Categories: Carnaval Virtual

Em reestreia, presidente da Ungidas afirma: ‘Será a vitória de um projeto de grandes amigos’

Um coração e uma galinha, assim é estampado o pavilhão da Ungidas. Fundada em 10 de setembro de 2010, a Amarela, Vermelha e Branca de Barra Mansa – RJ surgia com o propósito de desenvolver enredos alegres e descontraídos, no entanto a mesma só estrearia no carnaval virtual em 2018, quando trouxe um enredo crítico abordando o racismo, o qual teve como gatilho o assassinato da vereadora Marielle Franco, homenageada pela agremiação em seu desfile.

Fundada e presidida por Eduardo Tannús, que também desempenha o papel de carnavalesco junto a Leandro Thomaz, a tricolor, conta ainda com Murilo Polato, na vice-presidência e Leandro Thomaz desempenhando, também, a função de intérprete. Neste ano, de 2020, a agremiação apresentará o enredo O triste fim do cidadão médio”, de autoria de Eduardo Tannús e Murilo Polato.

Segundo Tannús, “o enredo mostra como o cidadão médio deu um golpe no governo de esquerda para implantar um governo de direita no país, fazendo uma ”paráfrase” ao livro de Lima Barreto, que será homenageado na comissão de frente, “Triste Fim de Policarpo Quaresma”. No enredo “Triste Fim do cidadão médio”, a ideia é expor a horrorosa sociedade racista, machista, LGBTQUIAfóbica, que não estava aceitando um governo que ascendia as classes sociais mais pobres.”

Sempre atuais, os enredos da Ungidas têm valorizado a importância da conscientização e autorreflexão por parte dos que acompanham seus carnavais, neste ponto o presidente da agremiação completou dizendo, “Nosso enredo desfecha no governo do presidente Bolsonaro e absolutamente escancara tudo o que tem acontecido. A ideia é propor a reflexão: quem se iludiu com este desgoverno e o desgoverno do vampiro (que também era um governo de direita)? Quem sabia que tudo isso ia acontecer e apoiou toda essa desgraça que estamos presenciando? Assim como Policarpo Quaresma se Iludiu quando apoiou o golpe de Floriano Peixoto. Nada muda em nossa história.”

Em um ano nada convencional, a Ungidas vem sofrendo com a suspensão do carnaval real, o que traz a tona a importância deste seguimento artístico/cultural para muitos cidadãos que dele tiram sua fonte de renda. Assim, nos relatou o presidente da agremiação que passa por um momento delicado, “Eu me encontro dependendo do auxílio emergencial e sem conseguir trabalho temporário enquanto as escolas não reabrem, tenho pego trabalhos de ilustração pra fazer. Assim tenho tido um pouco de trabalho manter dupla jornada, mesmo em casa o tempo todo.”

Conforme setorização encaminhada pela agremiação a nossa equipe, o que será visto pelos foliões será um primeiro setor com o escritor Lima Barreto acordando durante as eleições de 2014, seguindo até os desdobramentos do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nos setores seguintes a agremiação ainda retratará o governo de Michel Temer e o de Jair Bolsonaro.

Com exclusividade Eduardo Tannús nos antecipo que o Abre-Alas representará as eleições de 2014, a segunda alegoria por sua vez será intitulada “Tchau, querida!”. No terceiro setor, uma crítica em forma de denúncia a polarização, através de um tripé e a alegoria 03, ilustrará as eleições de 2018. Fechando o desfile o quarto setor trará as queimadas na Amazônia e a última alegoria trará um retrato do Brasil atual, alegoria esta que segundo o carnavalesco e presidente ainda não foi produzida para que a crítica seja mais atualizada o possível.

Com uma obra do escritório dos seis, agremiação, que em breve passará por uma mudança em seu nome, trará irreverência aliada a crítica para impulsionar o público durante sua apresentação. Segundo nosso entrevistado, “a obra é excelente e traz uma crítica pertinente e de maneira elegante. Os refrões são excelentes!”.

Por fim, dirigindo-se aos foliões do Carnaval Virtual, Tannús deixou um recado direto sobre o que se pode esperar do desfile, sem medo das críticas, disse:

“As pessoas podem esperar um desfile que obviamente irá criar mimimi do “ain mas política e carnaval mimimi pipipipopopo”. E que esse mimimi role bastante porque enquanto o gado fica mugindo a equipe de criação da escola se diverte comendo bastante pipoca kkkkkkkkkkk
O mais importante sabe o que é? Tirar da garganta o que está entalado HÁ TEMPOS, sabe? E ligar o f@#a-se. Expôr como nosso país está um fracasso, uma vergonha nacional, e como a arte pode, em forma de protesto, expor essa opinião.
Tenho certeza que terão os que reclamarão. Que relinchem bastante enquanto as galinhas desfilam plenas e com a consciência tranquila. Kkkkkkkkkkkkk”

Em 2020, a Ungidas volta a avenida virtual para sua reestreia, sendo a quinta agremiação a desfilar, no dia 25 de setembro de 2020. Segundo o presidente, este retorno tem sido bem construído e o apoio tem vindo de diversos lados. “Tenho recebido um apoio muito grande dos meus amigos do Escritório dos 6, que fazem parte da comissão artística da escola. Polato é um anjo e Thomaz idem. A reestreia será a vitória de um projeto de grandes amigos.”

Em respeito ao princípio da liberdade de expressão, nossa equipe não realizou cortes nas falas de nosso entrevistado, sendo as mesmas publicadas acima em sua íntegra.

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: Carnaval Virtual 2020GREEV UngidasGrupo de Acesso

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Música

Copacabana terá shows gratuitos em maio e junho

Música. Depois do histórico show da cantora Madonna na Praia de Copacabana, o local será palco para mais shows gratuitos.…

7 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Rock in Rio anuncia doação às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Solidariedade. A direção do Rock in Rio anunciou neste domingo (12) que os direitos autorais da música "Deixa o Coração Falar"…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Falta 1! UPM lança seu enredo para estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro

Rio. A Unidos de Padre Miguel foi campeã do Grupo de Acesso, a Série Ouro, do Carnaval do Rio de…

11 horas ago
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Morre o ator Paulo Cesar Pereio, um dos ícones do Cinema Novo

Despedida. O ator Paulo Cesar Pereio morreu neste domingo (12), aos 83 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da atriz…

11 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Viih Tube e Eliezer revelam sexo do bebê que estão esperando

Revelação. A influenciadora e ex-BBB Viih Tube e o marido, o também ex-BBB Eliezer, revelaram neste domingo (12), Dia das…

11 horas ago
  • Geral

Narrador Silvio Luiz continua internado em UTI

Na torcida. Silvio Luiz, de 89 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em…

13 horas ago