Claudia Mota já trabalha ideias de comissão do Tuiuti com Paulo Barros: ‘Vai surpreender e emocionar’

Claudia Mota e Paulo Barros estão no Paraíso do Tuiuti. Foto: Divulgação

Recém-chegada ao Paraíso do Tuiuti, a coreógrafa Claudia Mota já trabalha ideias de comissão de frente com o carnavalesco Paulo Barros. A sete meses do Carnaval 2022, a bailarina não quer perder tempo, sabe das dificuldades devido à pandemia e prometeu surpreender e emocionar o público no Sambódromo.

+ Saiba mais notícias do Tuiuti

“A gente (Claudia Mota e Paulo Barros) já está tendo as ideias e tentando solucioná-las para fazer acontecer. Não adianta ter a ideia e deixar acontecer lá na frente. Já estamos fazendo as equações (risos). Toda vez que a gente conversa, a gente toca no assunto”, revelou a coreógrafa ao SRzd.

Enquanto Claudia Mota vai para – segundo ela – seu “milésimo enredo afro”, o carnavalesco vai debutar na temática com “Ka Ríba Tí Ye – ‘Que nossos caminhos se abram’. O Tuiuti canta histórias de luta, sabedoria e resistência negra”. O trabalho na agremiação, porém, terá gostinho de primeira vez para a bailarina, já que a promessa é de uma comissão que saia do óbvio ao falar da negritude.

Paulo Barros é o carnavalesco do Paraíso do Tuiuti. Foto: Riotur

Vai emocionar muito. Fico arrepiada só de falar

“A gente quer surpreender e emocionar. Queremos que o povo veja e fale: ‘Ué, como assim?’. Posso dizer que vai emocionar muito. Eu fico arrepiada só de falar. É muito genial o que sai da cabeça dele (do Paulo Barros). Estamos estudando o que é melhor e mais viável. A cabeça já está fervilhando”, disse.

A parceria com o carnavalesco também não é novidade. Claudia já trabalhou com Paulo em 2006, na Tijuca, e em 2007 e 2008, na Viradouro, quando era assistente do coreógrafo Sergio Lobato. A dançarina refutou a ideia de que é difícil lidar com o artista, o qual elogiou e chamou de gênio.

“A gente tem as ideias, leva para ele. Ele também tem as ideias dele. No final, gente costura tudo e vai. O bom de trabalhar com o Paulo é que ele dá um gás no profissional. Ele motiva. É muito curioso o que sai da cabeça dele. É um quebra-cabeça para desvendar o que às vezes nem ele sabe. É isso que é bacana: sair da mesmice, do lugar comum.”

A chegada ‘no susto’ no Tuiuti

Coreógrafa Claudia Mota e integrantes da comissão antes do desfile do Império Serrano de 2019. Foto: Leandro Milton/SRzd

Fora do Carnaval desde 2019, quando assinou a comissão de frente do Império Serrano, Claudia Mota contou que recebeu um susto ao ser indicada pelo próprio Paulo Barros para assumir o segmento no Tuiuti.

A bailarina estava na casa da irmã, a coreógrafa Priscilla Mota, da Mangueira, quando o telefone da responsável pela comissão de frente da verde e rosa tocou.

“Estava na casa da minha irmã, até que toca o telefone dela e ela fica me olhando, apontando, gesticulando e eu sem entender nada. Era o Paulo Barros me procurando. Aí ela desligou e falou: ‘Ele tá querendo saber se você quer fazer a comissão de frente do Tuiuti. Você quer, né?’. A primeira coisa que eu pensei foi: ai, meu Deus do céu”, riu Claudia Mota.

Cláudia Mota em entrevista ao SRzd. Foto: Reprodução Youtube

Ele é o carnavalesco mais esperado do Carnaval

O projeto da coreógrafa era ficar fora do Carnaval, assim como em 2020: “Eu quis tirar um ano pra mim. Tudo estava muito estressante. Eu tinha uma viagem para Alemanha, como bailarina. Era muita coisa para eu administrar e acabou que não fiz o último Carnaval”.

Com o indicação do carnavalesco e o convite irrecusável do presidente do Tuiuti, Renato Thor, Claudia reagendou seu compromisso internacional para depois dos desfiles de 2022 e mergulhou de cabeça no projeto da azul e amarela.

“Eu já conheço o jeito do Paulo Barros de trabalhar. Ele é o carnavalesco mais esperado do Carnaval. É um grande desafio. A gente se falou como se a gente não tivesse ficado anos sem contato. Foi incrível. E não tem como falar não para o Paulo”, finalizou.

Desfile Tuiuti 2020. Foto: Henrique Matos

Leia também

+ Amor ao pavilhão! Com 45 anos de Beija-Flor, Neguinho dispensa salário: ‘Gratidão vale mais que dinheiro’

+ Paraíso do Tuiuti anuncia novo diretor de Carnaval

+ Beija-Flor elimina mais um samba; ouça os concorrentes que seguem na disputa

+ Virou lei! Dominguinhos do Estácio batizará nome de rua no Rio de Janeiro

Comentários

 




    gl