Categories: Brasil

Entenda os 4 programas de fidelidade de companhias aéreas no Brasil

Muitas pessoas ficam confusas quando o assunto é reverter milhas em passagens aéreas e acabam deixando de lado a chance de embarcar de graça para o sonhado destino. Na verdade, compreender esse universo é mais fácil do que parece e participar de programas de fidelidade pode ser muito vantajoso.

No Brasil, Avianca, Azul, Latam e GOL oferecem programas nesse estilo. O melhor caminho para se dar bem com eles é conhecer o funcionamento de cada um. Veja abaixo como funcionam:

LATAM Fidelidade

Faz parte do programa Multiplus e permite acumular pontos a cada voo ou com o uso do cartão de crédito. As milhas dão direito a passagens pela Air Canada, Air China, Copa Airlines e demais membros da oneworld. O programa tem quatro categorias — Black Signature, Black, Platinum e Gold — correspondentes à quantidade de trechos voados e de pontos Elite (obtidos pelo cálculo da distância em milhas multiplicados por um percentual de cada categoria de voo) acumulados.

Smiles

Pelo programa de fidelidade da GOL, é possível adquirir bilhetes na companhia e em outras do grupo Star Alliance (Air France, Delta Airlines, KLM, etc.) — não só com voos realizados, mas com compras pelo cartão de crédito e aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras. O Smiles tem quatro categorias: Smiles (básico), Prata, Ouro e Diamante. Os benefícios são acesso a lounge, embarque prioritário, bônus no acúmulo de milhas e outros.

Tudo Azul

O programa da Azul funciona com acúmulo de crédito nos cartões parceiros. A cada compra, o cliente recebe 5% do valor em milhas. A partir de R$ 50, elas podem ser usadas como desconto na compra. Também há acúmulo na compra de passagem aérea. Neste caso, cada R$ 1 equivale a até 4 pontos. Nas categorias Topázio, Safira e Diamante, os clientes têm garantia de receber entre 2,5 e 3,5 pontos.

Amigo

Permite acumular pontos a cada voo ou ao comprar com o cartão de crédito. As milhas podem ser trocadas por passagens em empresas-membros do grupo Star Alliance, como a Avianca. Os participantes são divididos nas categorias Bronze, Silver, Gold e Diamond, de acordo com os pontos que obtêm. A vantagem do programa em relação aos demais é poder cadastrar a família para juntar pontos e poder emitir passagens para terceiros.

Quanto valem as milhas?

O valor das milhas varia bastante. Em alguns casos, é tão alto que vale mais a pena comprar a passagem em dinheiro. A dica é pesquisar muito. Uma alternativa é usar a ferramenta que combina uso de pontos e dinheiro, ideal para quem precisa de poucas milhas para retirar um bilhete.

Mais privilégios

Se tornar passageiro frequente em uma aliança de companhias aéreas é a melhor maneira de garantir diversas opções de itinerário e ganhar outras vantagens.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

10 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

12 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

12 horas ago