Categories: BrasilPolítica

Ministro do STF manda bloquear contas de usuários que atacarem tribunal nas redes sociais

Uma decisão polêmica promete trazer ainda mais polêmica ao ambiente político já tão conturbado ambiente político nacional. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou medidas para bloquear qualquer conta na internet que estiver dedicada a atacar o tribunal.

De acordo com o jornal “O Globo”, o ministro já ordenou buscas em São Paulo e Alagoas como primeira diligência de um inquérito aberto para investigar ataques à Corte. Moraes acredita que as mensagens de ódio sejam sustentadas por grupos interessados em desestabilizar o trabalho do STF. Ele afirmou que o objeto do inquérito é investigar fake news, comunicações falsas de crimes, denúncias caluniosas e ameaças.

Aberto pelo presidente do tribunal Dias Toffoli, o inquérito está em sigilo e por essa razão, não foi possível encontrar mais detalhes. A Delegacia de Crimes Virtuais de São Paulo faz apoio ao movimento de Alexandre de Moraes. Delegados da Polícia Federal e Polícia Civil auxiliam nos trabalhos. Caso apareçam suspeitas contra pessoas sem direito a foro especial, a investigação será transferida para a primeira instância.

Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A interferência do Supremo em questões tecnológicas ganha o seu segundo capítulo num curto espaço de tempo. No último dia 18, o ministro Edson Fachim pediu a Toffoli prioridade no julgamento que discute a possibilidade de quebrar o sigilo de mensagens no WhatsApp para investigações criminais.

Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, Fachin sugere que a quebra do sigilo do mensageiro seja colocada na pauta de julgamentos do plenário no segundo semestre deste ano.

A ação sobre o WhatsApp vem da primeira vez que a Justiça suspendeu o serviço, graças a uma decisão de um juiz de Sergipe que tirou o aplicativo do ar em todo o país. Uma ação contra o pedido do juiz foi ajuizada pelo PPS em 2016, pedindo para que a Suprema Corte proíba qualquer nova decisão desse tipo.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Mangueira lamenta morte de ritmista

Luto. A Estação Primeira de Mangueira, por meio de suas redes sociais, lamentou a morte do ritmista César de Souza Gomes,…

3 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Três noites de Grupo Especial? Enquete mostra opinião dos leitores

Rio. Segundo Bruno Chateaubriand, em sua coluna na VejaRio há alguns dias, a Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba…

56 minutos ago
  • Famosos

Você sabe o que é vácuo abdominal? Gracyanne Barbosa te mostra

Solteira após o término do casamento de 16 anos com o cantor Belo, Gracyanne Barbosa segue firme na sua rotina…

59 minutos ago
  • Carnaval

Show da Madonna vai dar samba

Samba. No Brasil tudo acaba em samba, até o show da Madonna. Já considerado histórico, o show da cantora no próximo sábado…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Veja a logo do enredo da União de Maricá para 2025

Rio: Veja a logo do enredo da União de Maricá para 2025 A União de Maricá definiu o seu enredo…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Leandro Vieira assina enredo autoral de Maricá; conheça o tema para 2025

Rio. A União de Maricá definiu o seu enredo para o Carnaval 2025. Em busca do título da Série Ouro…

2 horas ago