Lula tem 44% contra 34% de Bolsonaro, aponta pesquisa Genial/Quaest

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Marcos Corrêa/PR

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Marcos Corrêa/PR

Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nos primeiros minutos deste feriado do Bicentenário da Independência, mostra que Lula segue consolidado na liderança da corrida presidencial, com 44% contra 34% de Jair Bolsonaro.

É o primeiro levantamento do instituto realizada após o debate entre os principais candidatos e o início do pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil.

O petista mantém vantagem de dez pontos percentuais. Em comparação ao levantamento anterior, Lula se manteve igual e Bolsonaro variou dois pontos para cima, dentro da margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.

Ciro Gomes, do PDT, variou um ponto para baixo e hoje tem 7%. A candidata do MDB, Simone Tebet, oscilou um ponto para cima e tem 4%. Felipe D´Avila, do Novo e Soraia Thronicke, do União Brasil, que não pontuaram no último levantamento, agora contabilizam 1%.


Leia também:

+ Atos de 7 de setembro com salva de tiros podem causar danos aos animais, enfermos e idosos

+ Ipec: Lula lidera em 15 estados; Bolsonaro vence em 5 e no DF


O número de indecisos, que eram 10%, caiu para 5% nessa nova rodada, enquanto brancos ou nulos somam 4%, oscilação negativa de um ponto. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa, que é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

Confira os números:

Lula (PT) – 44%
Bolsonaro (PL) – 34%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
Simone Tebet (MDB) – 4%
Felipe D´Avila (Novo) – 1%
Soraia Thronicke (União Brasil) – 1%
Indecisos – 5%
Branco/nulo 4%

Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula lidera com 34% contra 29% de Bolsonaro. Os indecisos são 30%. Brancos, nulos e não pretendem votar somam 2%.

Segundo Turno

Numa simulação de segundo turno, Lula segue com ampla vantagem na dianteira, obtendo 56,6% dos votos válidos (51% dos totais), contra 43,3% de Jair Bolsonaro (39% dos totais).

Questionados sobre quem seu candidato deveria apoiar num eventual segundo turno, 56% dos eleitores de Ciro citam Lula, 17%, Bolsonaro, e 22%, nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, o petista cai para 41%, o presidente sobe para 22%, e a terceira alternativa atinge 35%.

Números da pesquisa

O levantamento ouviu duas pessoas em 120 municípios das cinco regiões do País entre os dias 1 e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-00807/22.

Comentários

 




    gl