Categories: BrasilPolítica

Ministros defendem regulação das redes sociais após suicídio de jovem

A regulação das redes sociais voltou a ser debatida após o suicídio da jovem Jéssica Vitória, de 22 anos. O vazamento de uma suposta troca de mensagens, por uma página de fofocas, levou ao entendimento de que ela teria um relacionamento amoroso com o humorista Whindersson Nunes. A conversa viralizou e Jéssica passou a ser alvo de ataques.

O suposto relacionamento foi negado pelo artista e pela jovem, mas a desinformação não foi retirada das plataformas. Segundo a família, ela sofria de depressão. O humorista divulgou um vídeo em que pede a criação da lei Jéssica Vitória.

Ministros se manifestam

No fim de semana, tanto o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida, quanto a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, defenderam a regulação das redes sociais.

O ministro Silvio de Almeida declarou que a regulação das redes sociais é um “imperativo civilizatório”. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que a morte de Jéssica foi causada pela “irresponsabilidade” de perfis que lucram com a misoginia e a disseminação de mentiras.

“É inadmissível que o conteúdo mentiroso contra Jéssica, que fez crescer uma campanha de difamação contra a jovem, não tenha sido retirado do ar nem pelo dono da página nem pela plataforma X ao longo de quase uma semana, mesmo depois dos apelos da própria Jéssica e de sua mãe”, completou a ministra.

Página se posiciona

Em nota, o perfil Choquei afirmou que não houve “qualquer irregularidade” nas informações publicadas e que as postagens foram feitas com os “dados disponíveis no momento”.

“O perfil Choquei, por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas”, declarou.

E um lembrete: caso você precise de ajude, você pode buscar os Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde, ou Centro de Valorização da Vida – 188 ou internet. Algumas universidades oferecem tratamento psicológico de graça.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Dia das Mães: o relato de mulheres que optaram por não serem mães

Todo segundo domingo de maio as mães brasileiras são homenageadas pelos seus filhos e pela mídia. Nos dias atuais, com…

21 minutos ago
  • Geral

Dias das Mães: as famosas que estão grávidas em 2024

Dia das Mães. O Dia das Mães de 2024 está sendo muito especial para essas famosas. Veja abaixo as famosas…

1 hora ago
  • Carnaval
  • Carnaval/RJ
  • Carnaval/SP

Savia David fala sobre o equilíbrio de ser mãe, empreendedora e diva do Carnaval

Mãe da Laura, 11 anos, e do Lorenzo, de 9, Savia David é hoje uma engajada influenciadora digital, empresária do…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Confira a sinopse do enredo da São Lucas para o Carnaval 2025

Depois do vice-campeonato no Grupo de Acesso 2 no Carnaval de 2024, a Unidos de São Lucas já trabalha na…

18 horas ago
  • Carnaval/SP

Após insinuar saída, intérprete Luiz Felipe é confirmado por Vai-Vai

Pelo quinto ano seguido, Luiz Felipe será o intérprete oficial da escola de samba Vai-Vai. A renovação, anunciada nos canais…

20 horas ago
  • Televisão

Notícia de estado terminal de Antero Greco chocou fãs do esporte

Esporte. A dupla formada por Paulo Soares e Antero Greco marcou época na ESPN. Ambos, já com carreira consagrada no…

20 horas ago