Categories: Brasil

O dia em que Pelé parou uma guerra

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu, nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo.


Leia também:

+ Polícia faz operação e prende suspeitos de atos de vandalismo em Brasília

+ Amanhã vai ser outro dia: veja a programação da festa da Posse de Lula


Um dos feitos que mais orgulha os torcedores do Santos, casa de Pelé, aconteceu num 4 de fevereiro. É a história de quando ele e o estrelado clube paulista conseguiram parar uma guerra na Nigéria, em 1969, ao jogar um amistoso em Benin City.

Na época, o país africano estava no meio de uma guerra civil, iniciada em maio de 1967, quando a região do Biafra, no sudeste da nação, se emancipou. O conflito durou até janeiro de 1970, com derrota dos separatistas. Os cálculos são de mais de 2 milhões de mortos.

Havia uma comoção global contra a violenta repressão do governo nigeriano sobre os biafrenses. Artistas como Joan Baez, Jimi Hendrix e John Lennon, autoridades como o Papa Paulo VI e organizações como a ONU tentaram conter o conflito. Sem sucesso.

O Santos foi levado para a Nigéria a convite do governo local para jogar contra uma seleção da região do centro-oeste, onde está Benin City. O amistoso não fazia parte da programação inicial daquela excursão para a África, turnê que deveria ter se encerrado três dias antes com a última partida acontecendo na cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo), em Moçambique. A delegação do time brasileiro acabou se deslocando para Benin City sem saber o que estava acontecendo.

“Quando chegamos, alguém falou que o nosso time ia parar uma guerra. A reação foi uma só: O que? Vai parar uma guerra? Que guerra? Tava tudo normal”, disse Lima, que jogou no Santos de 1961 até 1971, alcançando a marca de 694 partidas e 63 gols.

O Santos de Pelé venceu a equipe local por 2 a 1. Gols de Toninho Guerreiro e Edu. No dia seguinte, foi embora do país. A guerra prosseguiu tão terrível quanto antes e só cessaria com a total dominação da região separatista.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

15 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

17 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

18 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mãe de Davi se filia a partido político

Política. Elisângela Brito, mãe de Davi, campeão do BBB 24, também está lucrando com a fama do filho. Ela se…

18 horas ago