Categories: Carnaval Virtual

Estrela Guia apresenta O Planalto dos Macacos no Carnaval Virtual 2022

O GRESV Estrela Guia apresentou o enredo que irá defender na passarela virtual em 2022.

Pavilhão oficial da agremiação.

A agremiação de Santos/SP buscará o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval Virtual com o enredo “O Planalto dos Macacos”,  de autoria do carnavalesco Thiago Santos.

Confira abaixo a introdução e a sinopse do enredo:

O Planalto dos macacos

Introdução

Ano impreciso. Sou um comandante da força aérea espacial brasileira e embarquei em uma viagem rumo ao infinito, no que a física classifica como espaço-tempo. Por entre galáxias, seguindo coordenadas siderais, desafiei a relatividade das dimensões espaciais no afã de explorar e estudar o desconhecido. Movendo-me à velocidade da luz, FUTURO, PRESENTE e PASSADO tornam-se questões relativas, diria até irrelevantes, afinal estamos sempre em um “DU-ELO” PERDIDO com o tempo independente do ponto, ou da celeridade, que estamos vivendo. Passado um tempo, ou o futuro de um tempo? Eis novamente a questão, e como já disse, é irrelevante… Avisto uma brilhante estrela no horizonte, um planeta em uma galáxia com características semelhantes das de onde vim. Me deixo guiar pelo seu brilho intenso e vejo que ela possui um satélite como a lua e que visto assim do alto, esse planeta tem um oceano e continentes. Conforme me aproximava, avistei até uma cidade. Nomeei esse astro de Lizarb e sendo tão surpreendentemente familiar, decidi aterrissar e explorar em uma área de poucas ondulações cercadas por uma densa mata de traços tropicais, um planalto, o planalto central, o PLANALTO DOS MACACOS.

Sinopse

Uma DISTOPIA… Tal foi a minha surpresa ao perceber que esse planeta é habitado por Macacos. Macacos que andam como humanos, falam como humanos, se vestem como humanos. Humanos do século XIX, do início da revolução industrial. Atrasados no tempo, o caos estava instaurado no planalto. Constantes crises no sistema político que regia o lugar levaram a população a viver sob frequentes opressões sociais e assim, como registra o passado do meu país na Terra, era o cenário perfeito para o futuro comando de um débil poder. Se aproveitando da raiva presente na sociedade símia e de uma eloquência dissimulada em seus discursos, surgiu “o mito”, o mico. E assim, em manadas vibrou o povo, num verdadeiro entrudo de alegria febril.

O PODER é constituído por alguns pilares principais: a mentira como tom de discursos; o militarismo arcaico; o debate de antagonismos morais; e o fundamentalismo religioso que impregna a fala à população. Os macacos seguem uma espécie de monoteísmo, onde as obtusas escrituras sagradas dizem que toda devoção deve ser destinada a um único Deus, o centro do universo conhecido, e qualquer outra forma de culto deve ser aniquilada.

A ECONOMIA é praticamente agrícola, com laranjais que ocupam imensos campos que devastam, sem pudor, a fabulosa floresta tropical. O mesmo acontece com os pastos que passam boiadas auxiliando nos serviços mais pesados e com as minas do garimpo de pedras preciosas. Favorecem uma limitada burguesia agro liberal, defensora do mérito diante das dificuldades e desigualdades que a populosa sociedade símia enfrenta, só lhe restando a informalidade como forma de sobreviver. Mas, há uma fábrica estatal, rudimentar e movida a vapor, que espreme e serve de mecanismo de laranjas a serviço de encobrir as maracutaias dos poderosos macacos.

Logo oficial do enredo

A CIÊNCIA é uma piada. A desinformação é informação. Nega-se tudo a favor da narrativa que convém aos interesses. Existe no planalto uma crise hídrica de muito tempo ignorada. A eficácia vacinal no tratamento de doenças, até então extintas, é enxovalhada enquanto uma epidemia gripal assola a população que é levada a acreditar em tratamentos ineficazes. Discute-se levianamente por toda a parte se a forma do planeta é esférica ou plana, em uma tentativa de desviar a atenção da sociedade.

Existe uma sociedade de humanos que vivem nas florestas e são tratados como animais. São chamados de “HOMINÍNDIOS”, vivem de forma ordinária e não desenvolveram a fala, cultura e nem mesmo expressões tão comuns a nossos rostos, como o sorriso. Vivem silenciados e dizem os macacos que eles não possuem alma. Quando não são exterminados, são capturados e usados em experimentos científicos como cobaias ou servem de animais de estimação ou diversão em zoológicos e circos do planalto.

Afastada da cidade e protegida por assustadores espantalhos, que afastam qualquer macaco que tente passar daquele limite, está a ZONA PROIBIDA, ali estão as ruínas sagradas. Reconheço aqueles traços únicos, meu Deus! É o Palácio do Planalto da Capital Federal. Eu estou no planeta Terra! No Brasil! Como isso aconteceu? Tudo agora é vestígio de CULTURA extinguida no passado e que está soterrada, fossilizada e sendo escondida pela ignorância de quem está no comando do Planalto. Somente a CULTURA trará o CONHECIMENTO e EDUCAÇÃO para os avanços necessários do desenvolvimento social. Somente a verdade desenterrada trará a mudança.

PASSADO, PRESENTE e FUTURO. Quatro anos se passaram e novamente o Planalto está entregue ao caos, a sociedade símia revive a distopia, a opressão social, o cenário perfeito para o renascimento de “mitos”. Estarão eles, os macacos, fadados a cometer o mesmo erro?

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: Carnaval virtualCarnaval Virtual 2022carnavalvirtualCaVestrela guiaPlanaltoPlanalto dos Macacos

Recent Posts

  • Televisão

Ex-diretor da Globo conta que pediu demissão por medo de morrer

Ex-diretor da Globo conta que pediu demissão por medo de morrer. Pedro Vasconcelos contou que tomou decisão após ver outros…

8 horas ago
  • Brasil

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos; veja trailer de série da Netflix

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos; veja trailer de série da Netflix. A Netflix divulgou nesta terça-feira (30) o…

9 horas ago
  • Carnaval

Clube do Samba comemora 45 anos com ‘A Grande Roda’

Samba. Diogo Nogueira, Xande de Pilares, roda de samba com Didu Nogueira e convidados são algumas das atrações do aniversário…

11 horas ago
  • Música

Fafá de Belém e Joelma criticam ausência de artistas do Norte no Rock in Rio

Música. As cantoras Fafá de Belém e Joelma usaram as suas contas no Instagram nesta terça-feira (30) para protestar pela…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Mocidade Alegre explica parceria com Jorge Silveira em convite para explanação

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre, que lançou no último final de semana o enredo para…

12 horas ago
  • Música

Esposa do cantor Anderson Leonardo faz desabafo emocionante na web

Esposa do cantor Anderson Leonardo faz desabafo emocionante na web Bastidores. Paula Cardoso, esposa do cantor Anderson Leonardo, vocalista do…

12 horas ago