Lula vai ao Reino Unido e depois ao G7, convidado pelo primeiro-ministro do Japão

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na China. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na China. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar da cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, entre os dias 19 e 21 de maio. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro do país asiático, Fumio Kishida, para reunião com os líderes das sete nações mais ricas do mundo.

Como o Brasil não integra o grupo, a participação do país ficaria em segundo plano, porém, o governo entendeu se tratar de uma boa oportunidade de manter diálogo direto com os líderes de potências mundiais.

O Itamaraty e a assessoria especial da Presidência da República, comandada por Celso Amorim, negociaram uma agenda com mais destaque ao Brasil no encontro, ainda não divulgada. Participam os chefes de Estado de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Nesta quinta-feira (4), Lula viajará ao Reino Unido para assistir à coroação do Rei Charles 3º, em Londres. A cerimônia está marcada para a tarde do próximo sábado (6). Na sexta (5), ele vai participar de um encontro bilateral com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

Comentários

 




    gl