Protocolado pedido de cassação do deputado bolsonarista que atacou Vera Magalhães

Douglas Garcia agride verbalmente a jornalista Vera Magalhães. Foto: Reprodução/Twitter/Vera Magalhães

Douglas Garcia agride verbalmente a jornalista Vera Magalhães. Foto: Reprodução/Twitter/Vera Magalhães

A deputada estadual Isa Penna, do PC do B, apresentou nesta quarta-feira (14) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um pedido de cassação do deputado estadual Douglas Garcia, do Republicanos, por quebra de decoro parlamentar.

Douglas agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães após debate entre candidatos a governador de São Paulo, realizado na noite de terça-feira (13).

Na representação apresentada, as advogadas Maíra Recchia, Gabriela Araujo e Priscila Pamela dos Santos, segundo o jornal “O Globo”, “afirmam que Douglas Garcia foi ao debate com a intenção de ‘inibir e constranger’ uma mulher que estava no exercício de sua profissão, ‘valendo-se de método repugnante a que pertence a violência de gênero e por meio de falas completamente reprováveis por todos, inclusive colegas de partido'”.

“As atitudes do parlamentar demonstram que este quebra a honradez mediana e primária do decoro parlamentar, já que não é esse tipo de conduta que se espera de qualquer homem, em especial de homens públicos imbuídos do poder parlamentar. Há na conduta do Deputado, ora Representado, inquestionável ofensa à dignidade da jornalista bem como de todas as mulheres brasileiras”, diz o pedido.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o parlamentar se dirigindo até a cadeira onde Vera Magalhães estava sentada. De forma agressiva, ele ofende e intimida a profissional, dizendo que ela é “uma vergonha para o jornalismo” e a acusando de ser “paga para falar mal de Bolsonaro”.

A jornalista relatou através das redes sociais que teve que sair do evento, realizado no Memorial da América Latina, sob escolta e informou que registraria um boletim de ocorrência contra Douglas Garcia. Outro pedido contra Garcia foi apresentado pelo deputado Emidio de Souza, do PT.

Conselho dará andamento

A deputada Maria Lucia Amary, do PSDB, presidente do Conselho de Ética da Alesp, confirmou que recebeu representações contra Douglas Garcia e que ele será notificado.

“Como mulher, repudio veementemente este tipo de comportamento e me solidarizo com a jornalista Vera Magalhães, que estava no exercício do seu trabalho”, escreveu Amary em suas redes sociais.

Douglas Garcia registra BO contra Vera Magalhães

O deputado Douglas Garcia informou, nesta quarta-feira (14), via Twitter, que registrou um boletim de ocorrência contra a jornalista da TV Cultura, Vera Guimarães, e o diretor de jornalismo da emissora, Leão Serva. Ele declarou também que processará todos que o estão “caluniando” ao dizer que houve agressão física contra a jornalista.

Em vídeo, Douglas disse não se arrepender “de absolutamente nada” do que fez no debate . Declarou que sempre buscou combater “esse jornalismo militante” e que, se deve pedir desculpas, “não é para jornalista nenhum”, mas sim “para o Tarcísio [de Freitas].”

Comentários

 




    gl