Temporal provoca alagamentos e mata 12 pessoas em São Paulo

Temporal deixou parte de São Paulo alagada. Foto: Reprodução de TV

Temporal deixou parte de São Paulo alagada. Foto: Reprodução de TV

O temporal que atingiu São Paulo entre a noite deste domingo (10) e a madrugada desta segunda-feira (11) deixou 12 mortos, de acordo com o chefe da Casa Militar do governo estadual, Coronel Walter Nyakas Júnior.

A forte chuva provocou alagamentos e desmoronamentos na capital paulista e região metropolitana de São Paulo. Foram cinco mortes em Ribeirão Pires e uma em Embu das Artes, todas decorrentes de deslizamentos de terra. Os outros óbitos ocorreram por afogamento em São Bernardo do Campo (1), Santo André (2), São Caetano do Sul (3) e São Paulo (1).

Até o momento, o Corpo de Bombeiros atendeu 698 ocorrências relacionadas à enchente. A força da tempestade também derrubou 155 árvores e provocou 54 pontos de deslizamentos ou desabamentos na região.

Depois de sobrevoar as áreas inundadas na capital paulista e região metropolitana de São Paulo, nesta manhã, o governador do estado, João Doria, determinou prioridade para o atendimento a desabrigados e remoção de moradores de áreas de risco. Doria pediu para que as pessoas evitem sair de suas casas.

O temporal deixou diversas regiões alagadas, bloqueando ruas e avenidas. Além dos desabamentos de casas, também foram registrados casos de deslizamentos de terra.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a capital paulista já saiu do estado de atenção e há quatro pontos de alagamento ativos, sendo três transitáveis e um intransitável. A prefeitura suspendeu o rodízio e a cobrança de estacionamento pela Zona Azul em toda a cidade. Com estações alagadas, a linha 10-Turqueza da CPTM foi fechadas e não tem previsão de reabertura.

Estação Tamanduateí, da linha 10-Turquesa da CPTM e da linha 3-Verde do Metrô, alagada. Foto: Reprodução/TV Globo
Estação Tamanduateí, da linha 10-Turquesa da CPTM e da linha 3-Verde do Metrô, alagada. Foto: Reprodução/TV Globo

As principais vias de ligação do ABC com a capital sofreram alagamentos e muitos trechos foram interditados. Na rodovia Anchieta, na altura do km 13, em São Bernardo, as pistas centrais e marginais ficaram bloqueadas tanto no sentido capital quanto em direção ao litoral devido ao transbordamento do córrego Ribeirão dos Couros. Na Ayrton Senna, o tráfego apresentava lentidão em direção à capital paulista do km 23 ao km 11, por excesso de veículos.

No bairro do Ipiranga, Zona Sul paulistana, a enchente arrastou carros e pessoas tiveram de ser socorridas dos veículos. De acordo com relatos nas redes sociais, carros foram arrastados pela correnteza e alguns motoristas tiveram que ficar aguardando ajuda nos tetos dos automóveis.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo informou que o maior volume de chuva, das 19h de domingo (10) às 7h de segunda-feira (11), foi registrado em Jabaquara, 109,5 milímetros, e na Vila Prudente, 103,3mm. A previsão para esta segunda-feira é de mais temporal na capital e nas cidades em seu entorno.

Comentários

 




    gl