Procon Carioca lança e entrega Selo de Qualidade a empresas que melhoram atendimento ao consumidor

Procon Carioca lança e entrega Selo de Qualidade. Foto: Divulgação

Procon Carioca lança e entrega Selo de Qualidade. Foto: Divulgação

O Procon Carioca lançou e entregou nesta quinta-feira (15), o Selo de Qualidade Procon Carioca 2018. Foram homenageadas empresas de diversos segmentos da economia que se destacaram no atendimento ao consumidor em 2017.

A solenidade, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul, abriu a comemoração pelo Dia Internacional do Direito do Consumidor. O prefeito Marcelo Crivella e o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, participaram do evento.

“O lucro por si só não deve satisfazer o empresário, é preciso que o cliente esteja satisfeito e o serviço seja bem feito. Quero celebrar com o Procon Carioca uma nova política, uma nova realidade. Precisamos de um Rio em paz, e a paz começa nessas relações: no motorista de ônibus com os passageiros, no balconista com o cliente, no Procon com as empresas. Precisamos que isso seja transparente, e que haja entre nós espírito de solidariedade, que é trabalhar juntos “,afirmou Crivella.

O Selo de Qualidade foi criado no ano passado pela Lei 6.309/2017. O objetivo é incentivar as empresas a aumentar a qualidade do atendimento ao consumidor. O prêmio serve como reconhecimento àquelas que alcançaram resultado em 2017. O selo terá validade de um ano e será sempre referente ao desempenho da empresa no ano anterior.

A intenção do Procon Carioca é valorizar as marcas que melhorarem o atendimento ao consumidor, já que elas poderão agregar a seus nomes o Selo de Qualidade. Os custos de emissão do selo ficam a cargo do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

“A finalidade do Procon Carioca é defender os direitos do consumidor. E existem duas formas de fazer isso: com a punição, que não é agradável para ninguém, e com a educação e o incentivo, que é o que estamos fazendo aqui hoje. A punição não resolve o problema do consumidor, porque, nesta fase, ele já foi atingido, embora muitas vezes ela seja necessária”, disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz.

Uma Comissão Especial de Avaliação do Procon Carioca faz a análise do desempenho das empresas no atendimento aos clientes. O critério é o do levantamento de informações e comparação de dados. São levados em conta, dentre outros, os seguintes aspectos:

– Quantidade de reclamações contra a empresa;

– Índice de solução das queixas;

– Tempo de resposta das demandas dos consumidores registradas na plataforma consumidor.gov.br e no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC);

– Ações de educação para o consumo, por parte da empresa;

– Participação da empresa em mutirões de conciliação;

– Análise do resultado das fiscalizações realizadas pelo Procon Carioca.

Confira as empresas premiadas por sua evolução e melhorias no relacionamento com o consumidor em 2017: Caixa Econômica Federal; Claro/NET/Embratel; B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino); TIM; SKY; Vivo; Nextel; RioFarma; e Domino’s Pizza da Avenida das Américas no Recreio.

Comentários




    gl