Categories: BrasilPolítica

PDT muda posicionamento e orientará votos contra a PEC dos Precatórios

O líder da bancada do PDT na Câmara, deputado Wolney Queiroz, disse que a legenda mudou seu posicionamento e vai orientar voto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios.

A PEC, defendida por Jair Bolsonaro para viabilizar o programa social Auxílio Brasil — anunciado pelo governo para suceder o Bolsa Família, foi aprovada em votação de primeiro turno na última semana com margem apertada: 312 votos, quando o necessário para aprovar eram 308 votos.

Diferente de outros partidos de oposição, a bancada pedetista orientou voto “sim” à PEC. Essa posição abriu uma crise interna e fez o pré-candidato à presidência do partido, Ciro Gomes, vir à público para dizer que discorda de sua legenda e que vai “suspender” sua pré-candidatura até que a bancada reveja seus votos, já que, se tivesse orientado “não”, é provável que a PEC fosse derrubada.

A PEC adia o pagamento de precatórios (dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça), a fim de viabilizar a concessão de pelo menos R$ 400 mensais aos beneficiários do novo programa no ano eleitoral de 2022.

A bancada do PDT tem 25 deputados. No primeiro turno, 15 parlamentares votaram a favor da PEC, o que ajudou na aprovação, por margem apertada, do texto, por 312 votos a 144. Eram necessários pelo menos 308 votos para a aprovação.

A mudança de orientação na votação não significa, no entanto, que todos os 25 deputados da legenda votarão contra a PEC. Os próprios pedetistas reconhecem que, entre os 15 que votaram a favor do texto em primeiro turno, haverá novos votos pela aprovação da proposta. A proposta deve ser votada em segundo turno nesta terça-feira (9).

Peso dos votos do PDT

Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, nesta segunda-feira (8), o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos disse que os votos do PDT foram decisivos para a aprovação da PEC no primeiro turno.

“Não tenho dúvidas de que, sem os votos do PDT e PSB, a proposta não seria aprovada. Houve um erro de avaliação”, analisou.

Para Ramos, no entanto, somente a virada de votos desses parlamentares do PDT e PSB na votação em segundo turno não garante a derrubada da PEC.

“Tínhamos 60 deputados ausentes no primeiro turno”, disse, adicionando que “nenhum” deputado que estava em missão no exterior, beneficiados por uma das manobras de Lira, votou.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição. Musa fitness concedeu entrevista ao podcats e o tema central…

8 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: maioria não aprova três dias de desfiles no Grupo Especial 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

8 horas ago
  • Carnaval/RJ

Edson Pereira e equipe apresentam projeto visual na Tijuca e fotos dão água na boca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Sonha desfilar na comissão de frente? Coreógrafa da Vila Maria faz convite

Quem sonha atuar em uma comissão de frente tem uma excelente oportunidade. Se preparando para estrear na Unidos de Vila…

11 horas ago
  • Brasil

Surfistas e pilotos de jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos

Surfistas e pilotos de jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos. Momento que viralizou nas redes sociais aconteceu…

11 horas ago
  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

12 horas ago