compradores de ingressos.

Para acelerar o processo de consulta ao banco de dados, os compradores serão orientados a preencher um formulário com antecedência, a fim de que os dados e documentos sejam confrontados com tranquilidade, sem atropelos.

Exames com laudo em poucos minutos

Para os casos de última hora, haverá equipes laboratoriais aptas a fazer exames de PCR, emitindo um laudo em poucos minutos. Estes exames serão cobrados. As mesmas exigências feitas aos compradores de ingressos serão observadas para os credenciados que vão para a Avenida.

Ensaios técnicos indefinidos

Jorge Perlingeiro confirmou, mais uma vez, que o único evento garantido é o teste de luz e som que acontecerá no dia 20 de fevereiro, que neste ano vai contar com a Unidos do Viradouro, atual campeã do Grupo Especial.

“Estamos recapeando a Marquês de Sapucaí, a previsão de término das obras é entre 22 e 25 de janeiro. Terminado [as obras, a realização dos ensaios] vai depender muito sobre o andamento da pandemia. Uma coisa é você ter catraca e controle, como vamos fazer com o público? Certo mesmo é o teste de som e luz com a Viradouro no dia 20 de fevereiro. Se por acaso, até lá a pandemia aumentar, a gente pode fazer esse ensaio teste só com os portões fechados”, declarou.

Simultaneamente, o Corpo de Bombeiros também está trocando diversos encanamentos do sistema de prevenção a incêndios. “Acho muito difícil que tenhamos prazo para os ensaios, mas só poderemos dar uma resposta definitiva nas próximas semanas”, comentou.

Leia também:

+ Eduardo Paes confirma desfiles da Intendente e rebate críticos

Comentários

 




    gl