Quaest: Lula mantém 12 pontos sobre Bolsonaro na corrida presidencial

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31), mostra o ex-presidente Lula, do PT, consolidado na liderança da corrida eleitoral com vantagem de 12 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que busca a reeleição.

Os dois líderes oscilaram um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. O petista agora tem 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro.


Leia também:

+ Maioria dos brasileiros reprova forma de Bolsonaro governar, diz Ipec

+ Questionado sobre o termo tchuchuca e relação com o Centrão, Bolsonaro abandona entrevista


A pesquisa traz números favoráveis para o candidato do PDT, Ciro Gomes, que cresceu três pontos percentuais no último mês. Ele tinha na primeira pesquisa Quaest, do dia 3 de agosto, 5% das intenções de voto e saltou para 8%.

Simone Tebet, do MDB, manteve os 3% da anterior. Pablo Marçal, do PROS, e Vera Lúcia, do PSTU, aparecem com 1% cada. Os demais não chegaram a pontuar. Indecisos são 6% e brancos ou nulos, 5%.

Confira os números:

Lula – 44%
Bolsonaro – 32%
Ciro Gomes – 8%
Simone Tebet – 3%
Vera Lúcia – 1%
Pablo Marçal – 1%
Indecisos – 6%
Branco/nulo – 5%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula oscilou um ponto para menos e marca 32%. Bolsonaro oscilou dois e caiu de 27% para 25%. Ciro foi de 1% para 3%. Indecisos são 37% e brancos ou nulos, 2%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula tem 51% (patamar igual ao do estudo anterior) e Bolsonaro, 37% (antes eram 38%). A pesquisa ainda mostra que 65% dos entrevistados estão decididos sobre seus votos e que 33% ainda podem mudar a escolha.

Dados da pesquisa

O levantamento, registrado como BR-00585/22, ouviu duas mil pessoas em 120 municípios das cinco regiões do Brasil entre os dias 25 e 28 de agosto – portanto não pegou ainda os efeitos do debate, realizado na Band na noite do último domingo (28). A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%.

Comentários

 




    gl