VÍDEO: Lula declara que Robinho já deveria estar preso por estupro

Robinho. Foto: Reprodução/TV Globo

Robinho. Foto: Reprodução/TV Globo

Robinho deve descobrir após o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 20 de março, se vai cumprir pena no Brasil. Na justiça italiana, o jogador já foi condenado a cumprir a pena de nove anos em regime fechado por estupro coletivo.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o atleta já deveria estar cumprindo a pena no Brasil. Em entrevista exclusiva ao SBT, nesta segunda-feira (11), Lula declarou que estupro é um “crime imperdoável”.

Em sua fala, o presidente reforçou que todas as pessoas que cometem crime de estupro devem ser presas: “A pessoa precisa aprender que a relação sexual não é apenas o desejo de uma parte, é a concórdia das partes”.

Lula relembrou que Robinho participou de um estupro coletivo, mas achou que não cometeu crime, além de culpar a bebida: “Um homem, um jovem, que tem dinheiro, um jovem rico, famoso, praticar estupro? E coletivo? E acha que não cometeu crime. Acha que estava bêbado? Ah, cria vergonha”.

“Estupro é um crime imperdoável. Então, as pessoas têm que ser julgadas e condenadas. O Robinho já foi condenado na Itália e era para estar cumprindo pena aqui. Ele vai ser julgado este mês, e espero que ele pague o preço da irresponsabilidade dele de ser um jovem que teve mais sorte do que 99% dos jovens brasileiros, que ganhou muito dinheiro, que ficou muito famoso e não precisava ter feito isso com a menina”, finalizou o presidente.

Condenação na Itália

Condenado em última instância, na Itália, a nove anos de prisão por estupro, em 2020, Robinho deixou o país e veio para o Brasil. Ele está em liberdade, em Santos, no litoral paulista, pois não há extradição de cidadãos brasileiros para outros países.

O julgamento, aberto à imprensa, será transmitido no canal do tribunal no YouTube. O relator do caso é o ministro Francisco Falcão. O parecer deverá ser dado por um colegiado com 15 magistrados. Caso a maioria deles seja favorável, Robinho poderá cumprir a pena de prisão em regime fechado no Brasil.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Ministério Público já defenderam que a pena seja homologada e Robinho a cumpra no Brasil. Segundo a PGR, todos os pressupostos legais e regimentais adotados pelo Brasil para o prosseguimento da transferência de execução penal foram cumpridos.

Comentários

 




    gl