Categories: Brasil

Sem doses suficientes, vacinação no Brasil deve se estender para 2022

A vacinação contra Covid-19 deve se estender até 2022 por ainda não haver doses suficientes para vacinar toda a população, além da falta de um plano detalhado por parte do Ministério da Saúde sobre o processo. Segundo a pasta, a expectativa é que a população brasileira esteja vacinada apenas no ano que vem.

O cenário do Brasil no combate à Covid-19 é complexo. Hoje, não existem datas marcadas para as fases do plano de imunização e muito menos doses suficientes dos imunizantes para atender toda a população.

Sem um plano efetivo de imunização, o Ministério da Saúde, que estava até na semana passada receitando cloroquina no combate à Covid-19, diz que a expectativa é que a população brasileira esteja vacinada apenas no ano que vem, no momento que as taxas de contaminação e mortes no Brasil aumentam drasticamente.

Em comunicado enviado ao UOL, a palavra mais comum é “depende”. Não há certeza sobre quando todos os brasileiros estarão imunizados contra o novo Coronavírus. Na melhor das hipóteses, a expectativa é isso ocorra no segundo trimestre de 2022.

“O Ministério da Saúde estima que, no período de 12 meses, posterior à fase inicial, concluirá a vacinação da população em geral, o que dependerá, concomitantemente, do quantitativo de imunobiológico disponibilizado para uso”, diz a nota.

A reportagem acrescenta que as incertezas levaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, na última segunda (18), a pedir que o Ministério da Saúde apresente um cronograma para a vacinação.

A fase 1, que começou nesta semana, tem, a princípio, previsão de duração de cinco semanas. Mas, com a quantidade de doses disponíveis no Brasil, é difícil saber se esse prazo será cumprido. Ao todo, o país possui 6 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Mas são necessários 31,1 milhões para cumprir o planejamento.

“O prazo para encerrar cada fase depende do quantitativo de doses entregues pelos laboratórios fornecedores e aprovadas pela Anvisa”, afirma o Ministério da Saúde.

O “Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19” traz a indicação de três fases, que englobam pouco menos de 50 milhões de pessoas dos grupos de risco; ou seja, cerca de um em cada quatro brasileiros.

Leia também:

– Sem insumos, Fiocruz adia de fevereiro para março entrega de vacinas da Oxford







Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição. Musa fitness concedeu entrevista ao podcats e o tema central…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: maioria não aprova três dias de desfiles no Grupo Especial 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Edson Pereira e equipe apresentam projeto visual na Tijuca e fotos dão água na boca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Sonha desfilar na comissão de frente? Coreógrafa da Vila Maria faz convite

Quem sonha atuar em uma comissão de frente tem uma excelente oportunidade. Se preparando para estrear na Unidos de Vila…

8 horas ago
  • Brasil

Surfistas e pilotos de jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos

Surfistas e pilotos de jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos. Momento que viralizou nas redes sociais aconteceu…

8 horas ago
  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

9 horas ago