Categories: Brasil

Rio amplia postos de saúde com vacina antirrábica em humanos

A Prefeitura do Rio ampliou o número de unidades que fazem a profilaxia da raiva humana. Antes, apenas 14 faziam a aplicação da vacina antirrábica em humanos. Agora, são 36 clínicas da família ou centros municipais de saúde com disponibilidade do insumo. Para os casos mais graves, com indicação, além da vacina, também do soro antirrábico, são três hospitais de referência: Souza Aguiar, no centro; Pedro II, em Santa Cruz; e Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

O município do Rio de Janeiro tem uma organização para o Programa de Profilaxia da Raiva Humana. Todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde) contam com profissionais que prestam os primeiros cuidados, avaliam e indicam a conduta para cada caso específico.

Quando a indicação é para a vacina antirrábica, o paciente é orientado a procurar, nos primeiros três dias após a agressão, uma das 36 unidades que dispõem da vacina, que podem ser consultadas no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já para os casos com indicação também do soro, as referências são os hospitais municipais Souza Aguiar (Praça da República, 111, Centro), Pedro II (Rua do Prado, 325, Santa Cruz) e Lourenço Jorge (Avenida Ayrton Senna, 2000, Barra). A administração do soro pode ser feita até sete dias da primeira dose da vacina.

Todos os mamíferos (cães, gatos, micos, etc) são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A transmissão para o homem se dá pela inoculação do vírus da raiva, contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. Em caso de acidentes com animais, as orientações são:

• Lavar imediatamente o ferimento com água corrente, sabão ou outro detergente.

• Procurar uma unidade de pronto atendimento ou de Atenção Primária, para avaliação e indicação dos procedimentos necessários.

• Se houver indicação clínica atestada pelo profissional de saúde, o paciente deve ser orientado a procurar uma das 36 unidades de profilaxia da raiva humana, para administração da vacina antirrábica segundo esquema indicado para o caso.

• O soro antirrábico só pode ser aplicado em unidade hospitalar e com a apresentação da prescrição feita pela unidade que acolheu o paciente.

• O uso de antibióticos deve ser feito nos casos em que haja indicação, após avaliação médica.

• Caso surjam, nos dias seguintes o acidente e aos primeiros cuidados, sinais de infecção, é indicado procurar o serviço de saúde para nova avaliação pelo médico.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Quitéria Chagas será coroada Rainha de Bateria do Império Serrano

Rio. A modelo e atriz Quitéria Chagas retornará ao posto de Rainha de Bateria do Império Serrano para o Carnaval…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Donos da Mansão discutem indicação para Zona de Risco

Berlinda. Vem aí mais uma Zona de Risco em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Os donos da Mansão,…

2 horas ago
  • São Paulo

Depoimento de jovem que matou a família em SP causa espanto até na polícia

Crime bárbaro. Um adolescente de 16 anos foi apreendido na madrugada de segunda-feira (20) após confessar à polícia um triplo…

2 horas ago
  • Famosos

Que tombo foi esse? Câmera de segurança flagra capote de Jojo Todynho

Que tombo foi esse? Câmera de segurança flagra capote de Jojo Todynho. A própria cantora compartilhou o momento nas redes…

2 horas ago
  • Entretenimento

Atriz trans, intérprete da Buba em Renascer, desabafa após mostrar bastidores

A novela Renascer exibiu nesta segunda-feira (20), cenas fortes da personagem Buba, interpretada por Gabriela Medeiros, em que a jovem…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Vice-presidente da Gaviões fala de nova gestão e relação entre torcida e Carnaval

Após ficar na quarta colocação em 2024, a Gaviões da Fiel anunciou, no último sábado (18), durante evento organizado pela…

3 horas ago