Transporte gratuito para maiores de 60 anos volta a valer em São Paulo; veja regras

Ônibus em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ônibus em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pessoas com mais de 60 anos já podem usar o transporte público na cidade de São Paulo sem pagar tarifa. O prefeito de São Paulo publicou no Diário Oficial da cidade um novo decreto que restabelece a gratuidade.

Pela nova regra, que já está valendo, as pessoas que correspondem à faixa etária precisam emitir o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, feito por meio do cadastramento na SPTrans. É preciso que os idosos que queiram usufruir do serviço comprovem residência na Região Metropolitana de São Paulo.


Leia também:

+ Moraes ordena buscas contra bolsonaristas envolvidos em atos golpistas

+ Festa de Réveillon na Avenida Paulista é confirmada após dois anos; veja atrações


Segundo a SPTrans, a apresentação do registro geral (RG) direto nos ônibus será aceita apenas enquanto os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo preparados para atender a retomada da gratuidade para os beneficiados.

O fim da gratuidade para esses passageiros foi determinado em fevereiro de 2021. Nesse momento, só pessoas a partir dos 65 anos podiam ter acesso ao benefício.

A mudança afetava não só os ônibus municipais como os coletivos intermunicipais, metrô e trens. A alteração estabelecida pela prefeitura e o governo de São Paulo foi anunciada em dezembro do ano anterior. Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos. Em 1 de janeiro de 2023, a gratuidade também terá validade para o transporte estadual (trem e metrô ), informou o Governo de São Paulo.

Comentários

 




    gl