O segredo da bateria 40 pontos da União da Ilha

Mestres Keko e Marcelo. Foto: Fábio Felder

Mestres Keko e Marcelo. Foto: Fábio Felder

O gavião trocou de penas, afiou bico e garras, e superou mais um desafio na luta pela sobrevivência. Não, não estou fazendo qualquer referência a ornitologia e a algum documentário do NatGeo. Estou citando, sim, a renovação promovida pela União da Ilha do Governador neste carnaval 2019. Gavião é o símbolo estampado na bandeira da escola.

O novo presidente da agremiação, o compositor Djalma Falcão (vai acabar virando estudo de aves de rapina, realmente), promoveu uma série de mudanças internas assim que assumiu o comando da tricolor insulana ano passado. Porém, uma das mudanças foi forçada e aconteceu não por vontade dos integrantes da União da Ilha, mas por imposição monetária.

O diretor geral de bateria, Mestre Ciça, recebeu uma proposta irrecusável e voltou a defender as cores da Unidos do Viradouro.Naquele instante, a agremiação tricolor se viu diante de um dilema: contratar um novo diretor de bateria? Regatar Riquinho ou Odilon, mestres do passado glorioso desta bateria? Realizar uma aposta interna? Venceu a terceira opção. Surgiu, então, o segundo dilema: como fazer essa transição sem traumas? Mais uma vez Mestre Ciça entrou em campo e mostrou para a nova diretoria o caminho das pedras. Apontou seus dois principais auxiliares, Keko Araújo e Marcelo Santos, como os jovens capazes de conduzir a bateria insulana.

A aposta foi feita por Djalma Falcão e os novos comandantes tiveram a sabedoria de manter as diretrizes fincadas por Ciça. Os percussionistas da Ilha tiveram um dos melhores desempenhos no carnaval passado e, por conta disso, ganharam o Prêmio SRzd de melhor bateria de 2018. Keko e Marcelo, confiantes, mandaram confeccionar uma nova camisa para a bateria da escola com o requinte do selo do Prêmio SRzd numa das mangas.

O objetivo era mostrar a todos que o “sarrafo” para eles estava alto e que havia sangue nos olhos para supera-lo. Quando saíram as notas do carnaval 2019, Keko e Marcelo não conseguiram conter tamanha emoção e verdadeiramente viveram uma explosão de alegria. A bateria da união da Ilha gabaritou 40 pontos. O gavião está voando alto e querendo muito mais.

**A assessoria de imprensa da União da Ilha procurou a redação do SRzd para informar que o símbolo da escola é a águia altaneira, mas o colunista Robson Aldir preferiu se manter leal ao fato histórico e tratou o símbolo como gavião.

Comentários

 




    gl