Categories: BrasilSão Paulo

Pedindo justiça, manifestantes depredam loja do Carrefour em São Paulo

Manifestantes atacaram uma unidade do supermercado Carrefour na rua Pamplona, na região da avenida Paulista, na Zona Oeste de São Paulo, no início da noite desta sexta-feira (20), em São Paulo. A ação acontece após dois seguranças da empresa, em Porto Alegre, assassinarem João Alberto Silveira, de 40 anos, na noite de quinta-feira (19).

+ Mulher diz que marido pediu ajuda antes de ser espancado e morto no Carrefour

Os presentes no ato, que teve início no Masp, no centro da cidade, e foi até a unidade do supermercado da Pamplona, jogaram pedras contra o estabelecimento, levantaram grades, e invadiram a loja.

Alguns usaram as grades para quebrar vidros da fachada, outros, que conseguiram entrar, tiraram os produtos das prateleiras e jogaram no chão. Um princípio de incêndio foi registrado dentro da loja, mas ainda não se sabe a origem das chamas.


https://twitter.com/J_LIVRES/status/1329906656382160902?ref_src=twsrc%5Etfw

Manifestações em outras regiões do Brasil

Outras lojas do Carrefour em várias regiões do Brasil também foram alvos de manifestações. A mais emblemática foi realizada na porta do supermercado onde João Alberto foi morto, no bairro Passo da Areia. A loja ficou fechada, mas não impediu que os manifestantes realizassem o protesto.

Em Brasília, a manifestação começou na porta de uma loja da rede francesa, com alguns dos manifestantes deitados no chão como se estivessem mortos. Um deles segurava um cartaz em que se lia: “Não faça compras no Carrefour. Você pode morrer”.

Manifestantes contra racismo e o assassinato de João Alberto Silveira na porta de loja do Carrefour, em Brasília. Foto Reprodução/YouTube

Os manifestantes entraram na loja falando “eu não consigo respirar”, frase que Alberto gritou quando era imobilizado. Passando pelos corredores, também entoaram “vidas negras importam” e “justiça para Beto”.

No Rio de Janeiro, os manifestantes entraram na loja do Carrefour da Barra da Tijuca, bairro nobre da cidade onde fica a casa do presidente Jair Bolsonaro. Também pediam “justiça para Beto” e convenciam os clientes a deixarem o local. Ainda pediram, em coro, que liberassem os funcionários.

O protesto em Belo Horizonte seguiu por ruas da capital mineira. De máscaras, os manifestantes seguiam com certo afastamento uns dos outros e gritavam “Carrefour racista”. Cartazes com a imagem da vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada em março de 2018, eram vistos na marcha.

Pedido de prisão

Nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o juiz Cristiano Vilhalba Flores, do Foro Central de Porto Alegre, determinou a prisão preventiva de Magno Braz Borges e Giovane Gaspar Da Silva, seguranças que são suspeitos de matar João Alberto Silveira Freitas.

“Existem indícios de autoria pelas declarações das testemunhas, as quais afirmaram que a vítima fora detida pelos flagrados, sendo que estes teriam argumentado que agiram para cessar uma agressão que a própria vítima teria cometido contra terceiro, funcionário da empresa onde os fatos ocorreram. Os indícios de autoria são reforçados pelos vídeos juntados aos autos, onde se pode verificar toda a ação que culminou no óbito da vítima, que viera a falecer no local”, disse o magistrado na decisão.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Show histórico de Madonna emociona 1,5 milhão de fãs

Música. Histórico! Excepcional! Inesquecível! Faltam palavras para descrever o show que a cantora Madonna realizou neste sábado (4) nas areias…

4 horas ago
  • Famosos

SRzd especial Paulo Gustavo: ‘Leblon raiz’ e uma cidadã de bem…

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Casal principal de mestre-sala e porta-bandeira deixa Uirapuru da Mooca

Rebaixada para o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a Uirapuru da Mooca anuniou…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

SRzd especial Paulo Gustavo: Carnaval, sempre em pauta!

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

14 horas ago
  • Famosos

SRzd especial Paulo Gustavo: ‘Dia de sábado a gente acorda como?’

O SRzd relembra momentos marcantes da carreira do ator Paulo Gustavo, um dos gênios do humor no Brasil. Há três…

14 horas ago
  • Carnaval/RJ

Três anos de saudade! Relembre homenagem da São Clemente a Paulo Gustavo

Morreu, na noite de uma terça-feira, em 4 de maio de 2021, o ator Paulo Gustavo, aos 42 anos. Na…

14 horas ago