Categories: Carnaval Virtual

Franco da Rocha homenageará a Portela em 2018

A Unidos do Franco da Rocha bateu o martelo e falará da Portela em 2018. A escola defenderá o enredo: “Portela, O Esplendor da Águia Guerreira no Carnaval”. Confira a sinopse:

“Portela eu nunca vi coisa mais bela,
Quando ela pisa a passarela….”

Esse trecho da música Portela na Avenida, cantada pela nossa imortal Clara Nunes, a Guerreira, que era apaixonada por esse pavilhão de manto Azul e Branco e que fica localizada em Madureira, diz como é assistir o desfile da Majestade do Samba na passarela hoje da Marques de Sapucaí e anos atrás nas Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

Quando fundada oficialmente como bloco carnavalesco, sua localização ficava no bairro vizinho de Oswaldo Cruz.

As cores azul e branco foram dadas por Antônio Caetano, que era um desenhista da Marinha e que foi um dos fundadores da escola. Foram em referência às cores do manto de Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira da escola. São Sebastião também é padroeiro da Portela. O símbolo da agremiação é a Águia e a ave também foi escolhida por Antônio Caetano, por se parecer com um Condor, por sua imponência e por voar bem alto.

Todos anos se cria uma expectativa muito grande de como virá a Águia no desfile da Portela.

Portela, que em seus 94 anos de fundação, é a maior campeã do Carnaval Carioca, com 22 títulos, apesar de ter ficado três décadas sem conquistar um campeonato. Quantos desfiles marcaram a trajetória da Águia Guerreira? Muitos e com certeza perderemos as contas se fomos contar ou tentar lembrar. Citaremos alguns:

– Terra da Vida (Ilu Ayê), em 1972, ano que ficou em 3º lugar e que também foi cantada por Clara Nunes. Um clássico de samba – enredo!

“Ilu Ayê, Ilu Ayê, Odara
Negro cantava na nação nagô
Depois chorou lamentos de senzala
Tão longe estava de sua Ilu Ayê…”

– Contos de Areia, de 1984, ano em que se finalizaram as obras da Marquês de Sapucaí e a Portela ganhou seu 21º título e no famoso “supercampeonato” que disputou com a Mangueira acabou em 2º lugar. Samba que entrou para a história da Azul e Branco de Madureira!

“Okê-okê Oxóssi
Faz nossa gente sambar
Okê-okê, Natal
Portela é canto no ar…”

No mesmo bairro a Portela tem como vizinha a Império Serrano, a Coroa Imperial que possui 70 anos de existência e 9 títulos do Grupo Especial e possui em seu pavilhão as cores Verde e Branco.

Não podemos deixar de falar do Paulo Benjamin de Oliveira, o “Paulo da Portela”, que junto com Antônio Rufino fundaram na época, em 1923, como bloco carnavalesco Conjunto Oswaldo Cruz, trocou de nome depois disso para Quem Nos Faz É O Capricho e Vai Como Pode. Ficou com o nome em definitivo da Portela em meados de 1930.

Portela, Portela. A escola que ajudou a revelar um grande celeiro de bambas e compositores como Paulinho da Viola (compositor do samba – enredo “Memórias de um Sargento de Milícias”, de 1966), Candeia (foi quem compôs o samba – enredo “Seis Datas Magnas”, de 1953), Noca da Portela (compôs o samba – enredo “O homem do Pacoval”, de 1976), Monarco, Zé Kéti (um dos compositores do samba – enredo “Rugendas – Viagens Pitorescas através do Brasil”, de 1962), Wilson Moreira, entre outros, teve seus altos e baixos como qualquer agremiação até chegar à consagração. Houve uma grande dissidência de parte deles, principalmente nos anos 70, por brigas entre os sambistas e Diretores. Alguns deles, como o cantor e compositor João Nogueira, criador do Clube do Samba, quando saíram, fundaram a escola de samba Tradição, que fica nas proximidades de Madureira, no bairro Campinho. Já seu filho também cantor, Diogo Nogueira, houve a reconciliação com a Portela. Desde então foi vencedor de 4 concursos de sambas de enredo. Paulinho da Viola, que também havia deixado a Portela, retornou à escola depois de alguns anos e permanece até hoje.

Muitos artistas idolatram seu manto azul e branco: Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Roberta Sá, entre outros tantos que amam seus belíssimos e esplendorosos Carnavais.

Quem na Portela não admira a Tia Surica? Integrante mais ativa e com mais tempo na Velha Guarda da escola. Já foi puxadora de samba e até arriscou a carreira de atriz. O “Cafofo da Surica”, que é o termo usado para sua casa, recebe grandes festas.

E o que dizer de Monarco? O presidente de honra da nossa homenageada, que também é cantor e compositor, foi simplesmente um aluno do Paulo da Portela. O documentário Mistério do Samba, que foi lançado em 2008 e produzido por Marisa Monte tem a participação do simples Hildmar Diniz. Relatou histórias sobre o samba carioca e sobre sua vida. Quem ainda não assistiu vale a pena assistir. Muito bom!

O compositor Manacéia, alguém lembra ou já ouviu falar? A partir de 1942, começou a compor grandes sambas para a escola, como o do ano de 1950, que se chamava “Riquezas do Brasil”, em parceria com Aniceto da Portela, tocou tamborim na bateria e foi um dos integrantes da Velha Guarda. Quando criança frequentava os blocos carnavalescos que antecederam o nome da Portela. Algumas de suas músicas foram cantadas por Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Cristina Buarque, Teresa Cristina, entre outros.

Em 2001, a Portela foi reconhecida com a Ordem do Mérito Cultural por colaborar com a vida cultural do Rio de Janeiro ao longo dos seus 94 anos de existência. Uma consideração e tanto para a agremiação. Merecidíssimo esse gesto!

E os carnavalescos que passaram pela Portela? Muitos deles consagradíssimos e que honraram as cores azul e branco, realizando inesquecíveis e deslumbrantes Carnavais. Citaremos alguns: Viriato Ferreira, Jorge Freitas, Cahê Rodrigues, Alexandre Louzada, Paulo Barros e atualmente Rosa Magalhães. Como dizia o baterista, compositor e cantor Wilson das Neves: Oh Sorte!

Muitos artistas famosos desfilaram e se renderam ao encanto da Majestade do Samba. Como Rainha de Bateria foram a Modelo Luma de Oliveira, a apresentadora Adriane Galisteu e a atriz Sheron Menezzes. A condução delas na Tabajara do Samba foi de um brilho sem igual!

Uau! Como a Portela têm fatos, acontecimentos, sambas épicos e tem participação mais que importante no Carnaval Brasileiro. Simplesmente é um esplendor!

A Unidos de Franco da Rocha vem para esse Carnaval falar um pouco da história e consagração desse pavilhão tão amado e querido de todos os amantes da maior festa da cultura popular brasileira. São muitos os detalhes a ser falado sobre a escola de Oswaldo Cruz e Madureira. E como diz um trecho da canção Passado de Glória, escrita por Monarco, “Se for falar da Portela, hoje não vou terminar”.

Avante, Unidos de Franco da Rocha!!!

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: Carnaval Virtual 2018Unidos do Franco da Rocha

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

27 minutos ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

1 hora ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

2 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

10 horas ago