Categories: CarnavalCarnaval Virtual

Carnaval Virtual: Começa o Hiperespetáculo do Grupo Especial

Nesta sexta-feira, começaram os desfiles do Grupo Especial do Carnaval Virtual. Nove agremiações abrilhantaram a passarela. Verdadeiro hiperespetáculo de muito samba e tecnologia com estilos estéticos bastante diversificados. Dentre os destaques da noite, a Ponte Aérea bailou um tango em ritmo de samba; o mar de rosas da Caprichosos do Boa Vista inundou a Passarela Virtual; e a irreverência do Dzi Croquetes sacudiu a avenida com Saudade. Confira como foram os desfiles, a seguir.

BROTOS DA FLOR

Com o enredo “Brotos da Flor nos jardins de Burle Marx”, a Brotos da Flor abriu a noite cantando a obra e a vida de Burle Marx. Com maestria, a escola trouxe alegorias com poéticas florais dos jardins do artista. Semeou bom gosto com um enredo que destacou a natureza e a obra urbanística e paisagística do homenageado. As alas dialogaram bem diante da propositura do enredo. A escola integrou as pluralidades dessa personalidade multifacetada e excêntrica, como paisagista, pintor, desenhista, designer, escultor e cantor, representados na avenida virtual. 

Ala 03 e Tripé 1 da Brotos da Flor.

CORAÇÕES UNIDOS

Já a Corações Unidos trouxe para a Passarela Virtual o enredo “Prece das Águas”. O lindo enredo passeou pelo reino das águas, destacando as culturas ribeirinha e cabocla, com suas lendas e superstições. As levezas das alas e as cores escolhidas para desenvolver o enredo surpreenderam a quem assistiu. A alegoria da piracema trouxe uma forte representação do imaginário ribeirinho. As leituras fluviais contribuíram com a unidade da escola e os adornos das alegorias foram pontuais.

Carro 3 da Corações Unidos.

TIJUCANO

Terceira escola a desfilar, a Unidos do Tijucano trouxe para a Passarela Virtual o encantador enredo “A Cuca vai pegar? “. A escola entrou forte cantando o folclore brasileiro, apresentado em uma sinopse belamente escrita em forma de conto. O desfile valorizou o universo onírico infantil, brincando em seu enredo, alas e alegorias que traduzem o lúdico  e o imaginário da criança. O conjunto da escola traz personagens da literatura infantil de Monteiro Lobato e, sobretudo, os encantamentos e medos da infância: sono, escuro, boi da cara preta, bicho papão, cuca e muitos outros. Destacaram-se os diversos efeitos de movimentos nas alegorias. Este foi o mundo onírico infantil dos Tijucanos!

Pede passagem da Unidos da Tijucano.

PONTE AÉREA

A vermelho, verde, branco e ouro catarinense trouxe o enredo “Manifesto por um tango negro” para a Passarela Virtual. A escola cantou a “efervescência da negritude em Buenos Aires e que ajudou a criar o estilo musical que é símbolo de seu país: o tango”, segundo a sinopse. O opulento conjunto visual foi um dos melhores da noite e traduziu a temática com clareza e competência. As alegorias impressionaram pelo belo trabalho de iluminação. Merece destaque a inédita proposta de trazer a Velha Guarda como guardiã do casal de Mestra Sala e Porta Bandeira, seguidos pela ala das Baianas.  Inovação que valorizou a ancestralidade, tanto do tango quanto da própria agremiação. A Ponte Aérea deu um baile na Passarela Virtual: desfilou com elegância e perfeição e disse adiós ao público na certeza de que está na disputa pelo título.

Carro 2 da Ponte Aérea.

CAPRICHOSOS DO BOA VISTA

A Caprichosos do Boa Vista trouxe o emocionante enredo que homenageou o cinquentenário da escola de samba Rosas de Ouro. Cantando a tradição da agremiação paulistana, a Caprichosos encantou, como diz a sinopse, ao “balançar a roseira que se cobre de ouro para festejar seus cinquenta desabrochar”. E não se intimidou com a boa apresentação que lhe antecedeu: a abertura já mostrou força com uma Comissão de Frente arrebatadora. O enredo foi muito bem desenvolvido através de suas alegorias e alas com efeitos de danças sincronizadas, que trouxeram dramaticidade ao enredo. Destaque para a ala das Baianas, a Ala Freguesia para Nossa Senhora do Ó, com muita irreverência criativa, e a ala 13, que fazia referência aos travestis. O destaque de chão para a componente da  Velha Guarda carregava o simbolismo das tradições das escolas de samba.

Ala de Baianas da Caprichosos do Boa Vista.

SAUDADE

Com humor refinado e afiado, a Saudade chegou à Passarela Virtual com o enredo “Mamãe, eu quero ser Croquetchy!”. A escola encantou exaltando Dzi Croquettes, contando, em uma sinopse em forma de carta, que quer “inventar outro jogo”, dando um “Xeque-mate no CIStema!”. A arte do burlesco foi muito bem representada e permeou todo o desfile. Irreverência definiu um dos melhores desfiles da noite na passarela virtual. A Comissão de Frente impactante prenunciou alegorias e fantasias divertidas em um colorido muito bem construído. A estética das guerreiras medievais aliadas ao punk contemporâneo deu samba no inovador trisal de Mestre-sala e Porta-bandeira – “A Queda do binarismo” – com perfeição literal. A democracia, em sua totalidade, se revela na Alegoria 3, dente outras, com um desenvolvimento estético perfeito e arrebatador. Quebrou tabus!!!

Carro 3 da GRES Saudade.

INDEPENDENTES

A Independentes entrou forte na Passarela Virtual,  com o enredo “Do barro à salvação! As viúvas do vale do Jequitinhonha”. Louvou as artesãs do Vale do Jequitinhonha e seu artesanato e desenvolveu o enredo com uma fácil leitura. Com uma paleta de cores alegre e um trabalho de animação incrível do início ao fim do desfile, a agremiação não só empolgou como emocionou durante toda a apresentação.  “O enredo da GRESV Independentes através das Zefas, Antonias e Marias se transformou em uma linda homenagem a todas as mulheres guerreiras desse Brasil”,  como previu a sinopse. 

Carro 3 da Independentes.

IMPÉRIO DO RIO BELO

Com uma homenagem dupla, a Império do Rio Belo abrilhantou a noite com o enredo “Buda Nagô”. Já no início do desfile a escola deu o tom do que estava por vir, com fantasias e alegorias ricas em detalhes, brindando o público com um espetáculo visual incrível. A escola louvou as vidas e obras de dois grandes mestres da cultura brasileira, apresentando, como diz a sinopse, “Um enredo dedicado à Bahia de São Salvador, ao Rio de Janeiro e aos nossos Budas Nagôs: Dorival Caymmi e Gilberto Gil”. O carnavalesco soube casar muito bem os tons quentes e frios proporcionando para além do colorido espetacular uma opção estética muito agradável aos olhos do espectador. 

Ala 2 da Império do Rio Belo.

FLOR DE LÓTUS

Defendendo o título de campeã, a Flor de Lótus fechou a primeira noite do Grupo Especial com maestria. Apresentou o enredo “Sorria Pierrot, um palhaço não deve chorar”. A escola de Goiás encantou apresentando, na letra da sinopse, “diversos personagens que antecederam e influenciaram na origem do Pierrot”, destacando com emoção, ainda, a necessidade do humor diante das fragilidades da vida. Temática bastante pertinente à representação carnavalesca que foi muito bem desenvolvida em um ótimo conjunto de fantasias e alegorias, no qual se destacou o belo carro abre-alas.

Carro Abre-Alas da Flor de Lótus.

Texto elaborado coletivamente pelos pesquisadores:

Clark Mangabeira – Pós-doutorando em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ). Enredista da U. de Vila Isabel, U. de Padre Miguel e Mocidade Alegre. Antropólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisador do NesCaFe/CNPq.

Leonardo Morais Lopes – Mestrando Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ). Professor de Historia. Pesquisador e produtor de carnaval. Pesquisador do NesCaFe/CNPq.

Sílvia Maria Monteiro Trotta – Pós-graduanda em Figurino e Carnaval (UVA). Historiadora (UFRJ). Integrante da comissão de carnaval da Império de Petrópolis. Pesquisadora da LUPA Carnaval – UFRJ.

Wádson Pereira Rocha – Doutorando em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ). Artista visual/Pesquisador do NEsCaFe/CNPq e NUPPE/CNPq.

Carnaval Virtual

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: quarto participante desiste de reality da RecordTV

Mais uma participante desistiu de A Grande Conquista 2. Nesta quarta-feira (1), Ana Paula optou por deixar o reality show…

7 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Solteira, Gracyanne Barbosa posta foto completamente sem roupa

Gracyanne Barbosa agitou as redes sociais ao compartilhar um clique que surpreendeu seus seguidores. Nos Stories do Instagram, a influenciadora,…

8 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

9 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

11 horas ago