CPI: senadores apontam crime de responsabilidade de Bolsonaro

Arte: SRzd

Parlamentares afirmaram, nesta terça-feira (17), durante mais uma reunião da CPI da Covi-19 no Senado Federal, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu crime por ter compartilhado e supostamente falsificado um relatório sobre uma pretensa supernotificação de mortes pelo novo coronavírus no Brasil.

+ veja a cobertura completa da CPI da Covid-19 no Senado Federal

A comissão ouviu o auditor do Tribunal de Contas da União Alexandre Silva Marques, servidor responsável pela elaboração do documento que apontava a supernotificação de óbitos pela doença. O estudo foi divulgado por Bolsonaro.

Marques, assim como já havia feito em depoimento em comissão disciplinar do TCU, defende que produziu um “rascunho”, que acabou sendo utilizado pelo presidente para contestar o número de mortes, que teria sido enviado ao chefe do Executivo pelo seu pai:

“Senhor Alexandre, o seu depoimento aqui só confirma. Olha, nós não temos dúvida, a partir do seu depoimento, que o senhor presidente da República incorreu no crime contra a fé pública, constante no art. 297 do Código Penal, que diz: Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro”, afirmou o vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede).

Rodrigues também apresentou um vídeo onde Bolsonaro admite que errou ao falar que o documento era do TCU.

A senadora Simone Tebet (MDB) acusou que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao divulgar e supostamente alterar o documento:

“Na realidade, ele tornou público um documento sabidamente manipulado, falsificado. Isso é crime comum e crime de responsabilidade, senhor presidente. É crime comum não digo nem no 297, mas no 299: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele deveria constar ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de [entre outras coisas] alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

+ Pesquisa XP/Ipespe: Lula em 1º com 40%, seguido de Bolsonaro e Ciro

+ Na Câmara, Braga Netto afirma que não houve Ditadura no Brasil; assista

+ Fátima Bernardes segue afastada do Encontro

+ Guedes avisa que pode faltar dinheiro: ‘Ninguém recebe salário no setor público’

+ SC: pesquisa aponta Jair Bolsonaro com 46,1%

+ Curtinhas: Luciano Hang: ‘Você está pronto para sair do Brasil?’

+ Curtinhas: aos 62 anos, Maguila está de volta

+ Curtinhas: Lula sobe o tom contra Bolsonaro: ‘Seu tivesse medo…’

+ Império supera 30 pontos de audiência; veja os números de 16 de agosto

+ Programa de Luciano Huck aos domingos na Globo ganha nome, logotipo e chamada; assista

Comentários

 




    gl