Paulo Guedes foi alertado por e-mail sobre conflito de interesses, diz colunista

Paulo Guedes.Paulo Guedes. Foto: Marcos Corrêa/PR Foto: Marcos Corrêa/PR

Paulo Guedes. Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Economia Paulo Guedes foi alertado, através de e-mail, sobre a Lei do Conflito de Interesses no dia 30 de setembro, três dias antes da divulgação do “Pandora Papers”. A informação foi divulgada pelo colunista do “Metrópoles”, Guilherme Amado.

Guedes é dono da offshore Dreadnoughts International, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, enquanto ocupava a cadeira de mandatário da pasta. Também participam da empresa a mulher, Maria Cristina Bolivar Drumond Guedes, e a filha, Paula Drumond Guedes. A empresa continua ativa e pode ter feito investimentos nos últimos dois anos.

O ministro e todos os servidores federais foram avisados que deveriam consultar a Comissão de Ética Pública da Presidência para tirar dúvidas sobre a existência do conflito de interesses durante ou após o exercício do cargo no governo federal.

A mensagem destacava um dos artigos da lei, sancionada em 2013: “divulgar ou fazer uso de informação privilegiada, em proveito próprio ou de terceiro, obtida em razão das atividades exercidas”, configuraria crime.

Segundo a defesa do ministro, “toda a atuação privada do ministro Paulo Guedes, anterior à investidura no [atual] cargo, foi devidamente declarada à Receita Federal e aos demais órgãos competentes, o que inclui a sua participação societária na empresa mencionada”.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6), por ampla maioria, a convocação do ministro da Economia para que ele explique ao plenário da Casa as revelações de que possui conta offshore.

Ao sair do ministério na noite desta quarta, Guedes foi questionado por jornalistas sobre como recebeu a convocação: “Estou tranquilo”, limitou-se a dizer antes de entrar no carro oficial que lhe servia.

Comentários

 




    gl