Categories: Brasil

Santander terá de fazer exposições sobre diversidade após fechamento do Queermuseu

Duas exposições sobre diversidade nos próximos 18 meses. Essa será a punição do Santander Cultural por cancelar a mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, em Porto Alegre (RS), após acusações de que as obras faziam apologia à pedofilia.

O banco assinou também um termo de compromisso consensual com o Ministério Público Federal em 20 de dezembro, que prevê pagamento de R$ 800 mil em multa em caso de descumprimento.

A mostra gerou polêmica em setembro de 2017 depois de membros do Movimento Brasil Livre (MBL) terem incitado seus seguidores a criticarem e boicotarem a exposição, alegando que havia apologia a pedofilia. Posteriormente, isso foi rechaçado pelas autoridades da cidade, mas a repercussão, porém, fez o Santander desistir da iniciativa para evitar a polêmica.

O MPF do Rio Grande do Sul considerou ter havido “lesão à liberdade de expressão artística”, uma vez que a mostra foi cancelada 30 dias antes de sua abertura em Porto Alegre, sem motivo plausível.

No termo, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Freitas, admite que a empresa não tinha “obrigação ceder seu espaço privado” para o Queermuseu, mas destacou que a não realização revelou intolerância a questões de gênero e orientação sexual.

Ao encerrar a Queermuseu, o Santander afirmou, em nota, que “infelizmente a mostra foi considerada ofensiva por algumas pessoas e grupos” e pediu desculpas “a todos aqueles que enxergaram o desrespeito a símbolos e crenças na exposição”.

Com 270 obras de artistas como Alfredo Volpi, Adriana Varejão, Cândido Portinari e Ligia Clark, entre outros, a mostra Queermuseu tinha como objetivo explorar a diversidade de expressão de gênero.

O Santander Cultural precisará ainda continuará a adotar informações claras a respeito de eventuais representações de nudez, violência ou sexo nas obras.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Breno, filho de Tinga, é anunciado como intérprete oficial no Rio

Rio. A escola de samba Alegria de Copacabana, voltando ao cenário carnavalesco, já tem uma nova voz oficial para o…

8 horas ago
  • Brasil

Emoção marca homenagem da Aeronáutica para médico morto no RS

Tragédia no Sul. O médico capixaba Leandro Medice, encontrado morto na manhã de segunda-feira (13) em um abrigo no Rio…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Doações podem ser trocadas por ingressos para sorteio da ordem dos desfiles

Rio. A ordem dos desfiles para o Carnaval 2025 do Grupo Especial será conhecida no próximo dia 23, na Cidade do…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Mangueira divulga a sinopse do enredo 2025

Rio. A Estação Primeira de Mangueira terá como enredo no próximo ano; À flor da Terra - No Rio da negritude…

10 horas ago
  • Famosos

Sexo, amor e trabalho não têm idade! Susana Vieira revela estratégia aos 81

Parar? Nem pensar! Susana Vieira, aos 81 anos, lançou sua biografia e garante que segue com contrato vitalício com a…

11 horas ago
  • Famosos

Ex-campeão do BBB reage aos comentários sobre sua aparência

Bastidores. Dhomini, campeão da terceira edição do BBB 3, fez um desabafo nesta terça-feira (14) em seu perfil no Instagram…

11 horas ago