Entre 10 governadores, Cláudio Castro é o pior avaliado; 45,1% desaprovam

Cláudio Castro. Foto: Governo do Rio de Janeiro/Divulgação

Cláudio Castro. Foto: Governo do Rio de Janeiro/Divulgação

Pesquisa. O Instituto Paraná Pesquisas ganhou novo status após chegar muito próximo do resultado final da eleição presidencial de 2022, a mais disputada no país desde a redemocratização, em 1985.

No segundo turno, o órgão apontou 50,4% dos votos válidos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 49,6% para Jair Bolsonaro (PL). Lula teve 50,9%, e Bolsonaro, 49,1%.

Nesta quarta-feira (14), o Instituto divulgou dados de avaliação dos governadores das dez maiores capitais do país.

Com aprovação de 70% em Curitiba, Ratinho Junior (PSD) é o governador mais bem avaliado pelos eleitores de sua capital. Ele é seguido por Helder Barbalho (MDB), com 68,5% de aprovação em Belém. Romeu Zema (Novo), com 66,5% de avaliação positiva em Belo Horizonte, o terceiro. Eduardo Leite (PSDB), com 66,3%, em Porto Alegre, é o quarto.

5º – Em São Paulo, Tarsício de Freitas (Republicanos) – 65,3% de aprovação;

6º – Em Recife, Raquel Lyra (PSDB) – 63,1% de aprovação;

7º – Em Fortaleza, Elmano de Freitas (PT) – 62,4% de aprovação;

8º – Em Salvador, Jerônimo Rodrigues (PT) – 55,5% de aprovação;

9º – Em Manaus, Wilson Lima (UB) – 53,5% de aprovação.

Entre os dez governadores avaliados, o último colocado é Cláudio Castro (PL), do Rio. Ele foi o único a ter desaprovação maior que aprovação em sua capital: 43,2% dos cariocas aprovam sua gestão, ao passo que 45,1% desaprovam. As pesquisas foram realizadas em diferentes datas, entre março e junho. A margem de erro varia, conforme o estado, de 3,2 pontos percentuais a 3,7.

Comentários

 




    gl