Categories: Carnaval Virtual

Sobô Nirê Mafá – Malandros apresenta o seu enredo 2023

15ª colocada no carnaval passado, o GRESV Malandros divulgou o enredo que levará para a disputa do Grupo Especial do Carnaval Virtual em 2023.
“Sobô Nirê Mafá – Salve a coroa de Reis Malunguinho”, de autoria de Marlon Sanderson e Daniele Cabral, é o enredo que a vermelha e branca do Rio de Janeiro/RJ falará do último líder malunguinho, João Batista, e toda a falange da Jurema.

Pavilhão oficial da agremiação.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

“Sobô Nirê Mafá – Salve a coroa de Reis Malunguinho”

Justificativa:

O enredo da GRESV MALANDROS irá exaltar a figura de Mestre João Batista, mais conhecido como o último líder Malunguinho. No Kimbundo, o termo “malungo” significa amigo, companheiro de bordo. O nome Malunguinho era dado ao líder dos malungos na revolução Pernambucana, mas depois viria a ser o nome de uma das principais falanges de entidades da Jurema Sagrada no Nordeste brasileiro.

“Sobô Nirê, Reis Malunguinho” – Essa é sua saudação. Malunguinho é saudado como reis, no plural, por não representar apenas um, mas vários reis. Em nossa escola, saudaremos Malunguinho em suas diversas facetas. Malunguinho é guerreiro, é caboclo, é juremeiro, é exu, e é herói nacional. Sua essência vive em cada um que luta pelos direitos de sua gente, e cada novo líder também ascende como um Novo Malungo em nossa sociedade.

“Ô Malunguinho me afirme o ponto, ô Malunguinho me abra a mesa. Eu quero um ponto nessa casa, quero um ponto de defesa”.

Sinopse:

GUERREIRO

“19 Malunguinhos, catucando o passado me embrenhei pela mata. Catucá, de Beberibe a Goiana, Quilombo vivo dentro de nós. Malunguinho. Divindade Quilombola. Rei da mata!”

Lutas pernambucanas, revoltas e reviravoltas! É neste solo que nasce o Quilombo de Catucá! Recanto de resistência e acolhimento de pretos escravizados. Terra de lutas conquistadas e liberdades alcançadas. Templo da diversidade de fé e das manifestações de axé! E as mãos que lideram os sonhos desse povo são as mãos de João Batista, o Malunguinho, chefe a guerrear em favor de seu povo. Sob sua liderança, os exímios guerreiros do quilombo desenvolveram táticas contra invasores. Fronte a sobrevivência do existir, estrepes fincados!

CABOCLO

“Na mata tem um caboclo com a preaca na mão, o nome dele é Malunguinho, não mexa com ele não. Malunguinho na mata é rei”

Um dia, em uma invasão mata adentro, Malunguinho foi ferido e escapou de ser morto ao entrar na floresta. Lá, foi resgatado pelos indígenas, cujos saberes lhe curaram a alma, sararam as feridas e extirparam mazelas. Neste período, a aldeia foi sua nova casa, e foi um tempo de grande aprendizado! Assim, a miscigenação de suas raízes soberanas pretas com a cultura indígena lhe despertou para a ciência mística da Jurema, e Malunguinho assume a missão de proteger as matas de Catucá e de combater a intolerância que derramava sangue de seus irmãos.

EXU

“Portão de ferro, portão de ouro. Corra, corra, Malunguinho, traga a chave do tesouro”.

Abre caminhos! Destranca estradas! Temido por senhores brancos, Malunguinho é o portador da chave mágica que quebrava grilhões e correntes e que soltava irmãos de cor dos cativeiros e senzalas. A liberdade ecoou! Trunqueiro! Exu é mensageiro! Faz o elo do povo à linha da Jurema e aos encantados da floresta. Ninguém entra ou sai nas cidades de Jucá, um dos reinos encantados da Jurema, sem a permissão de Malunguinho! Salve aquele que guarda a porteira!

JUREMEIRO

Logo oficial do enredo

“Malunguinho tá de ronda, quem mandou foi o Jucá. Malunguinho tá de ronda, que a Jurema manda, ô que a Jurema manda”.

Pise no chão e nos côcos! Sinta a essência da natureza! Ouça o som que ecoa dos maracás e as vibrações dos tambores. A beleza está no milagre da vida, em cada gira para saudar o segundo líder quilombola mais importante desse país. Todo mundo que cultua a Jurema sagrada também cultua Malunguinho. Ele é mestre de nossa nação, desta terra-terreiro que toma ponto de luz através das velas do seu altar. Salve Reis Malunguinho!

HERÓI

“Malunguinho é rei para mim. Malunguinho é rei!”

União de todos pelo mesmo objetivo. Isto é Kipupa! E assim, chega o povo do terreiro para saudar o Herói. Cachimbadas, oferendas e pandeiradas na mata, em um ambiente de revelações e curas espirituais. No chão de Pernambuco, conserva-se a memória de um povo ao relembrar a luta de Malunguinho, o eterno Mestre João. Os Juremeiros entram na gira a bailar feito corpos festivos. O fogo desmiuça a erva e lança a ciência da sagrada fumaça no céu, feito prece alentada nas folhas. Eis o verdadeiro poder do escolhido pela Jurema Sagrada e da espiritualidade encantada! Vamos “kipupar”!

NOVOS MALUNGOS

“Dos terreiros, matéria e espírito. Juremas enraizando outros futuros. Malungo, sangue afro-pernambucano. Descendência guerrilheira. Poesia, militância, negritude. Pelos séculos a mesma luta aflorando outros negros. Malunguinho, Mestre guerreiro!”

É eterna a luta por direitos do povo preto neste país haja vista o racismo epistêmico em nossa cruel sociedade. Até quando novos malungos serão mortos? Morrem no encontro da bala perdida nas favelas e vielas, na miséria das ruas, descriminalizados e marginalizados. Todo dia um quilombo é apedrejado, vilipendiado. Até quando o preconceito irá imperar?

Que a esperança feito fumaça no braseiro
Ponto riscado em terreiro fortaleça cada malungo
No coração de cada irmão, o legado de Mestre João
Seja entoado em um brado de amor, luta e resistência!

Salve a coroa do Reis Malunguinho!
Sobô Nirê Mafá! Trunfa Riá!

AGRADECIMENTOS:

Agradecemos ao Juremeiro e Mestre em Ciências da Religião Alexandre L’Omi L’Odò, por toda consultoria e assessoramento prestado à equipe da escola durante o trabalho de pesquisa e confecção da sinopse.

REFERÊNCIAS

ALEXANDRE L’OMI L’ODÒ. Discussões Negras e Indígenas. Disponível em: < https://alexandrelomilodo.blogspot.com/>. Acessado em abril de 2023

CULTURA P.E. O portal da cultura pernambucana. Jurema Sagrada faz festa na Mata do Catucá. Disponível em: <https://www.cultura.pe.gov.br/canal/culturapopular/jurema-sagrada-faz-festa-na-mata-do-catuca/> Acessado em abril. 2023.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. A enciclopédia livre. Jurema sagrada segue firme na contra a intolerância. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2017/09/jurema-sagrada-segue-firme-na-luta-contra-a-intolerancia.html> Acessado em abril. 2023.

FELIPE PERES CALHEIROS. Malunguinho – Documentário para TV. YouTube, 19 de setembro de 2015. Disponível em: https://youtu.be/SHWQ5Ou-_hg

JOÃO BATISTA; DIOGO MENDES e LUÍS OTÁVIO. Malunguinho – O Guerreiro do Catucá, O Rei da Jurema. YouTube, 07 de abril de 2014. Disponível em: https://youtu.be/OvQpnTpMIno.

L’ODÒ, Alexandre L’Omi. Juremologia: uma busca etnográfica para sistematização de princípios da Jurema Sagrada. Dissertação de mestrado apresentada no PPGCR da UNICAP. Recife, 2017

MESTRE DE JUREMA CLÁUDIO DE OLIVEIRA. Jurema do Rio Grande do Norte. Malunguinho, a história de um Rei Brasileiro. Disponível em: <https://juremadoriograndedonorte.wordpress.com/malunguinho-a-historia-de-um-rei-brasileiro/> Acessado em abril. 2023.

POETA MALUNGO. 19 Malunguinhos. Poema recitado no documentário “Malunguinho – O guerreiro de Catucá, o Rei da Jurema”, de João Batista, Diogo Mendes e Luís Otávio. Disponível em: https://youtu.be/OvQpnTpMIno.

TENDA DE UMBANDA LUZ DA CARIDADE. Salve o Mestre Malunguinho. Disponível em: <https://www.tendadeumbandaluzecaridade.com.br/2013/04/salve-o-mestre-malunguinho-por.html?m=1> Acessado em abril. 2023.

VÁRIOS ARTISTAS. CD Pontos de Jurema. Produção Prefeitura Natal/RN e Fundação Cultural Capitania das Artes. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Co2V5Rqv49w>

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: Carnaval Virtual 2023Carnaval VirtulCaVCaV 2023enredoEnredo 2023MalandrosMalunguinho

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa se manifesta sobre golpe e agressão envolvendo Belo

A polêmica continua. Separados, Gracyanne Barbosa e Belo estão enfrentando uma nova onda de rumores. Segundo o colunista Leo Dias,…

27 minutos ago
  • Carnaval/SP

Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

57 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente revela caso com Gugu Liberato e diz que está no testamento

As polêmicas envolvendo o apresentador Augusto Liberato, o Gugu, parecem que estão longe de chegar ao fim. Nando Soares, ex-animador…

2 horas ago
  • Brasil

Prejuízo com as chuvas no Rio Grande do Sul ultrapassa R$ 8,9 bilhões, diz CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima em R$ 8,9 bilhões o valor do prejuízo de municípios gaúchos atingidos por…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Agrura – Tempo de Liberdade’: mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025 é lançado

Campeã do Grupo de Acesso 1 de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Saudosa Maloca já…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Fora do SBT, Christina Rocha abre o jogo sobre convite para ‘A Fazenda’

A apresentadora Christina Rocha, que saiu do SBT após 40 anos na emissora, teve seu nome relacinado ao reality show…

3 horas ago