Lula encerra participação na COP 27 e alinha retomada do Fundo Amazônia

Lula e Guterres na COP 27. Foto: Ricardo Stuckert

Lula e Guterres na COP 27. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encerrou, nesta quinta-feira (17), sua passagem pela Conferência para o Clima das Organização das Nações Unidas, a COP 27, no Egito.

Logo pela manhã, Lula participou do Fórum Internacional dos Povos Indígenas e depois teve uma reunião com o secretário-geral da ONU, a Organização das Nações Unidas, o português António Guterres. Segundo interlocutores, o petista pediu a Guterres para que o Brasil, em algum estado da Amazônia, seja a sede da Conferência para o Clima em 2025.


Leia também:

+ ‘Vai aumentar o dólar, cair a Bolsa? Paciência’, diz Lula sobre teto de gastos


Após a reunião com Guterres, Lula esteve com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide. Aos jornalistas, Eide anunciou que seu país deve reativar os investimentos no Fundo Amazônia, suspenso após o ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, alterar as regras de financiamento.

Depois, Lula reuniu-se com ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, com quem também tratou sobre o Fundo Amazônia e a retomada dos investimentos dos dois países europeus no comabte ao desmatamento na região.

Ao longo da Conferência Lula ainda fez inúmeras reuniões bilaterais com lideranças do mundo todo. Entre os encontros de destaque, estão aqueles com representantes das duas maiores economias do mundo: John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e enviado pelo governo do país à COP, e Xie Zhen Hua, Alto Representante da China para o clima.

Nesta quinta Lula estará em Portugal, onde terá reuniões com o primeiro-ministro do país, António Costa, e com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários

 




    gl