Categories: Carnaval Virtual

Com barracão concluído desde agosto, Imperiais do Samba busca poder “subir mais degraus na classificação”!

Fundada em 19 de abril de 1999, na cidade de Santo André – SP, a Imperiais do Samba, de cores vermelho, preto e amarelo, carrega em seu pavilhão a fênix e a coroa imperial. No carnaval de 2020, a agremiação disputará o Grupo Especial com o enredo “Atlântida Amazônica – O Reino Sagrado de Ypupiara”, de autoria de Raphael Soares

Segundo Soares, atual carnavalesco da agremiação e nosso entrevistado, “A agremiação foi fundada como escola fictícia em 1999, quando dois amigos, a época estudantes do Ensino Médio, tiveram a ideia de eternizar o amor ao carnaval. Eram eles, Wellington Kirmeliene (Imperial) e Alexandre Lorenzetti (Mestre Corona), nascendo assim, a Acadêmicos da Casa Branca que um ano depois teve seu nome modificado para Imperiais do Samba e assim, inscreveu-se no projeto de Carnaval Virtual quando o mesmo ainda era um projeto, tornando-se pioneira no mundo do samba virtual.”

Campeã em 2004 com o enredo “O Cio da Terra – O Que Se Plantou, Deu; E O Que Não Deu, Dará!”, a Imperiais do Samba mostrou desde o início quais eram suas intenções. No entanto, desde então, não tem conseguido repetir o feito do glorioso ano de 2004. Assim, para 2020 a agremiação uni experiência e muito talento para voltar a sagrar-se campeã, formando uma equipe de veteranos como Raphael Soares, carnavalesco, Rodrigo Raposa, intérprete, Tom Santos, vice-presidente, e Wellington Kirmeliene (Imperial).

Pela primeira vez com um enredo tipicamente indígena, a agremiação espera alçar voos mais altos neste carnaval, nas palavras de Soares, “a Imperiais do Samba vem de um 4° lugar em 2019, nossa expectativa este ano é subir mais degraus na classificação. Para isto, apresentaremos um desfile dividido em um prólogo e quatro setores, com trinta alas, três elementos alegóricos e cinco alegorias. Faremos uma viagem fictícia sobre a Amazônia em cada setor, misturando histórias reais a lendas locais, tendo assim, Ypupiara como nosso fio condutor.”

Indagado por nossa equipe sobre os motivos que levaram a agremiação a optar por um enredo de essência indígena, algo jamais apresentado pela agremiação, Raphael Soares, nosso entrevistado, respondeu de forma mais que convincente dizendo:

A opção pelo enredo veio do um desejo meu, como um apaixonado por lendas amazônicas que sou. Nele, vamos mostrar o quanto a amazônia e seus povos indígenas sofrem desde as invasões europeias até os dias atuais, fator este que faz despertar a fúria da grande fera que vive no fundo dos rios. A mensagem que queremos deixar é que respeitando a natureza, poderemos ver em breve a floresta do mundo renascer como a fênix de nosso pavilhão.

Com o barracão fechado desde de 09 de agosto, a agremiação vive um momento de confiança e afirma aos foliões virtuais, que podem “esperar um desfile bem vibrante e colorido, com alegorias e fantasias mais limpas em seu visual. Nada muito rebuscado e sim, uma estética mais voltada para a originalidade do que para luxuosa.”

Com relação ao samba, “recebemos três obras que poderiam embalar o nosso desfile perfeitamente. Mas a composição do Leandro Thomaz, encaixava perfeitamente na voz do Rodrigo Raposa, e isso foi o ponto principal para escolher o samba dele. Além de ter a cara da escola. Estamos acreditando muito nesse desfile, por ser diferente de tudo o que a escola já apresentou. E apesar dos pontos críticos da história, é um enredo de fácil leitura, mesmo sendo uma obra de ficção.”

Ainda segundo nosso entrevistado, na disputa de samba enredo, a Imperiais do Samba recebeu três obras que “poderiam embalar perfeitamente o seu desfile, mas a composição de Leandro Thomaz se encaixa perfeitamente na voz do Rodrigo Raposa, e isso foi o ponto principal para que escolhêssemos esta obra, além de ter a cara da escola.”

Estamos acreditando muito nesse desfile por ser diferente de tudo o que a escola já apresentou e apesar dos pontos críticos da história é um enredo de fácil leitura, mesmo sendo uma obra de ficção.” – Concluiu Soares.

Como de costume, nosso entrevistado deixou uma mensagem final a todos nossos leitores, nas palavras dele,

Acreditem no seu potencial! Todos nós, com experiência ou não no carnaval real e independente do traço de cada um, estamos aqui para brincar e transmitir felicidade a todos que nos assistem. Estamos unidos pra fazer a cada ano, nossa liga mais forte. Respeitando a todas as outras ligas, pois todas elas são vitrines de grandes talentos, são espaços onde a juventude e os amantes do carnaval têm para expôr suas ideias e seus trabalhos. Viva o carnaval Virtual!”

Neste Carnaval Virtual de 2020, a Imperiais do Samba será a sexta agremiação a desfilar no dia 03 de outubro, sábado, pelo Grupo Especial.

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: Carnaval Virtual 2020GRESV Imperiais do SambaGrupo Especial

Recent Posts

  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

1 minuto ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

2 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

13 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

16 horas ago