Categories: Brasil

Prefeitura de Mesquita chama 177 professores aprovados em concurso público

Os candidatos aprovados no concurso público realizado pela prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, em 2016, podem respirar aliviados. Em audiência pública, nesta quarta-feira (24), promovida pela Secretaria Municipal de Educação, foi divulgada a proposta de homologação e convocação de 177 concursados, além da elaboração e adequação do plano de carreira dos servidores municipais da pasta.

Durante a audiência, foram apresentadas irregularidades praticadas pela gestão anterior na realização do concurso, como vício de nulidade e a subcontratação de empresa para o prosseguimento do processo de recrutamento.

Segundo o procurador geral do município, Gilmar Brunizio, 15 processos foram analisados com o objetivo de impedir que os candidatos fossem prejudicados.

“Só no parecer com nossa análise, constam cerca de 70 laudas. O que reafirma nosso compromisso, pois o nosso dever é dar-lhes o que têm direito. Seria mais fácil adotarmos uma doutrina majoritária e cancelarmos o concurso, mas sei que muitos aqui já devem ter pedido exoneração de seus empregos e estão dependendo desta convocação e não podemos deixá-los na mão”, afirmou Gilmar.

O subsecretário de Administração, Alexandre Ferraz, disse que foram detectadas inúmeras irregularidades. E depois de muito esforço do atual governo foi possível convocar os novos professores.

Ouça a entrevista que ele concedeu ao jornalista Sidney Rezende, diretor do SRzd.

Quando soube da conquista, que era uma das suas prioridades, o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, reuniu a equipe e parabenizou o trabalho.  “Desde janeiro, estávamos debruçados nos processos e buscando uma  parceria com o Ministério Público mediante as irregularidades encontradas no concurso. Nesta quarta-feira, foi realizada a Audiência Pública para resolvermos o assunto com a participação da sociedade civil. Todos os que se envolveram direta ou indiretamente estão de parabéns”.

Alexandre Ferraz, Subsecretário de Administração; Jorge Miranda, Prefeito de Mesquita; Thaís Lima, Secretária Municipal de Educação; Márcio Pereira, Diretor do departamento de Recursos Humanos; Gilmar Brunizio, Procurador Geral do Município; e Gabriel Camilo, Subsecretário de Educação. Foto: Divulgação.

Para a secretária de Educação, Thaís Lima, o reforço é muito importante para melhorar ainda mais a qualidade do ensino. “Nosso intuito é caminhar corretamente, dentro do que é legal. Faremos o que for possível para que ninguém saia prejudicado. Nossa gestão trabalha em prol da população, não em interesse próprio” disse.

Quando a secretária deu entrevista para Sidney Rezende, ela ainda não sabia do número exato de contratados, mas disse que poderia variar entre “150 e 200”. Ela acertou. Na noite desta quinta-feira, o  SRzd obteve a confirmação de que seriam 177 professores absorvidos pela atual gestão:

Outro assunto pautado na audiência pública foi a legalidade do Plano de Cargos e Salários promulgado na gestão anterior. A atual administração está viabilizando o enquadramento funcional dos candidatos, para que não aconteça a perda de seus direitos. “A lei vigente é inconstitucional e fere os direitos dos demais servidores. Faremos com que a mesma seja anulada”, falou o procurador Brunizio.

De acordo com o prefeito Jorge Miranda, ao assumir o comando do município, sua equipe se deparou com “uma dívida de R$ 130 milhões” e, desde então, estuda a melhor forma de conduzir a cidade na direção correta. “Nós somos um governo transparente e procuramos sempre dialogar com a população. Vamos acabar com essa história de político estar dentro de uma sala e achar que ali estão todas as transformações. Por isso estamos aqui, para esclarecer tudo o que vem acontecendo e mostrar para vocês que estamos nos movimentando para trazermos a solução o quanto antes”, enfatizou.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Educação, Thaís Lima, o prefeito, Jorge Miranda, o procurador, Gilmar Brunizio, o subsecretário de Administração, Alexandre Ferraz, e representantes do SEPE e da sociedade civil.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Após doar R$ 1 milhão, Luciano Huck visita abrigo no Rio Grande do Sul

Luciano Huck visitou o Rio Grande do Sul pela primeira vez após a tragédia das enchentes. Engajado em várias causas,…

31 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Gracyanne Barbosa ganha buquê de rosas e joias de admirador secreto

Solteira desde que terminou o casamento com o cantor Belo, com quem se relacionou por 16 anos, Gracyanne Barbosa revelou…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Enredo sobre a luta LGBT+, inédito no Carnaval, é lançado; veja clipe

A escola de samba paulistana Estrela do Terceiro Milênio anunciou, no dia 4 de maio, o enredo que apresentará na…

2 horas ago
  • Brasil

Nível do Guaíba está próximo de recorde histórico; enchente deixa 147 mortos

O nível do Guaíba saltou 18 centímetros entre a tarde de segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14). Segundo…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Anitta reage após mostrar rituais em terreiro, perder seguidores e ser atacada

Após aparecer completamente nua em um terreiro e mostrar sua religião na divulgação da música "Aceita", presente em seu álbum…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

VÍDEO: Iza revela sexo e nome do bebê em chá de revelação

A cantora Iza, de 33 anos, revelou, na noite desta segunda-feira (13), que está grávida de uma menina. Em um…

3 horas ago