Categories: BrasilPolítica

Último depoimento: CPI ouve representante dos municípios na Conitec sobre Kit Covid no SUS

Após 66 reuniões e três audiências públicas, a CPI da Covid-19 deve ouvir, nesta terça-feira (19), o último depoimento, de Elton da Silva Chaves, representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), junto à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Até agora, a comissão ouviu 60 pessoas.

Chaves participou da reunião da Conitec do último dia 7 de outubro, em que o relatório intitulado Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19 seria votado pelo plenário do colegiado, mas foi retirado de pauta a pedido do Ministério da Saúde. O texto registrava oposição à administração do chamado “Kit Covid” (de medicamentos sem eficácia contra a doença) no Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, o representante do Conasems teria se manifestado contrariamente ao adiamento para debater o estudo.

A princípio, a ideia da comissão era ouvir o médico Carlos Carvalho, que é diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) e elaborou o estudo contra a administração do “Kit Covid”. O médico, todavia, ainda não poderia apresentar o estudo à CPI.

Diante disso, os senadores da comissão decidiram convocar outros quatro membros da Conitec, e optaram por Chaves.

A expectativa dos parlamentares da comissão é entender o contexto do pedido de adiamento e se houve algum tipo de pressão ou interferência do governo no episódio. Há a suspeita de que a reunião da Conitec foi adiada a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que teria ficado contrariado com estudo.

O “Kit Covid” é composto por medicamentos sem comprovação de eficácia para o tratamento da Covid-19, como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, entre outros fármacos, que têm sido defendidos e propagandeados pelo presidente Bolsonaro durante a pandemia do novo Coronavírus.

Apesar das inúmeras alterações no calendário da comissão, o depoimento de Chaves deve ser o último antes da leitura do relatório final da CPI, que estava prevista para ocorrer nesta terça-feira, mas foi adiada para quarta-feira (20). Com a alteração, a oitiva, que seria realizada nessa segunda-feira (18/10) antes da audiência pública com as vítimas da Covid-19, passou para a terça. A votação do documento deverá ocorrer na próxima terça-feira (26).

O colegiado iniciou os trabalhos no último dia 27 de abril e, em meados de julho, prorrogou o prazo de funcionamento, que agora expira em 5 de novembro.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna. Apresentadora ficou entre os assuntos mais comentados…

43 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Monique Rizzeto terá reinado duplo no Carnaval de 2025

Rio. O Carnaval de 2025 promete ser muito especial para Monique Rizzeto. Após ser anunciada como Rainha de Bateria da…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria

Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria Rio. Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (30),…

2 horas ago
  • Famosos

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS. Estado vive drama após as…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 define novo coreógrafo para sua comissão de frente

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a Camisa 12 anunicou quem irá comandar sua…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo

O jornalista José Luiz Datena foi submetido a uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…

4 horas ago