Categories: BrasilPolítica

Pandemia volta a preocupar e aprofunda desgaste de Bolsonaro com o eleitorado feminino

A nova rodada da Pesquisa Genial/Quaest, primeira consulta eleitoral a ser divulgada em 2022, aponta que os brasileiros voltaram a se preocupar com a pandemia da Covid-19: 28% apontaram como o principal problema do país, contra 19% em dezembro.

Esse temor começa a se refletir na avaliação do governo Bolsonaro e na popularidade do presidente. Embora os números da corrida ao Palácio do Planalto apresentem pouca alteração em relação a dezembro de 2021, é possível observar que as mulheres estão cada vez mais desgostosas com a atual gestão.

A decisão de se manifestar contra à vacinação de crianças pode ter contribuído para o quadro: 72% dos entrevistados consideram que as crianças deveriam ser imunizadas já. Este número, porém, cai para 48% entre os eleitores de Jair Bolsonaro.

A avaliação do governo se manteve no mesmo patamar das últimas consultas: 50% consideram negativa. Além disso, 55% dos brasileiros consideram Bolsonaro pior do que esperavam – em julho de 2012, esse índice era de 48%.

Reforçando um fenômeno que a pesquisa Genial/Quaest foi a primeira a apontar, a inflação aparece como o maior entrave do governo no momento. Entre os entrevistados, 73% avaliam de forma negativa a maneira como o presidente conduz o combate à inflação.

Eleições 2022

Em relação à corrida presidencial, houve pouca mudança no quadro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 45% dos votos, venceria em primeiro turno, se a eleição fosse hoje e teria vantagem diante de qualquer adversário em um eventual segundo turno.

Desde o último dia 1º, todas as pesquisas sobre as eleições precisam ser registradas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguindo uma regulamentação específica, que determina a apresentação do questionário, da metodologia, do tamanho da amostra e da margem de erro, entre outras informações.

Fruto da parceria da Genial Investimentos com a Quaest Pesquisa e Consultoria, a Pesquisa Genial/Quaest é o único levantamento mensal realizado a partir de entrevistas domiciliares no Brasil. Foram feitas 2 mil coletas domiciliares em 120 cidades do país entre 06/01 e 09/01.

Leia também:

+ Infectologista questiona redução do tempo de isolamento e vinculação ao teste obrigatório

+ A pior desde 2015, inflação no Brasil é a terceira maior do G-20

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Neto de Anísio assume vice-presidência da Beija-Flor

Rio. Thiago David foi nomeado o novo vice-presidente da Beija-Flor de Nilópolis após uma reunião interna da diretoria da escola.…

12 minutos ago
  • Carnaval/RJ

União da Ilha fará final de samba-enredo em agosto

BA-DER-NA! Maria do Povo: Ilha divulga seu enredo para o Carnaval 2025: BA-DER-NA! Maria do Povo é o enredo da…

18 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Marcello Novaes se despede da Globo após 36 anos

Televisão. Mais um ator está se despedindo da Rede Globo.  Marcello Novaes, de 61 anos, que estreou na novela Vale Tudo,…

34 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Museu do Samba é declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Governador Claudio Castro sancionou lei de autoria da deputada estadual Dani Balbi; instituição localizada na Mangueira possui o maior acervo…

36 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Catia Paganote revela bullying quando era paquita

Revelação. A ex-paquita Catia Paganote, em momento de desabafo em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV apresentado por Rachel…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Tatuapé abre disputa de samba-enredo com prêmio de R$ 20 mil

Terceira colocada no Carnaval de 2024, a Acadêmicos do Tatuapé lançou o enredo para o desfile do próximo ano em…

3 horas ago