Lula em Brasília: os próximos passos da transição e preparativos da posse

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (8),  Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Brasília pela primeira vez como presidente eleito para iniciar reuniões com os chefes dos poderes e discutir apoios para mudanças no Orçamento.

Com o início dos encontros a partir de quarta (9), Lula vai se encontrar com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira.


Leia também:

+ Inferno climático: COP 27 é momento decisivo para o mundo resolver crise

+ Bolsonaro reage após Lula ser convidado para COP27: ‘Ainda sou o presidente, porra!’


Durante a visita, o presidente eleito irá articular apoio dos chefes do parlamento na aprovação de ajustes no Orçamento de 2023 que permitam a inclusão da continuidade do pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil e o reajuste do salário mínimo. Também é esperado o anúncio de nomes daqueles que vão integrar a Esplanada dos Ministérios no próximo ano.

Segundo a Agência Senado, está mantida para esta terça a reunião dos integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) com Geraldo Alckmin e líderes partidários para tratar do Orçamento de 2023. Eles também “voltam a debater uma proposta legislativa que possibilite o cumprimento de promessas eleitorais do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a recomposição de despesas consideradas essenciais”.

Posse

A futura primeira dama, Rosângela Silva, a Janja, mulher Lula, comandará o grupo responsável pela cerimônia e a festa de posse do petista, no dia 1º de janeiro. Ela ganhará uma sala no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), próxima à sala do marido. A socióloga, contudo, não será remunerada pela função.

Lula está de volta ao planejamento do terceiro mandato presidencial depois de uns dias de descanso no sul da Bahia. Na próxima semana, ele deve participar da Conferência do Clima da ONU, organizada no Egito. Em seu retorno ao Brasil, Lula já deve ocupar o gabinete do governo de transição montado em Brasília.

Comentários

 




    gl