Categories: BrasilPolítica

Pesquisa CNT/MDA mostra Lula oito pontos na frente de Bolsonaro, que lidera rejeição

Pesquisa realizada pelo Instituto MDA, contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (30), mostra que o ex-presidente Lula, do PT, se mantém na liderança da disputa presidencial, com 42,3% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro, do PL, com 34,1%.

O petista cresceu um ponto em relação ao levantamento anterior, feito em maio. Bolsonaro também oscilou dois pontos para mais.

Ciro Gomes, do PDT, aparece em terceiro lugar, mantendo a faixa dos 7% da pesquisa anterior. Simone Tebet, do MDB, tem 2,1%. Os demais candidatos somados atingem 1,1% das intenções de votos. Brancos e nulos são 5% e indecisos 7,8%.


Leia também:

+ Maioria dos brasileiros reprova forma de Bolsonaro governar, diz Ipec

+ Ipec: Lula tem 44%; Jair Bolsonaro 32%, seguidos de Ciro e Simone Tebet


Confira os números

Lula – 42,3%
Bolsonaro – 34,1%
Ciro Gomes (PDT) – 7,3%
Simone Tebet (MDB) – 2,1%
Brancos/Nulos – 5,0%
Indecisos – 7,8%
Demais candidatos não chegaram a 1%

Segundo turno

Na projeção de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 50,1% das intenções de voto e o atual ocupante do Palácio do Planalto com 38,85%.

Bolsonaro lidera rejeição

Jair Bolsonaro é o candidato com maior índice de rejeição. Segundo os dados, 55,8% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no atual presidente do República.

Ciro Gomes é o segundo, com 49% de rejeição, seguido por Lula, com 45,2%. Como a margem, os dois estão tecnicamente empatados. Tebet aparece na sequência, com 38,5%. Em maio, Bolsonaro tinha 53,9% de rejeição, Ciro Gomes, 48,2%, Lula, 44,1%, e Tebet, 37,5%.

Voto para evitar segundo turno

A pesquisa mostrou ainda que 17,9% dos entrevistados disseram que mudariam o voto no primeiro turno para garantir ou evitar que ocorra o segundo turno.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos candidatos, Lula subiu quatro pontos, de 33% para 37%. Bolsonaro foi de 27% para 32%, enquanto os outros concorrentes oscilaram um ponto para menos, sendo citados por apenas 6% dos entrevistados. Brancos e nulos são 5% e indecisos 20% nessa modalidade.

Números do estudo

A pesquisa ouviu 2002 eleitores entre 25 e 28 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00950/2022.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento

Atriz trans, intérprete da Buba em Renascer, desabafa após mostrar bastidores

A novela Renascer exibiu nesta segunda-feira (20), cenas fortes da personagem Buba, interpretada por Gabriela Medeiros, em que a jovem…

14 minutos ago
  • Carnaval/SP

Vice-presidente da Gaviões fala de nova gestão e relação entre torcida e Carnaval

Após ficar na quarta colocação em 2024, a Gaviões da Fiel anunciou, no último sábado (18), durante evento organizado pela…

1 hora ago
  • Ana Carolina Garcia
  • Cinema
  • Colunas
  • Entretenimento

‘Morando com o Crush’: liberdade para amar a quem quiser

Comédias românticas destinadas ao público infanto-juvenil são extremamente populares, sobretudo no cinema americano, que investe nesse subgênero de maneira a…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ex-BBB Leidy Elin desabafa: ‘Preto não tem direito de errar’

Ex-participante do BBB 24, Leidy Elin compartilhou nas redes sociais uma frase com os seguidores. Em seu perfil no X,…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Alexandre Correa faz nova acusação contra Ana Hickmann

Alexandre Correa voltou a fazer uma grave acusação contra Ana Hickmann. Através de um vídeo compartilhado no Instagram, o ex-marido…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Vídeo Show e substituir Ana Maria Braga: os planos da Globo para Eliana

Bastidores. Muito próxima de encerrar seu vínculo com o SBT, após 15 anos de parceria, a apresentadora Eliana já tem…

3 horas ago