Categories: Brasil

Procon Carioca lança e entrega Selo de Qualidade a empresas que melhoram atendimento ao consumidor

O Procon Carioca lançou e entregou nesta quinta-feira (15), o Selo de Qualidade Procon Carioca 2018. Foram homenageadas empresas de diversos segmentos da economia que se destacaram no atendimento ao consumidor em 2017.

A solenidade, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul, abriu a comemoração pelo Dia Internacional do Direito do Consumidor. O prefeito Marcelo Crivella e o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, participaram do evento.

“O lucro por si só não deve satisfazer o empresário, é preciso que o cliente esteja satisfeito e o serviço seja bem feito. Quero celebrar com o Procon Carioca uma nova política, uma nova realidade. Precisamos de um Rio em paz, e a paz começa nessas relações: no motorista de ônibus com os passageiros, no balconista com o cliente, no Procon com as empresas. Precisamos que isso seja transparente, e que haja entre nós espírito de solidariedade, que é trabalhar juntos “,afirmou Crivella.

O Selo de Qualidade foi criado no ano passado pela Lei 6.309/2017. O objetivo é incentivar as empresas a aumentar a qualidade do atendimento ao consumidor. O prêmio serve como reconhecimento àquelas que alcançaram resultado em 2017. O selo terá validade de um ano e será sempre referente ao desempenho da empresa no ano anterior.

A intenção do Procon Carioca é valorizar as marcas que melhorarem o atendimento ao consumidor, já que elas poderão agregar a seus nomes o Selo de Qualidade. Os custos de emissão do selo ficam a cargo do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

“A finalidade do Procon Carioca é defender os direitos do consumidor. E existem duas formas de fazer isso: com a punição, que não é agradável para ninguém, e com a educação e o incentivo, que é o que estamos fazendo aqui hoje. A punição não resolve o problema do consumidor, porque, nesta fase, ele já foi atingido, embora muitas vezes ela seja necessária”, disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz.

Uma Comissão Especial de Avaliação do Procon Carioca faz a análise do desempenho das empresas no atendimento aos clientes. O critério é o do levantamento de informações e comparação de dados. São levados em conta, dentre outros, os seguintes aspectos:

– Quantidade de reclamações contra a empresa;

– Índice de solução das queixas;

– Tempo de resposta das demandas dos consumidores registradas na plataforma consumidor.gov.br e no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC);

– Ações de educação para o consumo, por parte da empresa;

– Participação da empresa em mutirões de conciliação;

– Análise do resultado das fiscalizações realizadas pelo Procon Carioca.

Confira as empresas premiadas por sua evolução e melhorias no relacionamento com o consumidor em 2017: Caixa Econômica Federal; Claro/NET/Embratel; B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino); TIM; SKY; Vivo; Nextel; RioFarma; e Domino’s Pizza da Avenida das Américas no Recreio.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

6 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

7 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

7 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago